Podcast: o que é e como escutar?

Podcast: o que é e como escutar?

Conheça o formato de conteúdo que ganhou popularidade entre os internautas, saiba como escutar um programa e como criar o seu próprio podcast.

Com o avanço da internet, novos formatos e tipos de conteúdos surgiram para atender a demanda cada vez mais crescente de usuários. Um desses novos conteúdos é o podcast, que já se tornou popular entre os internautas.

Parecido com os programas de rádio, o podcast é um conteúdo de áudio com um apresentador e, na maioria dos casos, um convidado para abordar determinado tema. No entanto, o ouvinte pode acessar esse conteúdo quando quiser, pois ele fica disponível nas plataformas de streaming. 

banner-reclame

Dentre os assuntos que os usuários encontram estão opiniões políticas, críticas de cinema, comentários sobre esportes e muitas outras áreas de interesse. A variedade de temas e convidados abordados nos podcasts é algo que chama bastante atenção dos usuários.

Pensando nisso, a PROTESTE reuniu as principais informações sobre esse novo formato de conteúdo. Confira a seguir o que é e como escutar os mais variados podcasts que existem. Veja também nossas dicas para você criar o seu próprio podcast!

O que é podcast?

O podcast é um conteúdo em formato de áudio que pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet a partir das plataformas de streaming. Trata-se de um programa de áudio, organizado por episódios, no qual uma ou mais pessoas falam sobre determinado tema. Na maioria das vezes, há o apresentador do programa e um ou mais convidados para conversar sobre um assunto específico.

A proposta do podcast é bem parecida com os programas de rádio tradicionais, mas com a modernização de disponibilizar os programas em plataformas de streaming, assim os usuários podem acessar quando quiserem. Dessa forma, é possível compartilhar informações, debater sobre temas e discutir temas variados com diferentes convidados e os ouvintes. 

Tipos de podcast

No geral, existem três tipos diferentes desse formato de conteúdo, sendo eles: monólogo, bate-papo e entrevista. Essa variação entre os tipos de podcasts muda algumas características do programa, como a estrutura e também a postura do apresentador. 

Veja a seguir mais detalhes sobre os tipos de podcasts:

  • Monólogo: esse tipo de podcast é apresentado por uma única pessoa que fala sobre determinados temas, responde perguntas enviadas pelos ouvintes ou conta histórias reais ou ficcionais.
  • Bate-papo: o podcast no formato de bate-papo funciona como uma conversa entre apresentador e convidados em torno de diferentes temas. Trata-se de um conteúdo dinâmico e interativo.
  • Entrevista: esse outro tipo de podcast ocorre no formato de entrevista, no qual o apresentador seleciona algumas perguntas, que podem ou não serem enviadas pelos ouvintes, e desenvolve a conversa em torno dessas questões. 

Dica: Qual Alexa escolher? Saiba quais características avaliar

Como os podcasts surgiram?

A história dos podcasts remonta o início dos anos 2000. O termo surgiu a partir da junção de iPod, que é um dispositivo de áudio da Apple, com a palavra broadcast, que é a distribuição dos conteúdos de rádio ou de TV

No Brasil, o primeiro episódio de podcast ficou disponível em 2004, criado por Adam Curry, o ex-VJ da MTV. Foi a partir dessa iniciativa que o novo formato se tornou popular entre os usuários. 

Mas não podemos esquecer que o desenvolvimento de algumas ferramentas tecnológicas propiciaram a criação desse tipo de conteúdo, como as plataformas de streaming de áudio, o uso de dispositivos móveis e o acesso à internet

Como escutar um podcast?

Os podcasts podem ser acessados nas mais variadas plataformas de streamings, como o Spotify, o Deezer, o SoundCloud e o YouTube. Os streamings são sites ou apps que oferecem o serviço de ouvir músicas, áudios, assistir vídeos e baixar conteúdos online ou offline. Em todas as plataformas, é possível também criar playlists e conferir os conteúdos postados nos perfis dos podcasts. 

Embora algumas plataformas ofereçam o acesso gratuito a determinados conteúdos, a maioria dos serviços exige o pagamento da assinatura mensal ou anual para garantir certos benefícios. 

Para quem quer ouvir podcasts, as principais plataformas são: Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast e SoundCloud. Nesse caso, é preciso criar uma conta no serviço, escolher o tipo de plano e procurar pelo podcast ou tema de sua preferência. 

Já para quem quer assistir os podcasts, também chamados de videocasts, a principal plataforma é o YouTube. Nesse caso, basta acessar o site e procurar pelo seu podcast preferido para assistir.

Banner

Por que os podcasts são populares?

A popularidade do formato podcast se dá por diferentes fatores. O primeiro deles é a linguagem, que costuma ser mais simples, inclusiva, dinâmica e próxima do público

Outro fator que contribui para a popularidade dos podcasts é a forma como eles são distribuídos para o público. Hoje em dia, é muito fácil ouvir ou assistir esses programas, pois seus episódios ficam disponíveis para os usuários acessarem a qualquer momento

Por último, também temos que considerar os diferentes temas que são abordados nos podcasts. O sucesso desse formato de conteúdo se dá também pela possibilidade de discutir assuntos que são do interesse do público.

Quais são as diferenças entre o podcast e o rádio?

Embora o podcast seja bastante parecido com um programa de rádio, há algumas diferenças que precisam ser destacadas. A produção de conteúdo, por exemplo, é um dos aspectos que divergem entre eles. Enquanto que nos rádios os programas quase sempre são ao vivo, a maioria dos podcasts são gravados, editados, e só então são colocados nas plataformas.

Por isso, os podcasts precisam quase sempre de um processo de edição para tornar o programa mais interessante e retirar trechos irrelevantes. Mas há casos também de podcasts que são ao vivo, a escolha depende principalmente de como o apresentador prefere criar esse conteúdo.

A principal diferença entre o podcast e o rádio está na distribuição dos conteúdos. Enquanto que no rádio os conteúdos são em tempo real e dependem da radiodifusão, os podcasts atuam sob demanda, disponibilizando os conteúdos para que os usuários acessem quando quiserem. 

Dica: Principais extensões do Google Chrome

Como gravar um podcast?

Se você ficou interessado nesse formato de conteúdo e quer iniciar o seu próprio podcast, saiba que não é necessário muitos equipamentos para começar, se comparado a outros tipos de conteúdos. Veja a seguir o que você precisa para criar um podcast:

Escolha uma categoria

O primeiro passo para criar o seu podcast é escolher uma categoria. Essa etapa é importante para segmentar o seu público e fazer com que seu podcast seja acessado por aqueles que possuem interesse em te ouvir. 

Além disso, a categoria auxilia na forma como os usuários chegam em seu podcast, já que a pessoa pode procurar pelos episódios através da categoria. 

Defina o tema

Outro ponto importante na criação de um podcast é definir o tema dos episódios. É fundamental que você tenha domínio sobre o que será abordado no podcast ou conte com um participante que trará o conhecimento necessário. 

Ao definir cada tema, selecione dúvidas do seu público, assuntos que podem ser abordados e faça um roteiro para que o conteúdo tenha um bom andamento.

Selecione os convidados

Se você pretende fazer um podcast com entrevistas ou bate-papo, você precisará selecionar os convidados de acordo com a relevância para cada tema e para seu público. Por exemplo, um podcast sobre a história do Brasil pode ter como convidado um professor de história, um historiador ou o autor de determinado livro, entre outras personalidades. 

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Separe os equipamentos

O próximo passo para criar os episódios do seu podcast é separar os equipamentos necessários, que variam de acordo com o formato do podcast

Se for apenas em áudio, você precisará de um bom microfone, uma interface de áudio ou gravador digital e fones de ouvido. No caso do videocast, é necessário ter também uma boa câmera e um cenário para as gravações. 

Edite o material

No caso do podcast gravado, você precisará passar pelo processo de edição. É nessa etapa que você poderá criar a vinheta, cortar alguns erros de gravação, melhorar o som e tornar o conteúdo ainda mais interessante. 

Para as edições de áudio, você pode utilizar ferramentas como o Audacity, que é um programa específico para a edição de áudio que pode ser baixado e instalado no PC gratuitamente. 

Distribua nos serviços de streaming

A última etapa da criação do seu podcast é colocar o conteúdo criado no ar. Nesse caso, você precisará escolher os serviços de streaming para colocar seu conteúdo. A Anchor é uma dessas ferramentas para criar e distribuir o seu podcast de forma gratuita. Se você ainda não conhece a Anchor, saiba que essa é uma plataforma específica de podcast criada pelo Spotify. 

Não sabe qual eletrônico escolher para auxiliar na produção do seu podcast? Conheça os testes comparativos da PROTESTE. Nossos especialistas avaliam os principais produtos do mercado de diversas categorias para ajudar você consumidor na escolha da melhor opção. Também testamos alguns serviços, como o fornecimento de internet banda larga, que pode ser utilizada tanto para assistir como produzir conteúdos.

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Podcasts com vídeo?

Já falamos um pouco sobre esse formato de podcast, mas não poderíamos deixar de lembrar que os videocasts estão em alta e são o tipo de conteúdo preferido daqueles que gostam de assistir entrevistas e bate-papo.

Nesse tipo de podcast, os criadores gravam o vídeo do programa e distribuem no YouTube. Além disso, o áudio gravado também é compartilhado em plataformas de streamings de áudio. Portanto, os videocasts contam com essas duas possibilidades. 

Conheça os serviços da PROTESTE

Agora que você já sabe tudo sobre os podcasts e como criar o seu próprio programa, conheça o podcast da PROTESTE e confira nossas dicas sobre saúde, tecnologia e direitos do consumidor.

Leia outros artigos do ConectaJá para acompanhar as novidades sobre tecnologia. Acesse os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para conhecer nossos artigos sobre saúde e direitos do consumidor.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, oferece um canal exclusivo para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço, o Reclame. Nós enviamos sua mensagem diretamente para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda têm o auxílio de especialistas em direito do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.