Airbnb ou Booking: saiba como funciona cada opção

Airbnb ou Booking: saiba como funciona cada opção

Saiba como funcionam as plataformas de hospedagem Airbnb e Booking, desde os tipos de hospedagem até as formas de pagamento.

Sites como o Airbnb e o Booking são cada vez mais utilizados por viajantes que desejam um local para se hospedar, seja de forma prolongada ou em estadias de curta duração. Cada plataforma tem características e funcionalidades distintas que podem atender aos mais diversos objetivos.

É importante saber como os recursos funcionam e aproveitar o melhor que as opções têm a oferecer. Além de sites, ambas as plataformas também contam com aplicativos nas lojas Apple Store e Google Play Store.

Ainda é fundamental entender de que maneira são realizados os pagamentos, tarifas e, principalmente, como evitar golpes ou problemas de utilização das plataformas. Também é importante saber como o Código de Defesa do Consumidor pode ser útil diante de qualquer situação desagradável durante a utilização dessas plataformas.

Saiba mais sobre o Airbnb e o Booking e entenda o que avaliar na hora de utilizar cada um dos recursos para encontrar hospedagens.

Banner canal Reclame

Airbnb 

O Airbnb é um site que permite tanto oferecer aluguéis quanto contratar serviços de  hospedagem em diversos tipos de estadias, como quartos, apartamentos, casas, cabanas, entre outros. A plataforma possibilita o contato direto com anfitriões para explicação de dúvidas e ainda conta com recursos como avaliações de outros usuários, fotos, vídeos, localização da hospedagem etc.

O Airbnb também possui uma comunidade de usuários e anfitriões ativa e estimula a troca de informações entre eles. Ao mesmo tempo, conta com canais de denúncia e suporte antes, durante e após a hospedagem, além de um sistema de avaliação das hospedagens.

É possível escolher hospedagens de curta ou longa duração, dependendo da disponibilidade. Além disso, geralmente são concedidos descontos para estadias com mais de 30 dias.

Booking 

O Booking é uma das empresas mais conhecidas de hospedagens no mundo, assim como o Airbnb. Porém, além de aluguéis por temporada em diferentes tipos de lugares, como hotéis e pousadas, também oferece pacotes de viagens, voos e opções de transporte, por exemplo.

O Booking pode conceder descontos para quem fecha estadias de longa duração e também possui funções de avaliações de hospedagens, além de informações como fotos, vídeos, regras e condições de hospedagem.

Por oferecer mais opções de hotéis e pousadas, o Booking também informa mais características referentes a essas acomodações, como tipos de quartos e refeições inclusas.

Dica: Chromecast vale a pena comprar?

Airbnb ou Booking: vantagens e desvantagens 

Confira as diferenças entre o Airbnb e o Booking no que diz respeito às opções de pagamento, formas de reserva, taxas, formas de cancelamento e outras informações importantes para os viajantes:

Formas de pagamento

As formas de pagamento aceitas no Airbnb são o cartão de crédito e débito, Apple Pay e Google Pay. O valor é quitado no momento da reserva. É possível utilizar cupons de desconto ou créditos de cartões de presente para obter abatimento do preço. 

Já o Booking permite realizar pagamentos via cartão de crédito ou transferência bancária, e o valor pode ser pago no momento da entrada, ou seja, é possível confirmar a reserva e só pagar ao chegar na acomodação, por meio do pagamento oferecido no local.

Reservas 

As reservas no Airbnb são feitas após o usuário enviar a solicitação ao anfitrião, que pode aceitar ou não o pedido. É necessário informar o dia de chegada e partida, aguardar a resposta do anfitrião e, só depois, realizar o agendamento, com pagamento integral da tarifa. 

Já no caso do Booking, a reserva pode ser feita totalmente pela plataforma, sem necessidade de contato com o responsável pela hospedagem. Em muitos casos, também não é necessário pagar nada de maneira antecipada para fazer a solicitação.

Banner

Programas de fidelidade e descontos

O Airbnb tem o recurso de indicações, no qual os usuários podem indicar outras pessoas para usar o aplicativo ou site para hospedagens e, em troca, recebe descontos via créditos para novas reservas. Também é possível comprar cartões de presente com cupons para obter descontos.

Já o Booking possui um programa de indicações válido para uma viagem por usuário e, também, categorização de viajantes que utilizam a plataforma para fechar hospedagens de maneira frequente. Esse programa, chamado de Genius, dá descontos diversos para hóspedes que usam o Booking com frequência.

Preços e taxas

O Airbnb cobra taxas de anfitriões e usuários, além de tarifas de limpeza para os hóspedes. Isso influencia no preço final pago pela hospedagem. Já o Booking não cobra taxas.

No quesito preço de hospedagem, o Airbnb concede descontos para estadias semanais e mensais. Quanto maior o tempo, maior tende a ser o desconto.

No Booking, os descontos são da própria plataforma e não têm relação com o tempo de estadia.

Cancelamento grátis

As opções de cancelamento variam entre as duas plataformas. O Airbnb possui cancelamento grátis, mas com prazo antecipado, de geralmente 1 mês antes do início da estadia. 

No Booking, o cancelamento também pode ser feito gratuitamente, especialmente nos casos que não exigem pagamento de nenhum valor. Porém, é importante observar as condições que o anfitrião ou o hotel estabelece no anúncio da hospedagem, já que é possível não aceitar cancelamento.

Dica: Saiba tudo sobre o metaverso

Avalie qual é a melhor ferramenta para você

O Airbnb costuma ser mais indicado para estadias longas, que superam uma semana, já que conta com descontos conforme o tempo de hospedagem. Além disso, para quem busca quartos, apartamentos e outros locais em que deseja utilizar todo o espaço, a plataforma pode ser a mais indicada.

No caso do Booking, estadias por períodos menores podem ser mais vantajosas, já que não há cobrança de taxas de quem se hospeda. Outro aspecto importante a considerar é que a plataforma possui mais ofertas de hotéis e pousadas, com serviços como café da manhã. Com isso, quem busca esses adicionais pode preferir o Booking.

É importante fazer uma avaliação pessoal do que deseja para o período fora de casa e ponderar quais características são mais vantajosas para o que você precisa.

O que diz o CDC?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) pode auxiliar clientes que tenham problemas relacionados ao uso dessas ferramentas de hospedagem. 

No art. 6, por exemplo, está listado que um dos direitos básicos dos consumidores é receber todas as informações sobre produtos ou serviços, pois a falta de dados pode prejudicar a tomada de decisão dos usuários. 

Além disso, o art. 12 explica que “o fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária.”. Segundo o CDC, deve ser considerado serviço impróprio aquele que se mostra inadequado para as finalidades esperadas, ou até mesmo aquele em desacordo com as normas regulamentadoras.

Nesses casos, o consumidor pode exigir a reexecução dos serviços sem custos a mais, a devolução dos valores pagos ou até mesmo o abatimento proporcional referente ao problema na prestação no serviço.

Outro direito que ajuda a proteger os consumidores no relacionamento com os serviços de hospedagem é o da responsabilidade solidária, que orienta que todos os fornecedores são responsáveis pelos problemas causados ao consumidor. Dessa maneira, caso tenha problemas com hotéis ou anfitriões, é possível reclamar com qualquer um ou todos eles, e, com o amparo do CDC, obter reparações, como reembolso e até mesmo indenizações.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Como evitar golpes?

Por mais recursos de segurança que as plataformas de hospedagem oferecem, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de procurar estadias:

  • Observe as avaliações do anúncio, seja do anfitrião ou do hotel, para detectar eventuais problemas;
  • Olhe as imagens com atenção e leia todas as informações sobre o local de hospedagem, assim você evita surpresas desagradáveis;
  • Procure na internet se o local anunciado realmente existe, principalmente no caso de hotéis, e veja outros comentários sobre ele;
  • Envie mensagens e tire todas as dúvidas com o anfitrião ou o hotel, tanto pelas plataformas quanto por telefone ou e-mail;
  • Procure utilizar formas de pagamento que geram estorno mais facilmente, como cartão de crédito, em vez de transferência bancária.

Dica: Principais extensões do Google Chrome

Saiba mais sobre a PROTESTE

O Airbnb e o Booking podem ser utilizados para a busca de hospedagens, mas é importante considerar as diferenças de perfil de anúncio entre as plataformas. 

Também é fundamental informar-se sobre as tarifas, preços, reservas e os direitos dos consumidores em relação ao uso dessas ferramentas. Esse tipo de informação ajuda na tomada de decisão. Continue no ConectaJá para mais explicações sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre saúde e direitos do consumidor. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve testes comparativos com diversos produtos, de eletrônicos a itens de alimentação. As análises são feitas pelos nossos especialistas e indicam quais são as melhores opções de acordo com o custo-benefício. As informações ajudam você na tomada de decisão durante as compras.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. Nós enviamos sua mensagem diretamente para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.