Veja como manter suas contas de redes sociais seguras

Veja como manter suas contas de redes sociais seguras

Com algumas poucas medidas de segurança, você minimiza os riscos de invasões virtuais. Conheça algumas ações preventivas

Ao mesmo tempo em que são componentes importantes nas estratégias de marketing e de vendas, as redes sociais também podem ser fontes de transtorno para quem tem um negócio. Especialmente quando os perfis são invadidos. Por isso, é muito importante manter suas contas e informações seguras. 

O site Business News Daily fez uma lista com as cinco medidas mais importantes para você manter a segurança de suas contas nas redes sociais. Confira:

1. Escolha senhas fortes para as redes sociais

Por mais óbvio que possa parecer, a sua senha tem que ser extremamente forte. Ela é o primeiro passo de defesa das suas contas. Para ser considerada forte, uma senha deve incluir números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Apenas evite que ela seja complicada em excesso, a ponto de você ter problemas para lembrá-la.

Além disso, não use a mesma senha para contas diferentes. Essa é uma prática comum, que é muito aproveitada por hackers que invadem perfis de mídia social. Dentro dessa mesma lógica, não faça login em várias contas por meio de uma única conta de mídia social. O Facebook, por exemplo, costuma permitir que você faça login no Instagram e em várias outras plataformas de mídia social com o mesmo perfil. É bom evitar!

2. Mude senhas com frequência

Você deve alterar suas senhas pelo menos uma vez por trimestre. E todas as vezes em que um funcionário sair da sua empresa.

Depois de alterar uma senha, comunique-a ao restante da equipe. Mas certifique-se de escolher uma senha forte toda vez. E, ao comunicar a senha atualizada para quem precisa, não mande por e-mail. Passe pessoalmente ou por telefone.

3. Use a autenticação de dois fatores

A melhor maneira de manter uma conta segura é com a chamada autenticação de dois fatores. Com ela, sempre que um funcionário faz login em um novo dispositivo, é necessário inserir um PIN enviado ao proprietário da conta, por meio de um aplicativo, SMS ou e-mail. Isso não apenas protege você contra senhas roubadas, mas também garante que quem estiver encarregado das contas precise estar presente ao fazer login em novos dispositivos.

De acordo com o artigo do Business News Daily, algumas contas de mídia social exigem automaticamente autenticação de dois fatores, em caso de login em um novo dispositivo. Mas, se você quiser manter suas contas mais seguras, configure a autenticação de dois fatores para acontecer sempre que alguém fizer login na conta.

Autenticação em dois fatores (2FA)

(Crédito: 123RF)

4. Saiba sempre quem são as pessoas que acessam as contas

Além de alterar as senhas com frequência, é importante que você sempre saiba quem tem acesso às contas de redes sociais do seu negócio. Faça uma varredura periódica nos seus perfis e certifique-se de que todas as funções estão devidamente atribuídas entre seus funcionários.

Embora o ideal seja limitar o número de pessoas com acesso às contas, é importante que mais de uma pessoa saiba a senha. Se apenas uma pessoa tiver acesso a uma conta e for demitida, será um incômodo recuperar o controle depois.

A maioria das plataformas de mídia social permite que você adicione administradores ou gerentes ao mesmo perfil de negócios. Dessa forma, você pode proteger as informações da conta da sua página e, ao mesmo tempo, permitir que outras pessoas acessem o perfil por meio de sua própria conta.

5. Sempre faça logoff

Para evitar ter suas informações na internet, recomenda-se que você saia de suas contas quando terminar de usá-las. Remova as permissões dos aplicativos e não copie e cole suas senhas.