Novo recurso online promete apagar seus rastros na internet

Novo recurso online promete apagar seus rastros na internet

O Mozilla Monitor Plus fez uma parceria com a empresa Onerep para realizar rastreamentos mensais

A Mozilla lançou o Mozilla Monitor Plus, um novo serviço pago que promete remover dados sensíveis dos usuários vazados na web. O plano de assinatura, que custa US$ 8,99 por mês, oferece monitoramento contínuo e exclusão automática de informações expostas em sites criminosos. O serviço varre 190 sites de venda ilegal de dados, redes sociais e aplicativos rastreadores do navegador em busca de informações como nomes, endereços, números de telefone, dados bancários, entre outros.

O Mozilla Monitor Plus fez uma parceria com a empresa Onerep para realizar rastreamentos mensais e solicitar a remoção de dados. Os pedidos de remoção levam de 7 a 14 dias para serem processados, podendo não ser bem-sucedidos em alguns casos. Se necessário, a empresa orienta os assinantes a tentarem remover os dados por conta própria.

O serviço envia notificações aos usuários quando seus dados vazados são removidos de sites de venda ilegal. O objetivo das buscas mensais é manter as informações pessoais dos usuários fora dos sites de corretagem de dados. Atualmente, o serviço pago está disponível apenas nos Estados Unidos.

A ferramenta exibe a quantidade e o tipo de dados vazados, além de listar os sites que os armazenam, com URLs e datas de exposição. Os usuários podem solicitar a remoção imediata por meio de um menu e acompanhar o andamento dos casos. O software também fornece dicas de segurança e indica quais senhas de e-mail são mais vulneráveis.

Veja o vídeo de divulgação:

Além da versão paga, o Mozilla Monitor oferece uma versão gratuita que permite uma varredura e remoção de dados. Os usuários devem fornecer informações mínimas, como nome, cidade, data de nascimento e e-mail, garantindo criptografia e privacidade de acordo com a política da empresa. Após o cadastro, é possível descobrir onde os dados foram vazados e estão expostos. As informações são do TechTudo.