O que é inteligência artificial que cria imagens e vídeos?

O que é inteligência artificial que cria imagens e vídeos?

Saiba por que você precisa ter cuidado com ferramentas de inteligência artificial que cria imagens e confira dicas para se proteger de golpes e fake news.

A inteligência artificial (IA) vem tomando conta dos noticiários e das rodas de conversa, deixando de ser um tema de interesse apenas dos profissionais e das empresas de tecnologia e passando a ser um assunto que afeta a vida de quase todo mundo. A prova disso é a polêmica envolvida em um comercial que circulou em rede nacional recentemente, feito com uma ferramenta de inteligência artificial que cria imagens.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Antes de saber sobre qual comercial estamos falando (se é que você já não sabe) e entender o que a legislação diz sobre isso, você precisa compreender como funciona esse tipo de ferramenta. Neste artigo, vamos explicar como é possível criar imagens e vídeos de pessoas e cenas que nunca existiram por meio da tecnologia e de que maneira isso pode afetar a sua vida.

Além disso, nós vamos te dar dicas para se proteger de golpes e fake news que podem surgir a partir do uso de ferramentas de inteligência artificial que criam imagens. Vale destacar que tão perigoso quanto cair em mentiras é ser a principal vítima de uma notícia falsa, com a sua própria imagem indo parar onde você não gostaria.

Inteligência artificial que cria imagens e vídeos

Já existem diversas ferramentas de inteligência artificial que cria imagens e vídeos. A maioria delas funciona, basicamente, de dois jeitos: ou criando as imagens a partir de uma descrição textual ou gerando novas imagens a partir de imagens que já existem. Não se preocupe se você não tem familiaridade com o assunto. Nós vamos te ajudar a entender.

Ferramentas como Midjourney, DALL-E — criada pela Open AI, que também é criadora do ChatGPT —, Canva e próprio Photoshop, após as atualizações anunciadas pela Adobe, são capazes de gerar imagens e vídeos a partir de uma descrição visual. Funciona assim: você escreve que tipo de imagem você gostaria e, a partir da sua descrição, a inteligência artificial cria imagens por conta própria.

Quer ver um exemplo? Usando o recurso de inteligência artificial do Canva, pedimos à ferramenta para criar a seguinte imagem: uma pessoa mexendo no computador, usando fones de ouvidos, com a cara de quem está escutando uma música muito boa. O resultado segue abaixo para você conferir!

Imagem criada por IA de pessoa no computador usando fones de ouvido escutando música boa.

E caso você pense que uma imagem dessa você conseguiria em uma simples busca no Google, podemos te provar que as ferramentas são capazes de criar imagens que sequer seriam possíveis na vida real. Por exemplo: no pedido que fizemos à ferramenta, substituímos “uma pessoa mexendo no computador” por “um cachorro andando de bicicleta”. O resultado está aqui!

Imagem criada por IA de cachorro com fones de ouvido andando de bicicleta.

Ou seja, em poucos segundos, você conseguiu uma imagem única, do jeito que você queria, sem que você tenha nenhuma habilidade para usar softwares de edição. Mas vale destacar que essas ferramentas possuem algumas limitações, como a falta de habilidade para criar mãos, como pode ser visto no primeiro exemplo.

Outra possibilidade de uso de ferramentas de inteligência artificial que criam imagens e vídeos é dar comandos para que o software edite uma imagem que já existe. Você pode utilizar esse recurso, por exemplo, para retirar pessoas indesejadas da foto, mudar a cor do céu (transformando um dia nublado em um belo dia de sol) ou até mesmo alterar a paisagem que compõe sua foto. 

Para muita gente, ferramentas de inteligência artificial que criam ou editam imagens — assim como aquelas que conseguem criar voz — parecem assustadoras. Mas, olhando de forma otimista para elas, o que podemos dizer é que a inteligência artificial tem facilitado o trabalho de muita gente, permitindo que pessoas que não tenham habilidades específicas consigam realizar trabalhos cada vez melhores.

No entanto, precisamos fazer uma ressalva: o uso de inteligência artificial para criar ou editar imagens e vídeos também tem gerado algumas polêmicas, como você vai ver a seguir.

Dica: O que é VPN? Saiba como transferir dados com segurança

Tecnologia para mudança de rostos e recriação de pessoas

O exemplo que demos no tópico anterior é simples e imune de preocupações. Mas, é importante que você saiba que a inteligência artificial pode ser utilizada para criações mais complexas, mudando rostos e recriando pessoas, por exemplo.

Hoje em dia, é possível utilizar um software para criar o vídeo de uma pessoa falando um determinado texto, sem que ela nunca, de fato, tenha falado aquilo. Para isso, bastaria você utilizar uma foto da pessoa em questão e o texto que você gostaria que ela falasse. Apenas com isso, a ferramenta faz todo o trabalho para você.

Ferramentas assim são construídas com base em técnicas de deep learning, ou aprendizado profundo, por meio das quais máquinas são ensinadas a interpretar dados da mesma forma que o cérebro humano faz, tornando-se capazes, portanto, de executar atividades como pessoas. E foi exatamente assim que a Volkswagen deu vida à Elis Regina, mais de 40 anos depois da morte da cantora.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

O comercial da Volkswagen com a Elis Regina

No dia 4 de julho deste ano, a tradicional montadora de carros Volkswagen lançou um comercial, no qual a cantora Maria Rita fazia algo que nunca conseguiu fazer: cantar ao lado da mãe, Elis Regina, que faleceu quando a filha tinha apenas quatro anos.

O vídeo foi criado com inteligência artificial, a partir da tecnologia conhecida como deepfake, que é uma das formas de aplicação do deep learning. Na prática, o comercial foi feito assim: uma dublê gravou todas as cenas em que Elis Regina aparece no comercial e, depois, a imagem do rosto da cantora foi inserida no lugar do rosto da dublê, a partir de ferramentas de inteligência artificial.

Se você ainda não viu o comercial e não consegue acreditar como isso seria possível, basta assistir o vídeo abaixo:

Polêmicas envolvidas

O comercial emocionou e revoltou as pessoas, quase na mesma medida. De um lado, estavam aqueles que ficaram encantados de ver Elis de volta à vida, cantando com a filha que ela sequer pôde ver crescer. De outro, estavam aqueles que questionaram o uso da tecnologia que colocou Elis Regina para fazer um comercial que, talvez, ela não aceitaria fazer se estivesse viva.

Vale dizer que o uso da imagem de Elis teve autorização da família, inclusive porque Maria Rita, a filha da cantora, também participou do comercial. Mesmo assim, a propaganda — que já tem mais de 33 milhões de visualizações no YouTube — gerou uma grande discussão sobre o limite legal para uso da tecnologia, principalmente quando falamos de peças publicitárias e o lucro de grandes empresas. Mas, o que diz a legislação, afinal?

Dica: Melhores aplicativos para saber a previsão do tempo

Legislação a regulamentação

A primeira coisa que você precisa ter em mente em relação às questões legais envolvidas no uso de inteligência artificial para criar imagens é que, no Brasil, ainda não há uma regulamentação específica sobre isso. Em maio deste ano, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, protocolou o Projeto de Lei 2338/23, também conhecido como PL da Inteligência Artificial.

O projeto estabelece normas gerais para “desenvolvimento, implementação e uso responsável de sistemas de Inteligência Artificial no Brasil”, visando “proteger os direitos fundamentais e garantir a implementação de sistemas seguros e confiáveis, em benefício da pessoa humana”. O PL ainda está em tramitação no Senado.

Mas, atenção: o fato de o Brasil não ter uma legislação específica sobre o tema não significa que a inteligência artificial pode ser usada de forma deliberada no país. O caso do comercial da Volkswagen, por exemplo, possui outro fator envolvido que tem implicações legais muito relevantes, que é a questão dos direitos autorais.

A família teria direito de autorizar o uso da imagem da cantora em uma situação que nunca fez parte da vida dela, de fato? A Lei 9610/98, que trata de direitos autorais no Brasil, não traz uma explicação clara em relação ao tema e, por isso, a justiça brasileira ainda não tem diretrizes objetivas sobre como agir em situações assim.

De toda forma, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu processo ético para investigar o comercial e decidir se o uso da imagem da cantora foi devido ou não. Vale acompanhar o final dessa história!

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Cuidado com fake news e golpes

Por mais polêmico que tenha sido o comercial da Volkswagen, não dá para dizer que ele traz riscos a alguém, não é mesmo? Mas, infelizmente, não podemos dizer o mesmo sobre todas as formas que andam usando a inteligência artificial por aí. E você precisa saber disso para não ser vítima de fake news ou golpes.

Você sabia, por exemplo, que alguns criminosos passaram a tentar violar aplicativos de banco utilizando reconhecimento facial criado por uma inteligência artificial, para realizar golpes. 

Também houve um aprimoramento do “golpe do pix“, através do uso de vídeos ou da voz de um ente próximo para induzir a realização de transações bancárias indevidas.

Fato é que por mais benéfica e promissora que a inteligência artificial seja, sempre vão ter pessoas dispostas a usar a tecnologia para agir de má-fé e praticar crimes. O caminho, portanto, é você reforçar o cuidado com seus dados pessoais e com a disponibilização de imagens na internet. Quer saber um exemplo? É bom pensar duas vezes antes de subir uma foto sua para uma ferramenta que promete mostrar como você será daqui a 20 anos. Vai saber o que eles podem fazer com sua imagem, não é mesmo?

Dica: Como usar o Google Fotos? Organize sua galeria

PROTESTE: sua segurança e seus direitos em dia

Se você gostou deste conteúdo, vai gostar de saber que a PROTESTE produz vários outros artigos sobre a tecnologia e os impactos dela na sua vida. Para ficar por dentro de todas as informações que a associação divulga, basta participar do canal exclusivo do Telegram ou baixar o App da PROTESTE.

Vale lembrar que a PROTESTE é uma organização sem fins lucrativos que visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. Entre os diversos serviços oferecidos pela associação para seus associados estão o canal Reclame (plataforma de envio de reclamações para as empresas), intervenção extrajudicial e testes comparativos de produtos e serviços.

Além disso, a maior associação de consumidores da América Latina também oferece o auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas, para seus associados. Ficou interessado e quer ter acesso a todos esses serviços? Clique aqui e associe-se à PROTESTE agora mesmo!