Influencer criada por inteligência artificial fatura mais de R$ 50 mil por mês
A falta de modelos humanos disponíveis levou à criação desse modelo virtual, que rapidamente conquistou mais de 121 mil seguidores no Instagram
A agência de modelos espanhola The Clueless inova ao criar Aitana, uma influenciadora digital de 25 anos totalmente gerada por inteligência artificial (IA), que está faturando até € 10 mil mensais. As informações são do Estadão.
Foi a falta de modelos humanos disponíveis levou à criação desse modelo virtual, que rapidamente conquistou mais de 121 mil seguidores no Instagram e fez parcerias com marcas de luxo como Balenciaga e Victoria’s Secret.
A equipe da utiliza IA e especialistas em design para moldar a vida fictícia de Aitana, criando a ilusão de uma existência real. As campanhas publicitárias e a personalidade única da modelo virtual atraíram sucesso, com celebridades interagindo sem perceber sua origem artificial. O êxito foi tão notável, que levou à criação de Maia, uma segunda modelo virtual.
Eles afirmam que a iniciativa atende à demanda por influenciadores digitais de IA, mas críticos expressam preocupações sobre padrões irreais e sexualização. Apesar das críticas, a The Clueless recebe pedidos de marcas interessadas em modelos personalizados.
A agência acredita que essa abordagem pode reduzir custos e beneficiar pequenas empresas em busca de alternativas publicitárias.