Rastreamento Correios: como localizar sua compra

Rastreamento Correios: como localizar sua compra

Como rastrear uma encomenda nos Correios? Saiba como localizar sua compra com o código de rastreamento ou o CPF

Ao fazer compras pela internet, você poderá acompanhar a entrega de sua encomenda por meio do rastreamento dos Correios. Este é o meio mais comum de entregas no Brasil, além das transportadoras privadas. Por isso, é muito importante que os consumidores saibam como fazer o rastreamento e acompanhar a localizar de suas encomendas até a entrega em sua casa.

A PROTESTE preparou esse conteúdo com todas as dicas e informações que você precisa saber para acompanhar o serviço de rastreamento dos Correios. Veja a seguir:

O código de rastreamento é a informação necessária para rastrear uma encomenda no site ou no app dos Correios. É importante compreender que o rastreamento da encomenda é mais do que um serviço oferecido pela empresa, mas sim um direito do consumidor devido à lei de direito à informação.

Por isso, você, como consumidor, deve exigir esse direito e acompanhar a entrega da sua encomenda para saber quando os produtos serão entregues no endereço informado.

Banner canal Reclame

Como saber o código de rastreamento?

Uma dúvida muito comum do consumidor ao realizar o rastreamento da sua encomenda é saber qual é o código de rastreamento. Nesse caso, saiba que ao realizar compras pela internet e contratar o serviço de entrega dos Correios, o código de rastreamento é informado pela loja ao consumidor através do e-mail, SMS ou outro serviço de comunicação.

Por isso, se você fez uma compra online e quer saber qual é o código de rastreamento, procure essa informação na sua área de cliente na loja online ou em algum e-mail que a loja enviou.

Como rastrear uma encomenda pelas plataformas dos Correios

O rastreamento dos Correios pode ser realizado pelas plataformas fornecidas pela empresa: site e aplicativo. Veja a seguir como é feito o rastreamento em cada uma das modalidades:

  • Site

É muito fácil rastrear a sua encomenda pelo site dos Correios. Acompanhe o passo a passo a seguir:

-Abra o site de rastreamento dos Correios em um navegador web;
-Insira o código de rastreio da encomenda ou o número do seu CPF ou CNPJ;
-Preencha o campo de captcha e clique na lupa para buscar o item;
-Caso tenha inserido CPF/CNPJ, você precisará fazer login no site dos Correios.
-Agora é só conferir o histórico da sua encomenda e acompanhar a entrega.

  • Aplicativo

Pelo aplicativo dos Correios você também pode rastrear a mercadoria. Veja a seguir o passo a passo:

-Baixe e acesse o aplicativo dos Correios;
-Cole o código de rastreio no campo indicado e clique na lupa;
-Confira o histórico de envio e toque em “Salvar”, caso não queira digitar novamente o código de rastreamento no app;
-Coloque uma descrição para essa entrega e ative as notificações. Dessa forma, você poderá ver o progresso da entrega sempre que acessar o aplicativo. Ao clicar em “Ver todos” no app, também é possível conferir outras mercadorias em trânsito previamente cadastradas.

Como rastrear uma encomenda por outras plataformas

Além do app e do site dos Correios, é possível rastrear uma encomenda do serviço de entrega por meio de outras plataformas. Veja a seguir duas opções bem práticas de usar:

  • Rastreio Fácil

O Rastreio Fácil é um aplicativo que permite rastrear mercadorias com o código de rastreamento. Veja o passo a passo para usar o app:

-Baixe e acesse o app Rastreio Fácil;
-Vá em “Novo” para cadastrar um produto;
-Leia os termos de contrato e, se estiver de acordo, marque a caixa e clique em “Prosseguir”;
-Preencha as informações com o nome da transportadora, o código de rastreamento e a descrição do produto;
-Para acompanhar a sua encomenda, confira a lista de “Pendentes” ou de “Finalizados”.

  • Rastreador

Outro app que pode ser usado para monitorar uma encomenda é o Rastreador. Veja como usá-lo com o passo a passo a seguir:

-Baixe e acesse o aplicativo Rastreador;
-Clique no ícone “+” para cadastrar um novo produto;
-Insira o código de rastreamento da mercadoria;
-Confira o status atual da entrega do produto no app.

Como rastrear uma encomenda internacional pelos Correios?

Para rastrear uma encomenda internacional pelos Correios, você deve seguir o mesmo passo a passo de uma encomenda nacional. Você precisa entrar no site oficial ou no aplicativo dos Correios, colocar o código de rastreio ou o CPF do destinatário e ter acesso à localização do objeto. No entanto, lembre-se que o prazo de entrega de uma encomenda internacional é maior e algumas caixas podem ser tributadas pela alfândega.

Você conhece os Correios?

Os Correios são uma empresa pública federal que existe desde o período colonial, quando foi criado o cargo de Correio-Mor no ano de 1663. O principal serviço oferecido pela empresa é a entrega de correspondências pelo Brasil. 

Desde sua criação, muita coisa mudou e muitos serviços foram agregados, como os sistemas de rastreamento de encomendas, as entregas rápidas por meio do Sedex, entre outros.

Atualmente, os Correios oferecem soluções de entrega de encomendas de acordo com as necessidades de cada empresa, instituição ou cliente, com a integração de tecnologias e práticas modernas. 

Tipos de envios dos Correios

A responsabilidade pela entrega das mercadorias na relação entre loja e cliente é do e-commerce, independentemente do serviço de transporte contratado. Por isso, cabe à loja escolher os métodos de transporte ideais para seu comércio.

Nesse quesito, alguns tipos de envios dos Correios contam até com seguro das mercadorias em situações específicas como sinistro, por exemplo. 

Saiba que geralmente o consumidor pode escolher o tipo de envio dos Correios que preferir. Por isso, veja a seguir quais são as opções disponíveis:

PAC

O serviço de envio PAC (Prático, Acessível e Confiável) dos Correios é a modalidade mais barata oferecida pela empresa. Este tipo de envio é exclusivo para a entrega de produtos, sendo que o prazo de transporte é maior do que as outras modalidades. 

Os Correios estimam a entrega da mercadoria em 10 dias úteis para a modalidade PAC. Porém, o prazo pode variar conforme a localidade e a distância entre depósito e consumidor. O serviço inclui o rastreio completo do objeto, que pode ser entregue no endereço final em até 2 tentativas. 

Neste tipo de envio é possível despachar mercadorias de até 1 metro de comprimento, com peso máximo de 30 kg para os clientes comuns e de até 50 kg para os clientes que possuem contrato com a empresa. 

O preço do envio nessa modalidade varia de acordo com várias características, como formato do pacote, distância, peso, embalagem utilizada e até serviços adicionais contratados.

Outra modalidade é o PAC Mini, que é um serviço de entrega com prazo médio de até 12 dias úteis em todo o país. Esse tipo de envio é exclusivo para encomendas pequenas, com peso de até 300 gramas e dimensões de até 24 cm x 16 cm x 4 cm. 

Nesta modalidade, os Correios realizam apenas 1 tentativa de entrega e é possível visualizar o rastreamento parcial da encomenda. 

Dica: Cartão virtual: saiba como funciona e suas vantagens

Sedex

O Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) é outro tipo de envio fornecido pelos Correios que conta com uma entrega mais rápida. É possível enviar produtos e documentos com peso máximo de 30 kg e comprimento de até 1 metro. 

Dependendo da região e do tipo de envio de Sedex escolhido, a mercadoria pode chegar em até 1 dia útil. O rastreamento da encomenda é completo e os Correios realizam até 3 tentativas de entrega. 

O preço da modalidade também varia de acordo com as características da encomenda, distância, embalagem, serviços adicionais e tipo de envio. Veja as opções:

  • O Sedex 10, por exemplo, entrega as mercadorias até às 10h do dia seguinte ao qual foi feita a postagem. Os envios são realizados em dias úteis e aos sábados, sendo restrito para algumas áreas do país. São realizadas 3 tentativas de entrega e a encomenda não pode ter mais de 10 kg e comprimento maior que 1 metro. 
  • O Sedex 12 possui todas as características do Sedex 10, com a diferença de entregar a mercadoria até às 12h do dia seguinte ao qual foi feita a postagem.
  • Já o Sedex Hoje entrega os produtos no mesmo dia da postagem. O serviço é limitado a algumas áreas do país e funciona apenas em dias úteis.

Banner

 

Dica: Saiba como usar o Google Maps

Guia do consumidor

Como localizar a encomenda depois de perder as três tentativas de entrega?

Os Correios realizam no máximo três tentativas de entrega na residência do consumidor. Em alguns tipos de envios, pode ser realizado apenas uma ou duas tentativas. Caso ninguém receba a encomenda, é preciso buscá-la em uma das unidades dos Correios.

Nesse caso, para saber em qual unidade dos Correios a sua encomenda se encontra, você pode utilizar o rastreamento da mercadoria e conferir onde você poderá retirá-la. É importante considerar que em alguns tipos de envios dos Correios, a encomenda volta para o destinatário imediatamente

Por isso, é sempre importante acompanhar o rastreamento da encomenda pelas plataformas dos Correios ou outras opções disponíveis.

Dica: Principais extensões do Google Chrome

Cuidado com as compras online

Muitas vezes, o consumidor só percebe que caiu em um golpe quando tenta rastrear a sua encomenda, mas não há código de rastreamento, ou quando o produto não chega no endereço informado.

Para evitar golpes virtuais a partir de compras online, veja a seguir algumas dicas importantes:

  • Desconfie de lojas que só aceitam boleto bancário ou Pix como forma de pagamento;
  • Confira sempre o domínio do site e se há o cadeado que indica uma conexão segura;
  • Cuidado com anúncios e páginas com super promoções;
  • Ao comprar pelo WhatsApp Business e Instagram, tenha certeza que a loja é confiável;
  • Cuidado com sites falsos de lojas famosas, sempre entre no e-commerce a partir de uma busca na internet.

Além dessas dicas, a PROTESTE também criou um vídeo para você saber quais são os direitos na compra online. Confira a seguir:

Saiba mais sobre os serviços da PROTESTE

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve artigos informativos sobre tecnologia, saúde e direitos do consumidor nos blogs ConectaJá, MinhaSaúde e SeuDireito, respectivamente.

Os especialistas PROTESTE realizam testes comparativos com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado para ajudar na escolha das melhores opções. Testamos desde eletrônicos até itens de alimentação.

Envie seu problema com fornecedores de produtos ou serviços para nosso canal Reclame. A sua solicitação é enviada para a empresa em busca de uma resposta para o seu problema. Você pode acompanhar todo o processo na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.