Cartão virtual: saiba como funciona e suas vantagens

Cartão virtual: saiba como funciona e suas vantagens

O cartão virtual é um recurso que traz mais comodidade, praticidade e segurança para transações realizadas no ambiente virtual. Saiba como usar.

Fazer compras online pode ser uma boa alternativa para quem quer economizar e adquirir produtos ou contratar serviços com praticidade, mas é importante utilizar os meios de pagamento de maneira segura para evitar prejuízos financeiros. Um recurso que ajuda na segurança das compras é o cartão virtual.

Ele está presente em diversas instituições financeiras e, geralmente, é disponibilizado via aplicativos bancários. O recurso conta com funções específicas para as compras online e contribui para diminuir os riscos de fraudes e golpes.

Banner canal Reclame

Afinal, assim como é importante ter atenção para evitar golpes com cartão de crédito em compras físicas, o mesmo deve ser observado nas transações online com cartões de crédito. O meio de pagamento virtual é uma medida adicional de segurança, mas é preciso entender como ele funciona e suas vantagens em relação ao método tradicional.

Mesmo que seja possível usar as informações de um cartão de crédito físico em uma compra online, utilizar a opção digital do cartão costuma ser mais segura. Entenda os motivos e conheça outras medidas de segurança para proteger seus dados em transações pela internet. 

O que é cartão de crédito virtual?

Também chamado de cartão digital, o cartão de crédito virtual é um meio de pagamento criado a partir do aplicativo de bancos e que existe apenas nesse ambiente. Essa opção é uma funcionalidade oferecida para quem já tem um cartão de crédito físico com uma instituição, que também pode permitir a criação da versão virtual.

O cartão virtual funciona como uma extensão da modalidade física, mas com informações específicas criadas no app do banco. Dessa forma, para visualizar seus dados, é necessário utilizar o aplicativo da instituição financeira na qual você tem esse meio de pagamento.

Dica: 8 dicas para se proteger e evitar golpes na internet

Como funciona o cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é gerado no aplicativo do banco que fornece o meio de pagamento e só pode ser criado pelo titular do cartão. Além disso, ele respeita o limite de crédito já estabelecido pelo banco. 

Por exemplo: se uma pessoa tem R$ 1.000,00 de limite no cartão de crédito e, na modalidade física, já utilizou metade do valor, ao criar um cartão virtual estarão disponíveis R$ 500,00 para utilização.

Os cartões virtuais contam com todos os dados necessários para uma compra online, como nome do titular, número do cartão, data de vencimento e código CVV. Essas informações são alteradas sempre que uma nova versão digital do cartão é criada, o que adiciona uma camada de segurança nas transações.

No caso de cartões físicos, se uma pessoa perde o meio de pagamento ou é furtada e não o bloqueou, ele pode ser utilizado em compras online, já que essas transações exigem o preenchimento de informações que estão impressas no cartão de plástico.

Já com o cartão virtual, esses dados estão apenas no aplicativo do banco e são alterados a cada transação. Dessa maneira, fica mais difícil alguém reutilizar as informações se, eventualmente, acessar a área de cartões do app.

Banner

O que é CVV?

O CVV é uma das informações presentes tanto em cartões físicos quanto digitais e diz respeito ao card verification value, ou valor de verificação de cartão. Esse código é uma numeração que visa acrescentar uma camada de segurança nas transações digitais pois tem o objetivo de indicar que apenas a pessoa que está com o meio de pagamento é que pode finalizar a compra virtual.

O código, que também pode ser apresentado pela sigla CVC (card validation code, ou código de verificação de cartão), é pessoal e intransferível, então nunca passe para outra pessoa. O CVV deve ser inserido apenas no campo específico durante a transação online.

No caso dos cartões virtuais, a numeração do CVV é diferente daquela presente no verso da versão física e o código pode mudar a cada nova solicitação de cartão virtual. O CVV é uma maneira de substituir a senha do cartão, já que ela não é usada nas páginas de compra online. Vale lembrar que só é possível finalizar compras pela internet com o número do CVV.

Como solicitar o cartão de crédito virtual?

É possível criar, geralmente, 3 tipos de cartão virtual:

  • O cartão virtual único, que tem validade de algumas horas e pode ser usado em uma única transação;
  • O cartão digital recorrente, que é uma versão digital voltada para transações corriqueiras, como serviços de assinatura que exigem pagamento mensal;
  • O cartão virtual fixo, com dados fixos e que podem ser utilizados repetidas vezes.

Para solicitar, basta entrar no aplicativo do seu banco pelo celular, acessar a área de cartão de crédito e buscar pela opção referente ao cartão de crédito virtual. Se a instituição financeira oferecer esse recurso, observe qual dos 3 tipos deseja solicitar e escolha aquele mais apropriado para a transação que você pretende fazer.

É importante lembrar que apenas o titular do cartão consegue criar a modalidade virtual e, em geral, é preciso validar o pedido por meio de senha, biometria ou outro recurso digital de verificação utilizado pelo banco.

Dica: Como funciona o banco digital?

Benefícios do cartão de crédito virtual

Entre as vantagens de gerar um cartão de crédito virtual, estão:

  • Mais segurança em compras online, pois o número do cartão, CVV e validade são diferentes do modelo físico e essas informações expiram após algumas horas ou a cada transação;
  • Mais praticidade, pois o cartão virtual é criado por meio do aplicativo e você consegue fazer tudo na mesma hora em que deseja finalizar a compra online, sem precisar estar com o modelo físico em mãos;
  • Economia, já que não é necessário realizar nenhum pagamento para usar o cartão de crédito virtual;
  • Organização financeira, pois as transações realizadas com o modelo virtual são descritas na fatura da mesma maneira que as compras com o cartão físico;
  • Controle de gastos, pois o cartão de crédito virtual só permite transações dentro do limite do cartão previamente estabelecido, o que reduz as chances de extrapolar gastos.

Dicas de segurança para compras online

Agora que você sabe como usar o cartão virtual e de que maneira ele traz mais segurança para suas transações, conheça outras dicas e cuidados em compras online:

Utilize equipamentos seguros

Procure sempre usar o seu computador ou celular pessoal ao fazer compras online, já que equipamentos públicos podem ser acessados por terceiros e expor suas informações pessoais e financeiras.

Tome cuidado também com a rede de internet e evite usar conexões públicas de locais como lan houses, cafés e restaurantes, pois elas podem ser acessadas por criminosos.

Pesquise a reputação da loja

A reputação da loja é outro item que deve ser avaliado, já que uma empresa com avaliações negativas indica que a experiência de compra não é a melhor, o que evita dor de cabeça ou mesmo prejuízos financeiros.

Olhar comentários em sites de busca e redes sociais é uma maneira de encontrar pessoas que tiveram problemas com a marca. É possível realizar essa busca a partir do canal Reclame, da PROTESTE, que mostra reclamações públicas sobre as empresas para você avaliar se vale a pena ou não adquirir um produto ou serviço com determinada loja.

Guia do consumidor

Leia a política de compra e privacidade

Os sites sempre devem informar a sua política de compra e privacidade de dados. Essas informações costumam estar indicadas nas páginas de compra ou em mensagens abertas em janelas menores, chamadas “pop-ups”, que aparecem na tela da transação.

Confira quais são as políticas que as empresas adotam antes de seguir com a compra, assim você saberá como suas informações pessoais serão utilizadas e protegidas.

Verifique os selos de segurança

Sempre observe os selos de segurança e qualidade do site da loja que você quer fechar a compra. Olhe se a página começa com “https”, já que a última letra indica a segurança do site, e também se há um cadeado pequeno do lado do endereço eletrônico.

Essas informações indicam que a página tem os recursos técnicos necessários para evitar o acesso de hackers que podem tentar invadir o site para roubar informações pessoais de clientes.

Verifique a plataforma de pagamento

As plataformas de pagamento são recursos utilizados por lojas em suas páginas de compra e também devem ser seguras e contar com selos de qualidade e segurança. Por isso, antes de finalizar uma transação, observe se a plataforma de pagamento contém os selos necessários.

Quer mais dicas? Então confira o vídeo da PROTESTE que mostra como evitar golpes online:

Você conhece as carteiras digitais?

As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets ou carteiras virtuais, são aplicativos que permitem a realização de pagamentos a partir de smartphones, smartwatches e tablets, com funções como cartões de crédito, débito, vale-alimentação, vale-refeição, entre outras.

Do mesmo jeito que uma carteira física, a ideia da carteira virtual é armazenar meios de pagamento, só que apenas meios digitais. É necessário cadastrar os métodos de pagamento na carteira virtual e habilitá-la para as funções desejadas, como o pagamento por aproximação.

Para usar, basta baixar o aplicativo da carteira virtual no seu dispositivo, informar os dados pessoais como CPF e criar uma conta para habilitar a carteira virtual na qual estarão inseridos os meios de pagamento que você quer usar.

A PROTESTE avaliou as principais opções de carteira digital e, para ver o resultado, basta tornar-se um associado. Você também pode conferir como usar as carteiras virtuais no vídeo abaixo: 

Dica: Sites falsos: como identificar e se proteger

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

O cartão virtual é um recurso que traz mais comodidade, praticidade e segurança para as transações realizadas no ambiente virtual, o que contribui para evitar fraudes que podem trazer grandes transtornos financeiros. Além desse recurso, também é importante adotar boas práticas de segurança no ambiente eletrônico para manter as informações do seu cartão seguras.

Afinal, é possível realizar transações diversas no meio digital sem abrir mão da conveniência e da proteção de dados, basta conhecer as funcionalidades de cartões digitais e como consumidores podem usá-las para evitar golpes.

Essas informações fazem a diferença no dia a dia, por isso a PROTESTE produz diversos conteúdos sobre temas importantes nas áreas de tecnologia (ConectaJá), saúde e bem-estar (MinhaSaúde) e direitos do consumidor (SeuDireito).

A maior associação de consumidores da América Latina também faz testes comparativos para avaliar produtos e serviços diversos, assim você tem acesso a informações técnicas sobre eles, que ajudam a embasar sua decisão de compra e, ao mesmo tempo, reduzem os riscos de escolher um produto ou contratar um serviço que não atende às suas necessidades.

Em caso de problemas com empresas, a PROTESTE também conta com a plataforma Reclame. Nela, é possível não apenas verificar a avaliação de empresas, mas também registrar reclamações e receber respostas de fornecedores. Nossos associados ainda contam com o auxílio especializado da equipe da PROTESTE especialista em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753