Software de inteligência artificial decifra textos cuneiforme antigos

Software de inteligência artificial decifra textos cuneiforme antigos

O software supera métodos anteriores, como fotografias, proporcionando resultados mais confiáveis

Cientistas das universidades alemãs de Halle-Wittenberg, Johannes Gutenberg de Mainz e Ciências Aplicadas de Mainz desenvolveram um software de inteligência artificial capaz de decifrar textos cuneiformes, uma forma de escrita em tabuletas de argila. O sistema utiliza modelos 3D de quase 2.000 dessas tabuletas, consideradas os registros escritos mais antigos da humanidade, e opera de maneira semelhante ao reconhecimento óptico de caracteres (OCR), convertendo imagens em texto legível por máquina.

O software supera métodos anteriores, como fotografias, proporcionando resultados mais confiáveis. Ernst Stötzner, responsável pelo desenvolvimento da IA, explica que, ao contrário do OCR convencional, o desafio reside na influência significativa da luz e do ângulo de visão nas tábuas cuneiformes. 

A inteligência artificial permite uma comparação mais eficaz entre as tábuas e abre novos horizontes de pesquisa. As tabuletas cuneiformes, feitas de argila não cozida, apresentam registros variados, desde listas de compras até decisões judiciais, fornecendo insights sobre o passado da humanidade há milênios.

Hubert Mara, professor assistente da Universidade de Halle-Wittenberg, destaca a dificuldade de decifrar essas tabuletas desgastadas, mesmo para especialistas. As tábuas representam uma variedade de idiomas, exigindo não apenas condições ideais de iluminação para o reconhecimento preciso dos símbolos, mas também um amplo conhecimento prévio. 

De acordo com a CNN, o trabalho dos pesquisadores oferece um novo acesso a esse material exclusivo e inaugura novas possibilidades de pesquisa, embora o protótipo atual seja capaz de discernir símbolos de apenas duas línguas cuneiformes, enquanto se sabe da existência de doze no total.