Conheça os benefícios da carteira digital

Conheça os benefícios da carteira digital

As carteiras digitais estão em amplo crescimento e oferecem diversos benefícios para o consumidor

Desde que as tecnologias surgiram, diversas mudanças sociais aconteceram. Uma delas ocorreu nos últimos anos e tem conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros: a carteira digital

De acordo com um estudo realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, 63% dos brasileiros já utilizaram uma carteira digital até agosto de 2021. A pesquisa ainda identificou que a maior concentração de brasileiros que utilizam esse modelo de pagamento tem entre 30 e 39 anos e está nas regiões Sudeste e Nordeste do país. 

Banner canal Reclame

Com toda essa popularidade, surgiram diversas opções de carteiras digitais no mercado. Mas antes de aderir a essa tecnologia, convidamos você a conhecer como funcionam as carteiras digitais e quais os benefícios de usá-las. Confira!

O que são as carteiras digitais?

Chamadas também de e-wallets ou de carteiras virtuais, as carteiras digitais são aplicativos utilizados em smartphones, tablets e smartwatches para realizar pagamentos. Trata-se de uma carteira virtual onde é possível colocar seus cartões de crédito e débito, vale-alimentação, vale-refeição, documentos e, em alguns casos, até dinheiro

Esse modelo de pagamento popularizou-se ainda mais com o início da pandemia. A Visa divulgou um estudo apontando que a carteira digital foi o método de pagamento preferido de 12% dos consumidores na América Latina e de 30% do Caribe no final de 2020. 

Como funcionam?

Assim como uma carteira física, aquela que carregamos no bolso da calça ou na bolsa, as carteiras digitais funcionam como um local para armazenar seus métodos de pagamento, dinheiro e documentos. Porém, em vez de ser um local tangível, as e-wallets são virtuais. 

Portanto, para utilizar uma carteira como essa é preciso realizar um cadastro, registrar seus métodos de pagamento preferidos e usar a e-wallet para um pagamento, transferência ou até para comprovação da sua identidade, tudo sem a necessidade de ter seus cartões físicos e dinheiro vivo. Aliás, agora acabou aquela desculpa de que esqueceu a carteira em casa para não rachar a conta do restaurante.

Durante uma compra onde você utiliza a carteira digital como método de pagamento, tudo que você precisa fazer é escolher entre as opções disponíveis em sua e-wallet e efetuar a operação. 

Além de ser um método de pagamento para compras físicas, as carteiras virtuais também oferecem serviços como pagamento de conta, transferência de dinheiro, recarga de celular e compras em lojas online. Em algumas opções, ainda é possível obter cashback, uma forma de pagamento onde parte do dinheiro pago volta para você.

Dica: Sites falsos: como identificar e se proteger

Como usar uma carteira digital?

Para usar uma carteira digital você precisa escolher uma opção confiável, segura e que ofereça os serviços que você procura. Feito isso, tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo em seu dispositivo, que pode ser um smartphone, tablet ou smartwatch, e realizar o cadastro no aplicativo.

Geralmente, o acesso exige dados pessoais como nome completo, CPF, idade, número de celular e endereço. Além de criar a sua conta na carteira virtual, você ainda precisa cadastrar os seus métodos de pagamento, como cartão de crédito e débito, Pix e dados bancários para transferências. 

Após realizar todos esses registros, que são muito intuitivos e autoexplicativos, você pode usar a sua carteira sempre que fizer uma compra ou precisar utilizar os serviços oferecidos pela sua e-wallet, como transferência, pagamento de boletos e recargas de celular. No caso de compras físicas ou virtuais, basta acessar a sua carteira e selecionar o método de pagamento que preferir.

Veja o vídeo da PROTESTE com algumas dicas sobre o uso das carteiras digitais:

Principais serviços oferecidos pelas carteiras digitais

Como já mencionamos, as carteiras virtuais são usadas como método de pagamento para compras físicas e online, mas também contam com outros serviços muito úteis para o consumidor. Veja a seguir quais são as principais funcionalidades oferecidas pelas carteiras digitais e como funciona cada uma delas.

Pagamento de contas 

O serviço de pagamento de contas é um dos mais comuns nas carteiras digitais. Ele possibilita pagar diversos tipos de boletos pelo aplicativo, como conta de água, luz, fatura de cartão de crédito, compra online, entre outros. O pagamento é feito de forma online, sem a necessidade de ir até uma lotérica ou banco.

Transferência de dinheiro

Outro serviço muito comum em uma e-wallet é a transferência de dinheiro. Com a sua carteira digital, você pode transferir valores em reais para outra carteira virtual ou até mesmo para uma conta bancária. A transferência pode ser via TED, DOC ou Pix.

Banner

Recargas de celular

As recargas de celular também são muito comuns nas carteiras virtuais, sendo um serviço muito útil para aqueles que utilizam a modalidade pré-pago em suas operadoras de telefonia. Nessas carteiras, é possível fazer recarga de celular facilmente, bastando informar o número do telefone e o método de pagamento. 

Compras em lojas online e físicas

Realizar compras em lojas online e físicas é outra opção que as carteiras digitais oferecem. Com uma e-wallet, você pode comprar em diversos estabelecimentos utilizando apenas o seu aplicativo. Alguns apps não precisam nem mesmo de internet para realizar a operação. As compras são feitas a partir do método de pagamento selecionado na carteira digital.

Dica: LinkedIn: saiba como criar sua conta e procurar emprego

Empréstimo pessoal

Algumas carteiras digitais também oferecem serviços financeiros, como o empréstimo pessoal. Embora o serviço esteja disponível nessas carteiras, é válido lembrar que a aprovação ocorre mediante análise do perfil de crédito de cada pessoa.

Investimentos

Por fim, outro serviço que pode ser encontrado em algumas carteiras virtuais é o de investimentos. No caso dessas e-wallets, o consumidor ainda tem a possibilidade de investir em alguns títulos como o Tesouro Direto, CDB, entre outros. É uma forma de fazer com que aquele dinheiro parado renda mais para você.

Benefícios oferecidos pelas carteiras digitais

Com todos esses serviços que as carteiras digitais oferecem, não poderíamos deixar de lembrar dos benefícios de utilizar uma e-wallet. Acompanhe a seguir quais são as principais vantagens das carteiras digitais.

Descontos

Um benefício de usar uma carteira digital é a possibilidade de participar de programas de descontos. Algumas carteiras oferecem recompensas para os consumidores através de pontos que podem ser trocados por descontos, enquanto outras possuem parcerias com outras empresas, onde o consumidor pode obter abatimentos ao utilizar a e-wallet como método de pagamento. 

Guia do consumidor

Cashback

Outro benefício muito interessante de algumas carteiras digitais é a possibilidade de ter cashback em compras online ou em lojas físicas. O cashback é um método de pagamento onde o consumidor recebe parte do que pagou em sua compra de volta. Por exemplo, se a carteira digital oferece um cashback de 15%, em uma compra no valor de R$100,00 você recebe R$15,00 de volta. 

Praticidade

A praticidade é outro benefício de utilizar as carteiras digitais. Na verdade, esse é um dos principais motivos pelos quais os consumidores estão utilizando as e-wallets como método de pagamento em suas compras. Afinal, é muito mais fácil ter todos os cartões de crédito e débito, documentos e métodos de pagamento em um só lugar, podendo pagar com o app no celular, tablet ou smartwatch.

É mais prático do que andar com a sua carteira recheada de cartões e dinheiro vivo, além de ser muito mais cômodo na hora de fazer o pagamento nas maquininhas de cartão ou então nas lojas online. 

Essa praticidade também se aplica em outros serviços oferecidos pelas carteiras digitais, como pagar boletos, fazer transferências e recargas de celular, contratar empréstimo pessoal e investir.

Controle de gastos

Esse é um benefício muito procurado por aqueles que gostam de ter uma vida financeira mais organizada e não abrem mão do controle de gastos. As carteiras digitais possibilitam administrar os gastos, pois elas oferecem diversos dados sobre suas finanças, como o histórico de compras, relatórios sobre quanto você gastou em determinado período e quanto seu dinheiro rende nos investimentos oferecidos pelo método de pagamento.

Portanto, utilizar uma carteira digital é uma forma de ter um maior controle sobre as suas finanças, pois é possível saber exatamente onde você mais gasta, quais gastos podem ser cortados e se há despesas desnecessárias.

Dica: Smartwatch: como funciona e qual é o melhor modelo para você

Conheça as principais carteiras digitais com a PROTESTE

A PROTESTE realizou um teste comparativo com as principais carteiras digitais. Torne-se um associado e saiba quais são os serviços oferecidos por cada e-wallet e qual é a opção mais vantajosa para você.

A maior associação de consumidores da América Latina realiza diversos estudos sobre inovações tecnológicas e seus benefícios para o consumidor. Nossos especialistas comparam os produtos disponíveis no mercado, desde eletrônicos a eletrodomésticos, para indicar as melhores opções para você. Conheça os nossos testes comparativos e aproveite para fazer uma escolha consciente. 

Vimos que as carteiras digitais são invenções tecnológicas muito úteis para o dia a dia dos consumidores, pois elas contam com diversos serviços que oferecem mais praticidade e a possibilidade de economizar com cashback e descontos. 

Continue no ConectaJá para saber mais novidades do mundo da tecnologia. Visite o MinhaSaúde e o SeuDireito para saber mais sobre saúde e bem-estar e direito do consumidor, respectivamente. 

A associação ainda oferece o canal Reclame, espaço desenvolvido para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é enviada para a empresa e a resposta da sua solicitação chega na própria plataforma. Nós ajudamos você a resolver seu problema com uma empresa. Nossos associados ainda contam com a ajuda de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para: 4020-7753.