Como proteger sua conta Google de exclusão: dicas essenciais para usuários
O processo de exclusão será gradual ao longo de dezembro, começando por perfis criados e nunca utilizados
A partir de 1º de dezembro, o Google iniciará a exclusão de contas inativas há dois anos, incluindo perfis e todos os conteúdos associados, como arquivos no Drive. A medida visa proteger contra golpes e ataques cibernéticos que exploram contas negligenciadas. As informações são do Estadão.
O processo de exclusão será gradual ao longo de dezembro, começando por perfis criados e nunca utilizados. Desativar uma conta afeta não apenas o perfil, mas também torna o endereço de e-mail indisponível.
Contas do YouTube logadas com o perfil do Google não serão removidas. Entretanto, todos os arquivos nos apps do WorkSpace, como Drive e Gmail, e as imagens no Google Fotos, serão permanentemente apagados.
Para evitar a exclusão automática, os usuários devem se conectar regularmente às suas contas. Alertas foram enviados às contas inativas, e os usuários podem verificar se sua conta será excluída acessando accounts.google.com e procurando por avisos na caixa de entrada do Gmail.
Interagir com a conta, como criar documentos no Drive, enviar e-mails ou participar de chamadas de vídeo no Meet, demonstra atividade e impede a exclusão. Para quem se preocupa com a perda de dados, é aconselhável fazer backup do conteúdo, especialmente no Google Fotos.