Google Flights: saiba como funciona e economize na viagem

Google Flights: saiba como funciona e economize na viagem

Saiba como o Google Flights pode ajudar na pesquisa por passagens aéreas baratas e como utilizar a ferramenta.

Se você tem o costume de pesquisar no Google quando precisa encontrar um endereço, quando está com vontade de preparar uma receita diferente ou quando quer saber quais são os sintomas daquela doença que o médico acabou de diagnosticar em você, certamente vai gostar de conhecer o Google Flights, o sistema de busca de voos e passagens aéreas do maior buscador do mundo.

E o melhor é que, além de centralizar os voos oferecidos por todas as companhias aéreas e facilitar a vida de quem está organizando uma viagem, o Google Flights oferece a oportunidade do consumidor comparar preços e, de repente, aproveitar uma promoção pela qual ele nem esperava.

Banner canal Reclame

Quer saber como funciona o sistema de busca de voos do Google e aprender dicas para economizar na sua viagem utilizando a ferramenta? É só continuar a leitura!

O que é o Google Flights?

O Google Flights, também conhecido como Google Voos, é o sistema de pesquisa de voos e passagens aéreas do Google. Nele estão centralizadas informações referentes a voos operados por todas as companhias aéreas do mundo, com informações detalhadas sobre a viagem, incluindo horário, preço, conexões e benefícios incluídos na passagem.

O sistema foi criado pela empresa em 2011 e, hoje, é um dos buscadores de passagens aéreas mais completos entre os disponíveis no mercado. A utilização da ferramenta é super intuitiva e qualquer pessoa com acesso à internet pode aproveitar as facilidades oferecidas pela plataforma para encontrar voos com melhores condições e economizar na viagem.

Importante dizer que o Google Flights tem versão em português e apresenta, sempre, os valores da passagem em real, mesmo que os voos pesquisados sejam internacionais. Isso facilita bastante o uso da plataforma pelos consumidores brasileiros.

Dica: Quer comprar mais barato? Conheça a nossa ferramenta!

Para que serve o Google Flights?

O Google Flights não serve para você comprar a passagem aérea. Mas, o sistema tem inúmeras funcionalidades para avaliar qual é a melhor opção de voo disponível, antes de você efetuar a compra no site da companhia aérea.

Por meio da ferramenta, você consegue comparar voos disponíveis para o seu destino, saber quais são as melhores datas para viajar (caso você tenha essa flexibilidade), receber sugestões de lugares para visitar caso você tenha disponibilidade de viajar, mas ainda não saiba para onde ir, e até mesmo criar alertas para acompanhar, mais de perto, a oscilação no preço das passagens.

Enfim, são muitas funcionalidades e se pudéssemos resumir para que serve o Google Flights em apenas uma frase, diríamos que ele serve para facilitar a vida de quem viaja.

Quais as vantagens de usar o Google Flights?

São muitas as vantagens de usar o sistema de busca de passagens aéreas do Google. A primeira delas é a possibilidade de pesquisar e comparar os voos disponíveis para o seu destino de interesse, sem precisar ficar navegando no site de todas as companhias aéreas que oferecem o trecho. Essa é uma grande economia de tempo e dinheiro.

Outra vantagem interessante é a segurança da plataforma. Como não é possível fazer a compra por meio do sistema do Google, você não vai correr riscos ao fornecer os dados do seu cartão de crédito ou suas informações pessoais. Ao encontrar e selecionar a melhor opção de voo, o Google Flights te direciona para o site da companhia aérea, ou de uma empresa de venda de passagens, e é lá que você vai efetuar a compra.

Também não dá para deixar de destacar as inúmeras funcionalidades do sistema do Google, que facilitam bastante a vida de quem está planejando viajar. Por meio da ferramenta, por exemplo, é possível filtrar os resultados da sua pesquisa por número de escalas, companhias aéreas, preço, horário e duração do voo.

Além disso, você tem a possibilidade de conferir o preço dos voos em datas próximas a que você selecionou, criar alertas para que a ferramenta te avise quando o preço de passagens para o seu destino de interesse baixar e até mesmo checar o nível de emissão de gás poluente em cada um dos voos apresentados.

Ou seja, estamos falando de uma ferramenta extremamente completa, não é mesmo? E mais importante do que entender como funciona o Google Flights é você saber como usar os recursos da plataforma para tornar a sua pesquisa mais efetiva e, se possível, a sua viagem mais barata.

Banner

Como funciona o Google Flights?

A plataforma do Google é fácil de utilizar e a sua interface é familiar para qualquer pessoa que já tenha pesquisado voos em outros tipos de site. E se você é principiante nessa história de buscar voos, não precisa se preocupar. O sistema é bastante intuitivo e oferece uma série de recursos que vão facilitar a sua pesquisa.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o Google Flights, inserir a cidade ou o aeroporto de partida e destino e informar a data que você pretende viajar. Você pode ajustar a data e as informações de origem e destino caso você tenha flexibilidade nesses aspectos.

Na parte superior da barra de pesquisa, você deve selecionar se o voo é só de ida ou de ida e de volta, o número de passageiros e o tipo da passagem (econômica ou executiva). Depois, basta clicar em pesquisar e conferir as opções apresentadas pela ferramenta. Lembre-se de utilizar os filtros disponíveis para facilitar sua pesquisa.

Recursos do Google Flights

Além do sistema de busca semelhante a qualquer outra ferramenta de pesquisa de voos, o Google Flights oferece alguns recursos adicionais que podem ser bastante úteis para você. Confira alguns deles!

Ligar o alerta de preços

Caso o preço do seu voo de interesse esteja acima do que você pretende pagar ou você esteja apenas pesquisando e não quer comprar a passagem agora, pode ligar o alerta de preços e ser informado diariamente pelo sistema sobre o valor do voo. A plataforma envia um e-mail automático para a sua caixa de entrada e você pode escolher, com base na informação disponibilizada, o melhor momento de adquirir sua passagem.

Alerta de preços do Google Flights

Calendário

Se você tiver flexibilidade nas datas em que pretende viajar, o calendário do Google Flights pode ser um recurso bastante interessante para você. Ao clicar no ícone que fica no canto inferior direito da barra de pesquisa, você vai visualizar o preço dos voos para o seu destino durante o mês inteiro e pode selecionar o dia com o valor mais atrativo.

Calendário do Google Flights

Aeroportos próximos

A ferramenta de busca de voos do Google permite escolher até cinco destinos em uma única pesquisa. Isso te dá a opção de incluir aeroportos próximos ao seu destino, que podem ser mais baratos do que a opção principal. Mas, atenção: lembre-se de calcular o quanto você vai gastar para se locomover até seu destino para ter certeza que o preço do voo realmente vale a pena, viu?

Buscador de voos do Google Flights

Dica: Airbnb ou Booking: saiba como funciona cada opção

Dicas para economizar usando o Google Flights

Além de utilizar todos os recursos que mencionamos acima, você pode seguir algumas outras dicas para economizar usando o Google Flights. O recurso de sugestão de destinos, por exemplo, é uma boa alternativa nesse sentido — caso você tenha disponibilidade e esteja aberto a conhecer lugares que talvez nunca estiveram nos seus planos.

Assim que abrir a plataforma, antes mesmo de inserir as informações para pesquisar suas passagens, você pode clicar no botão “Explorar destinos” e conferir, no mapa-múndi, os voos disponíveis e o preço das passagens partindo da sua cidade de origem.

Explorar destinos do Google Flights

Conheça outros buscadores

O Google Flights é, sem dúvida, uma ótima opção para quem precisa pesquisar passagens aéreas e quer economizar na viagem. Mas, vale saber que ela não é a única ferramenta para fazer esse tipo de busca e é sempre bom conhecer outras opções disponíveis.

Skyscanner

O Skyscanner é uma ferramenta bastante semelhante ao Google Flights e, por ela, você também consegue pesquisar voos, inserindo os dados da viagem ou apenas escolhendo a alternativa “qualquer lugar”, para que o próprio sistema mostre as opções de destino disponíveis.

Decolar

Conhecida pela oferta de pacotes completos de viagem, a Decolar também é uma opção interessante para quem quer consultar opções e preços de passagens aéreas. A plataforma tem uma interface bastante intuitiva e oferece, além dos voos, a opção de pesquisar por hotéis e passeios no seu destino de interesse.

MaxMilhas

A MaxMilhas não é exatamente um sistema de pesquisa de passagens. Trata-se, na verdade, de uma plataforma de venda de passagens aéreas por meio de milhas. Funciona assim: alguém disponibiliza milhas na plataforma e o sistema permite que você compre sua passagem utilizando as milhas dessa pessoa. Muitas vezes, ao converter as milhas em dinheiro, a passagem pode acabar saindo mais barata e, por isso, a MaxMilhas é sempre uma ótima opção para quem planeja viajar.

Guia do consumidor

Não esqueça do seguro viagem

Seja qual for a sua escolha no que diz respeito aos buscadores de passagens aéreas, uma coisa é fato: não dá para viajar sem ter um seguro viagem. Por isso, se você está planejando suas férias ou até mesmo uma viagem de negócios, lembre-se de pesquisar as opções disponíveis no mercado.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realizou um teste comparativo entre diversas opções de seguro viagem, apontando para o consumidor qual é a melhor alternativa, de acordo com o custo-benefício. Para ter acesso ao resultado, basta tornar-se um associado PROTESTE e usufruir dos inúmeros benefícios oferecidos.

Dica: Vai viajar? Saiba como usar o GPS

Saiba como aproveitar os benefícios da tecnologia com a PROTESTE

Como você pôde ver ao longo deste artigo, o Google Flights é mais um exemplo de como a tecnologia pode facilitar a nossa vida em diferentes aspectos. Mas, não podemos nos esquecer de uma coisa importante: nem todo mundo tem habilidades para usufruir de soluções tecnológicas como essa.

Foi pensando nisso que a PROTESTE criou o curso Tecnologia na palma da mão: 60+, voltado para pessoas com mais de 60 anos de idade que querem aprender o bê-a-bá da tecnologia móvel. No curso, que é online e 100% gratuito, os alunos têm a oportunidade de aprender a explorar os recursos básicos do smartphone, a usar serviços financeiros digitais e a aproveitar o melhor das redes sociais.

Continue no ConectaJá para acompanhar outros artigos sobre o universo da tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para saber tudo sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor.

Conheça nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício. 

A PROTESTE possui um canal exclusivo para você enviar sua reclamação de consumo contra um fornecedor de produto ou serviço: o Reclame. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.