Como editar fotos e vídeos? Conheça alguns aplicativos

Como editar fotos e vídeos? Conheça alguns aplicativos

Para você manter seu feed bonito nas redes sociais e alcançar o resultado que deseja com suas publicações, compartilhamos os melhores aplicativos para editar suas fotos e vídeos.

Uma das vantagens da tecnologia é que ela nos dá autonomia e agilidade para realizar muitas tarefas. Antes, por exemplo, eram necessários avançados softwares e profissionais capacitados para editar fotos e vídeos, hoje, já existem ferramentas bem mais simples que estão na palma da nossa mão — graças aos aplicativos disponíveis para celular.

Quem não quer postar aquela foto bonita no Facebook ou aquele vídeo super bem editado no Instagram, não é mesmo?

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media de 2021, 99% dos usuários de internet assistem a vídeos. Por isso, investir em um material bem produzido pode trazer muito engajamento para o seu perfil.

A PROTESTE realizou um teste com os cinco aplicativos de edição de vídeo mais populares no Brasil: Canva, ShotCut, InShot, KineMaster e Picsart. O resultado está na edição de junho da Revista PROTESTE, com os aplicativos melhor avaliados e detalhes de funcionamento de cada um deles.

Agora, para ajudar você na missão de editar seus materiais, vamos compartilhar alguns aplicativos para editar suas fotos e vídeos e dar dicas simples e práticas para você fazer isso por sua própria conta.

5 aplicativos para editar suas fotos

Se você acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e digitar “editor de fotos”, vai receber uma lista de aplicativos que cumprem essa função. E, com tantas opções, você certamente vai se perguntar: “qual é o melhor, afinal”? Confira abaixo nossa lista com 5 aplicativos para editar fotos e use-os para deixar suas imagens perfeitas e arrasar nas redes sociais.

InShot

O InShot é um aplicativo dois em um e com ele é possível editar fotos e vídeos. Disponível para smartphones com sistema operacional iOS ou Android, o app conta com uma versão gratuita e outra paga, com diferença nas funcionalidades oferecidas entre elas. De toda forma, as possibilidades oferecidas pela versão gratuita já são suficientes para você potencializar suas fotos com técnicas aprimoradas de edição.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo InShot, destacam-se as possibilidades de adicionar fundo, filtros, textos e adesivos nas fotos, de editar até 10 fotos ao mesmo tempo e de fazer uma colagem de fotos — recurso muito útil para quando você não consegue escolher uma imagem só para registrar um momento.

SnapSeed

Sempre à frente nos serviços de tecnologia, o Google não ficaria de fora quando o assunto é edição de fotos, não é mesmo? O SnapSeed é um aplicativo para editar fotos, disponível para Android e iOS, desenvolvido pela gigante da tecnologia e, diferentemente de outros apps com a mesma função, ele é totalmente gratuito e você não precisa pagar nada nem mesmo para usar os recursos mais avançados de edição.

Falando nisso, entre as funcionalidades do aplicativo estão quase 30 ferramentas e filtros que você pode utilizar para editar suas fotos. Cortar as imagens, aplicar contraste de tons, fazer ajustes de perspectiva e retocar as cores são algumas das possibilidades que você terá acesso ao utilizar o SnapSeed.

Dica: 15 aplicativos para curtir melhor o verão

Pixlr

Outra opção para editar fotos é o Pixlr que, assim como o InShot, também possui versão paga e gratuita. Vale ressaltar, no entanto, que a versão gratuita já é mais do que suficiente para fazer ajustes rápidos e aplicar alguns efeitos nas suas imagens. O aplicativo existe há mais tempo na versão desktop, mas o app para smartphones, iOS e Android, vem ganhando cada vez mais adeptos.

Entre os recursos disponíveis no Pixlr, destacam-se a criação de colagens, a correção automática de cores e a possibilidade de estilizar suas fotos com os mais variados efeitos. Além disso, é possível salvar suas técnicas de edição preferidas, para que você possa aplicá-las de forma automática sempre que for editar uma nova imagem.

Photoshop Express

Não dá para falar de editar fotos, sem falar de Photoshop. Um dos editores de imagens mais conhecidos do mundo, também conta com um aplicativo para smartphones (Android e iOS) desenvolvido pela Adobe. O app, assim como outros concorrentes, conta com uma versão gratuita, com possibilidade de upgrade para uma versão paga.

O aplicativo promete facilidade e diversão na hora de editar suas fotos e, entre dezenas de funcionalidades, oferece a possibilidade de: desfocar as imagens ou mudar o foco para onde você quiser, aplicar filtros variados nas fotos, remover fundos ou corrigir imperfeições, e amaciar a aparência da pele em selfies.

VSCO

Também disponível para Android e iOS, o VSCO é um aplicativo de edição de fotos que conta com um diferencial frente a seus concorrentes: ele também funciona como uma rede social para os seus membros e te dá a possibilidade de encontrar pessoas que você conhece que também utilizam o app. O VSCO conta com uma versão gratuita e com funcionalidades exclusivas para assinantes.

Além das ferramentas de edição de fotos mais comuns — que incluem ajustes na cor, na saturação e no contraste —, o aplicativo também oferece a possibilidade de fazer montagens, inclusive unindo imagens estáticas e vídeos, prometendo um resultado final capaz de parar o feed.

Como editar suas fotos?

Não adianta você conhecer os melhores aplicativos para editar fotos, se você não sabe os principais pontos que precisa levar em conta na edição das suas imagens, não é mesmo? Por isso, também trouxemos dicas nesse sentido, para te ajudar nesse processo.

Quando for utilizar alguns dos aplicativos que trouxemos aqui, faça ajustes nos elementos abaixo e vá observando as alterações na imagem para entender o que faz mais sentido para o resultado que você deseja:

  • Saturação
  • Contraste
  • Exposição
  • Sombras
  • Realces
  • Claridade
  • Vibração

Outra ferramenta bastante interessante nos aplicativos de editar fotos é o uso de filtros. Não tenha medo de experimentar as opções disponíveis e vá testando cada um dos filtros até que encontre um que esteja alinhado ao efeito desejado para sua imagem. Inclusive, as próprias plataformas de redes sociais, como o Instagram, já oferecem a possibilidade de aplicar filtros nas imagens postadas por lá.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

5 aplicativos para editar seus vídeos

Se você quer ir além da edição de fotos e também gostaria de conhecer algumas opções de aplicativos para editar vídeos, aqui está a lista que preparamos para você. E, atenção: o InShot, aplicativo de edição de fotos que trouxemos no início do artigo, também é utilizado para edição de vídeos, ok?

InShot 

Além de trazer inúmeras facilidades para quem busca editar fotos, o Inshot também pode atrair aqueles que gostam de produzir vídeos e não possuem muito conhecimento técnico. O aplicativo tem diversas funcionalidades, como inclusão de músicas, dublagens, adesivos e textos, tornando o conteúdo mais inclusivo. Além disso, é possível editar em formatos específicos de vídeos, como para o YouTube e o TikTok.

Disponível para Android e iOS, ele ainda possui diversos filtros e efeitos, que vão dar um toque especial para os seus vídeos. O app funciona de forma intuitiva e possui a versão gratuita e paga.

Canva 

Bastante conhecido entre designers, o Canva também possui ferramentas para edição de vídeos. Com a proposta de ser bastante intuitivo e acessível a qualquer pessoa que deseja entrar nesse universo, ele oferece modelos de vídeos personalizáveis, que podem ser escolhidos a partir do estilo, tema ou assunto. É possível exportar o conteúdo em, pelo menos, 10 formatos diferentes, sem marca d’água.

Não é necessário ser um profissional para criar conteúdo para o seu perfil, já que ele possui várias possibilidades de edição. O app está disponível para smartphones Android e iOS. A ferramenta possui uma versão gratuita e paga.

KineMaster

Dica: Twitter: o que esperar da rede social em 2023

KineMaster

O KineMaster, assim como concorrentes da mesma categoria, conta com versão paga e gratuita e está disponível para smartphones iOS e Android. O app é simples de usar e, para facilitar a vida do usuário, oferece uma enorme biblioteca de templates para os mais variados tipos de vídeo.

Entre as funcionalidades oferecidas pela ferramenta, estão ajustes de brilho e cor, inclusão e edição de trilha sonora, aplicação de filtros e efeitos e inserção de elementos gráficos personalizados em movimento. O app oferece, ainda, a possibilidade de os usuários se inspirarem com vídeos já criados na ferramenta.

ShotCut 

O ShotCut funciona de forma open source, ou seja, com código aberto. As principais funcionalidades do aplicativo são produção de slideshows, filmes e vlogs.

A ferramenta possui efeitos sonoros, tela verde e slow motion. O app é uma das opções mais leves, com apenas 37,63 MB. Ele não possui permissões abusivas e tem um bom suporte.

Você pode baixar o aplicativo pelo seu Android. A ferramenta possui uma versão gratuita e paga.

Picsart 

O Picsart utiliza Inteligência Artificial e possui opção de remover fundo e criar colagens. O app é voltado para quem deseja produzir bons vídeos, mas não possui muito conhecimento técnico. Ele vem com diversos templates que ajudam na hora de começar a editar.

O app está disponível para smartphones Android e iOS e possui mais de 15 milhões de usuários espalhados pelo mundo. É possível realizar todo o processo de edição no aplicativo. A ferramenta está disponível na versão gratuita e paga. Contudo, o usuário precisa ficar atento às permissões do app, já que ele pede acesso às notificações e aos contatos do cliente.

A PROTESTE testou esses cinco aplicativos de edição de vídeo em Android e avaliou quais apps cumprem ou não sua função principal.

Além disso, outros critérios foram analisados, como permissões abusivas, informações para os usuários e instalação do aplicativo. O resultado está presente na edição de junho da Revista PROTESTE, disponível para associados. Associe-se você também e tenha acesso a esse e outros testes realizados pela associação.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Como editar seus vídeos?

Para ter sucesso no uso de qualquer um desses aplicativos, é imprescindível que você entenda pelo menos os conceitos básicos relacionados à edição de vídeos. Vale ressaltar aqui que todos os apps da lista que trouxemos acima têm o uso bastante intuitivo e o mais importante é você saber quais aspectos precisa observar para mandar bem na hora de editar seus vídeos.

Basicamente, você deve se atentar aos seguintes elementos:

  • Corte — seleção das partes que você quer manter e eliminar do vídeo;
  • Montagem — união das partes que você quer manter no vídeo, com uma sequência lógica no conteúdo apresentado;
  • Ajustes de imagem — correção de cor e aplicação de efeitos para melhorar a qualidade das imagens do vídeo;
  • Ajustes de som — seleção de trilha sonora, redução de ruídos e inserção de efeitos de áudio que agregam valor para o seu vídeo;
  • Inserção de textos e legendas — inclusão de elementos textuais que vão fortalecer a mensagem passada pelo seu vídeo e facilitar a experiência de quem assiste.

Dica: Pinterest: conheça a rede social e saiba como funciona

Conheça os serviços da PROTESTE para você

Conte com a PROTESTE para fazer as melhores escolhas

Seja para encontrar aplicativos de edição de imagens e de vídeos ou outros serviços e produtos, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latinan, oferece informações de qualidade para você fazer as melhores escolhas de consumo.

Conheça nosso canal no Telegram e o Aplicativo PROTESTE para acompanhar nossos artigos sobre tecnologia, direitos do consumidor, economia doméstica, saúde, bem-estar e muito mais.

Nossos associados ainda contam com o canal Reclame, para envio de reclamações de consumo (a sua mensagem é encaminhada para a empresa reclamada), testes comparativos de produtos e serviços, intervenção extrajudicial, auxílio de especialistas em defesa do consumidor e muito mais.

Para ter acesso a esses benefícios, torne-se um associado PROTESTE agora mesmo.