Minhas Importações: como rastrear produtos importados?

Minhas Importações: como rastrear produtos importados?

Saiba como funciona o serviço Minhas Importações dos Correios e conheça outros aplicativos que podem verificar a entrega de compras internacionais.

O comportamento dos consumidores mudou nos últimos anos, além de serem mais exigentes, estão adquirindo diversos produtos internacionais em e-commerces. Então, para obter informações sobre a entrega, é importante contar com o serviço Minhas Importações dos Correios.

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Essa plataforma é intuitiva, simples de usar, e traz informações úteis sobre a complexidade das compras internacionais. Portanto, saiba como funciona, quais os serviços que ela oferece e confira outras opções de aplicativos de rastreamento! 

O que é o serviço Minhas Importações dos Correios?

O Minha Importações é um recurso dos Correios que ajuda a garantir a entrega de produtos adquiridos no exterior com praticidade e segurança. Mesmo porque, toda compra feita em sites de outros países funciona como importação de produtos e, até mesmo, presentes recebidos do exterior.

Então, toda mercadoria necessita passar pelo processo do desembaraço aduaneiro regulamentado conforme o Decreto 6.759/2009. Isso significa que toda compra internacional, seja importada ou exportada, é averiguada para confirmar a regularidade do item. 

O Portal dos Correios possui um sistema integrado à Receita Federal, dessa forma é possível acompanhar o andamento dos processos legais para liberar os produtos. No site da empresa, você pode efetuar o pagamento de impostos e dos serviços de Despacho Postal das encomendas.

Além disso, a plataforma eletrônica permite verificar quais são os documentos necessários para liberar o produto na alfândega, bem como efetuar o pagamento de impostos e taxas.

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Como funciona o serviço Minhas Importações dos Correios?

O serviço Minhas Importações dos Correios é focado em “importação comum”, apropriado para pessoas físicas e jurídicas. As mercadorias devem custar até US$ 3.000 com taxa de Despacho Postal de R$ 15, e as transações não podem ser para fins comerciais

Para usar a plataforma, você precisa realizar o seu cadastro no Portal dos Correios ou aplicativo disponível em Android e iOS. Dessa forma, você pode enviar comprovantes de pagamentos, documentos complementares, solicitar revisão de tributos, entre outros serviços com mais facilidade.

Impostos sobre compras internacionais

É importante ressaltar que toda transação sem fins comerciais para mercadoria internacional no valor de US$ 50 a US$ 500 incide em imposto entre pessoas físicas. O valor corresponde a 60% do valor total da compra, valor do frete e seguro, se houver.

Contudo, se a mercadoria custar de US$ 500 até US$ 3 mil, ainda é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A alíquota varia conforme o estado de destino do produto. 

Agora, as compras acima de US$ 3 mil são classificadas como pessoa jurídica e podem incluir outros impostos. Além de todos os tributos, os Correios podem cobrar o serviço postal correspondente aos trâmites de liberação de mercadorias.

Normalmente, são serviços de inspeção de raio-x, armazenamento de mercadorias, devolução de pacotes quando não há pagamento de impostos e taxas correspondentes, entre outros.

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Como pagar os impostos taxados?

Após inserir o código de rastreamento no campo “Pesquisar Encomenda”, você terá acesso à área de pagamento. Escolha a forma de pagamento, que pode ser por meio de cartão de crédito com as principais bandeiras ou boleto bancário. 

Lembrando que você pode contestar o valor dos tributos, mas isso deve ser solicitado antes de emitir o boleto ou realizar o pagamento com cartão de crédito. Leia as instruções atentamente e siga as orientações para concluir o processo adequadamente.

Minhas Importações dos Correios: como rastrear

Após o pagamento dos impostos, taxas e envio dos documentos, é possível rastrear a compra internacional com o código de rastreamento. Esse código é fornecido pela loja ou empresa responsável pelo transporte, e permite acompanhar a situação de entrega. Para isso, acesse a plataforma dos Correios e siga os passos abaixo: 

  1. Faça login com os seus dados e clique em “Minhas Importações”;
  2. Em seguida, digite o código de rastreamento no campo “Pesquisar Encomenda”.
  3. Logo abaixo, digite o texto apresentado na imagem;
  4. Clique em pesquisar e aguarde o sistema validar as informações. 

Pronto, agora o código de rastreamento está atrelado ao seu CPF e você pode receber atualizações sobre o seu pacote internacional ou consultá-las quando desejar. 

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3 aplicativos úteis para rastrear compras internacionais

Além do serviço Minhas Importações dos Correios, existem outros aplicativos práticos para acompanhar o processo de envio de produtos importados. A seguir, saiba quais são e como funcionam:

17Track

O 17Track é um aplicativo completo de rastreamento de encomendas utilizado em mais de 220 países e diversas regiões. O sistema permite cadastrar múltiplos pacotes para receber notificações sobre o processo de entrega. Basta inserir o código de rastreamento que o aplicativo valida as informações da transportadora automaticamente. 

A plataforma suporta mais de 30 idiomas, possui cerca de 168 parceiros e milhões de encomendas rastreadas. Assim, já impactou positivamente milhares de vendedores no setor de e-commerce e seus clientes. 

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e você pode cadastrar até 40 rastreamentos gratuitamente. Acima desse limite, é preciso assinar a versão paga com planos a partir de US$ 2,99. 

Muambator 

O Muambator foi desenvolvido no Brasil e está no mercado há mais de 10 anos. Ele possui interface simplificada e organizada, que facilita a navegação e compreensão das informações. Desse modo, é possível separar os pedidos e as categorias destacando as encomendas com taxas da alfândega. 

Além disso, o aplicativo é integrado com o sistema de transportadoras, como a China Post, Hong Kong Post, USPS e, inclusive, dos Correios. Compatível com Android e iOS, você ainda pode receber notificações push no celular ou e-mail para alertá-lo sobre o andamento da entrega. 

AfterShip

Muito popular entre os usuários, o aplicativo possui mais de 5 milhões de downloads na Google Play e nota de classificação 4.8 na App Store. Com um sistema inteligente e intuitivo, você pode cadastrar códigos de rastreamento para mais de 600 transportadoras

Após registrar o código, o aplicativo preenche os dados da transportadora automaticamente, além de reconhecê-lo quando é copiado para a área de transferência do smartphone.  Assim como o Muambator, a cada atualização sobre o rastreamento, você recebe notificações push e por e-mail.

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Mercadoria presa na alfândega

As mercadorias podem ficar presas na alfândega por alguns motivos ao passar pelo processo de desembaraço aduaneiro. A seguir, confira as causas mais comuns e atente-se: 

  • Produtos proibidos ou restritos: alguns itens necessitam de documentos complementares na importação ou exportação. Portanto é preciso verificar o que é necessário para comprovar a legalidade do envio do pacote, bem como as restrições para enviá-lo;
  • Documentação incompleta: a falta de documentação é um dos principais motivos que impede o desembaraço alfandegário. Então, sempre confirme os documentos necessários para enviar a mercadoria e evitar que fiquem presas na alfândega;
  • Pagamento das taxas: é importante efetuar o pagamento de todas as taxas necessárias o mais rápido possível. Dessa forma, agiliza o processo de desembaraço aduaneiro e não haverá problemas de apreensão dos produtos.
  • Modal de transporte: verifique por qual meio as encomendas serão transportadas, ou seja, por estradas, ferrovias, navios ou aviões. Dependendo do tipo, pode demorar mais tempo para ser processado na alfândega. Então, opte por um modal de transporte mais rápido e agilize todo o processo de entrega. 

O que fazer para liberar a encomenda?

Você deve verificar quais são os documentos faltantes e apresentá-los no órgão responsável. Caso o motivo seja por falta de pagamento de impostos, regularize a situação e apresente o comprovante de quitação. É válido informar que é importante estar com a nota fiscal para facilitar a liberação da encomenda.

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Direitos do consumidor em compras importadas

Ao comprar produtos importados, os direitos do consumidor são os mesmos do Brasil, conforme previsto no Código de Defesa Consumidor (CDC). Entretanto, quando o fornecedor não é brasileiro, há mais dificuldades para exigi-los. 

Se houver algum problema com produtos duráveis, como aparelhos eletrônicos, o prazo de garantia é de 90 dias. Já produtos não duráveis, como cosméticos, o período é de 30 dias. Para solucionar eventuais problemas, o fornecedor terá o prazo de 30 dias corridos a partir da data de formalização da reclamação.

Caso não haja resolução do problema no prazo, você poderá reaver o valor do produto ou trocá-lo por outro. Lembre-se que quando a compra de importados é feita no Brasil, as normas são as mesmas. Mas é importante exigir a nota fiscal do produto e o termo de garantia devidamente preenchido. 

Na nota, ainda deve constar a data de emissão, nome do comprador, número de fabricação do item e carimbo da loja. Dessa forma, é possível acionar os órgãos responsáveis se não houver acordo entre vendedor e consumidor.

Fique atento e exerça os seus direitos

Conhecer os seus direitos é fundamental para exigir a qualidade de produtos e serviços e não ser prejudicado. Para isso, você pode acompanhar os nossos artigos gratuitamente no nosso canal do Telegram e App da PROTESTE, bem como adquirir conhecimentos sobre outros assuntos do cotidiano, como economia doméstica, tecnologia, saúde e bem-estar.

Você também pode contar com o Reclame, um canal de envio de reclamações de consumo. A sua  mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta chega na própria plataforma. 

Além disso, é possível contar com os testes comparativos dos principais produtos e serviços disponíveis no mercado, intervenção extrajudicial e receber auxílio de especialistas em defesa do consumidor quando há problemas com empresas. Para ter esses e outros benefícios, clique aqui e se torne um associado da PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina!