Como usar o Google Acadêmico e melhorar suas pesquisas

Como usar o Google Acadêmico e melhorar suas pesquisas

Saiba como usar o Google Acadêmico da melhor forma e potencialize o resultado das suas pesquisas.

Estudantes, cientistas, pesquisadores e profissionais da educação tiveram sua vida transformada, há pouco menos de 20 anos, com o lançamento do Google Acadêmico, sistema de bibliografias acadêmicas do Google.

É como se a ferramenta tivesse trazido para a palma das nossas mãos toda a literatura disponível em uma biblioteca, facilitando não só o acesso, como também o processo de busca pelas informações.

Banner canal Reclame

Você já tem o hábito de utilizar o Google Acadêmico? Você sabe explorar todo o potencial da ferramenta? Você conhece os cuidados que precisa tomar ao utilizar o sistema? Tudo isso e muito mais é o que você vai aprender no artigo abaixo.

Acompanhe!

O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é uma ferramenta gratuita de pesquisa do Google, focada na busca de livros, artigos científicos, relatórios, teses de mestrado e doutorado, resumos e muitos outros materiais que podem ser utilizados como fundamentação teórica e referência de uma produção acadêmica.

A plataforma conta com um vasto e confiável acervo e funciona de forma semelhante ao tradicional sistema de pesquisa do Google. Você pode fazer a busca por palavras-chave, autor ou outras informações e a ferramenta vai te entregar os resultados de acordo com a relevância dos materiais referentes à sua pesquisa.

A relevância, por sua vez, é definida com base em alguns critérios. O nome do autor, o número de vezes que o material foi citado em outras publicações, o conteúdo do texto e o local onde a pesquisa foi divulgada são alguns dos fatores levados em conta.

Para que serve o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico serve para agregar e catalogar toda a produção acadêmica disponível de forma pública na internet. Além disso, pode-se dizer que a ferramenta serve também para facilitar a vida de quem precisa pesquisar esse tipo de material, visto que ela oferece inúmeros recursos e funcionalidades para facilitar a busca.

A ferramenta pode ser utilizada para busca de materiais acadêmicos de qualquer tipo e lista apenas as publicações com melhor reputação entre os conteúdos disponíveis, o que assegura mais qualidade à pesquisa. Vale ressaltar que o Google Acadêmico tem uma interface muito parecida com o sistema de pesquisa do Google, o que torna seu uso bem fácil e intuitivo para quem precisa.

Dica: Blockchain: o que é e como funciona essa tecnologia

Quais as vantagens de usar o Google Acadêmico?

Se você ainda não entende qual a diferença entre usar o Google Acadêmico e o buscador geral do Google — ou até mesmo outras ferramentas de pesquisa acadêmica —, trouxemos algumas vantagens que você precisa conhecer.

Gratuidade

Você não precisa pagar nada para usar a ferramenta e encontrar as referências que você precisa. Diferentemente de outras plataformas de pesquisa acadêmica, o acesso ao Google Acadêmico é totalmente gratuito.

Tamanho e diversidade do acervo

Materiais de diversos tipos, divulgados em diferentes publicações e em diversos países estão disponíveis na ferramenta, que indexa conteúdos de bases de acesso aberto, como Altametric, Scielo e Wiley — além, claro, de materiais disponíveis no Google Livros.

Banner

Formatação das citações

Quem nunca teve dificuldades com as normas da ABNT, não é mesmo? Pois esse problema não existe quando o assunto é Google Acadêmico. A ferramenta fornece as informações já formatadas, dentro dos padrões das normas existentes.

Extensão do Google Chrome

Para quem precisa de praticidade na vida acadêmica, a disponibilização da ferramenta entre as extensões do Google Chrome é uma mão na roda. Basta você adicionar o botão ao seu navegador para facilitar a transferência de uma informação encontrada em qualquer página da web para o Google Acadêmico — e lá, ela já vai estar formatada dentro do padrão, pronta para ser transferida para sua publicação.

E as desvantagens?

Nós queremos que você esteja o mais bem informado possível sobre a ferramenta. Por isso, trouxemos também algumas desvantagens que quem utiliza o Google Acadêmico precisa enfrentar.

Acesso limitado

Apesar de contar com um amplo acervo, o Google Acadêmico limita o acesso a alguns conteúdos. Isso porque, por questão de direitos autorais e de reprodução, muitas publicações não podem ser consumidas na íntegra.

Defasagem em algumas áreas de conhecimento

Muitos usuários do Google Acadêmico reclamam do baixo volume de resultados para algumas áreas de conhecimento. A área de Humanidades, por exemplo, tem sido apontada como uma das defasadas na ferramenta.

Hierarquização dos resultados

Outra desvantagem apontada pelos usuários é o critério para hierarquização dos conteúdos na hora de apresentar os resultados. De forma geral, a ferramenta leva em conta, como critério, os artigos mais citados em outras publicações. No entanto, páginas não otimizadas do ponto de vista de SEO podem não aparecer no ranqueamento.

Dica: Como tirar print no pc? Confira as dicas da PROTESTE

Como fazer uma pesquisa no Google Acadêmico?

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais são as vantagens e desvantagens do Google Acadêmico, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender, na prática, como utilizar a ferramenta. Veja, no passo a passo abaixo, como fazer uma pesquisa no sistema de pesquisa acadêmica do Google.

1º passo: acesse

Para utilizar o Google Acadêmico, basta você acessar o endereço https://scholar.google.com.br/ no seu navegador preferido. Logo de cara, você vai perceber como a interface é semelhante ao Google tradicional. É importante dizer que, para ter acesso a todas as funcionalidades da ferramenta, você precisa estar logado em uma conta do Google.

2º passo: pesquise

Depois de acessar a ferramenta, você só precisa digitar o termo de busca na barra de pesquisa. O mais comum é fazer essa busca por uma palavra-chave que seja relevante para o seu estudo.

Logo que os resultados aparecerem, você terá acesso a algumas opções de filtragem do conteúdo (período de publicação, idioma e tipo de publicação, entre outros) e também vai conseguir ver em que formato está a publicação apresentada (html, PDF, citação ou outros tipos).

3º passo: salve conteúdos na sua biblioteca

Quem usa o Google Acadêmico não precisa ficar copiando e colando os conteúdos em outro documento. É possível salvar publicações para facilitar consultas futuras. Para isso, basta clicar no ícone Salvar (que é identificado por uma estrela), localizado logo abaixo do resultado da pesquisa.

4º passo: crie marcadores

Assim como acontece no Gmail, usuários do Google Acadêmico também conseguem criar marcadores para salvar e catalogar conteúdos. Para isso, basta acessar o menu “Minha Biblioteca” e, em seguida, clicar em gerenciar marcadores. Você pode criar marcadores por tema, por autor ou pela segmentação que fizer mais sentido para você. Esse é um jeito efetivo de manter sua biblioteca organizada.

5º passo: defina alertas

Uma funcionalidade muito interessante do Google Acadêmico é a possibilidade de criar alertas. Isso significa que você pode pedir para a ferramenta te avisar sempre que algum conteúdo do seu interesse for publicado. Esse alerta é criado com base em uma palavra-chave, que pode ser um tema ou um autor, por exemplo. Para criar uma sinalização, basta clicar na opção “criar alerta” localizada no menu principal da ferramenta.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Como pesquisar artigos e trabalhos acadêmicos com a ferramenta?

Além do método tradicional de pesquisa, você pode utilizar a funcionalidade de busca avançada do Google Acadêmico. Isso facilita bastante o processo na hora de pesquisar artigos e trabalhos acadêmicos na ferramenta. 

Para usar essa funcionalidade, basta entrar no menu principal da ferramenta e clicar em “pesquisa avançada”. O sistema vai abrir uma janela com alguns campos que podem ser preenchidos para otimizar a busca.

Você pode otimizar a busca por artigos e trabalhos acadêmicos, informando detalhes como: 

  • palavras específicas;
  • frase exata;
  • autor;
  • publicação onde o material foi divulgado;
  • data da publicação.

Posso registrar um trabalho no Google Acadêmico?

Uma outra grande vantagem do Google Acadêmico é que além de pesquisar publicações acadêmicas na ferramenta, você também pode publicar artigos de sua autoria por lá. Para isso, basta criar um perfil no sistema, acessando a opção “Meu Perfil” e preenchendo as informações solicitadas.

Depois do perfil criado, o sistema vai abrir uma página com todas as publicações que contenham seu nome e você só precisa selecionar os artigos que deseja associar ao seu perfil.

Dica: Como saber meu número de celular de forma simples

Quais cuidados são necessários ao usar o Google Acadêmico?

A utilização do Google Acadêmico exige alguns cuidados, que já são comuns para quem costuma lidar com publicações acadêmicas. E o primeiro deles tem a ver com a confiabilidade das fontes de informação.

A ferramenta é pública e conta no seu acervo com diversas publicações disponíveis na internet. Isso não significa, no entanto, que os conteúdos são confiáveis. Por isso, você precisa checar a autoridade e a confiabilidade da fonte de informação antes de utilizá-la no seu trabalho acadêmico.

Outro cuidado importante diz respeito aos critérios de indexação do Google. Como dissemos anteriormente, páginas não otimizadas sob a perspectiva de SEO, por exemplo, podem ficar de fora dos resultados apresentados pelo Google Acadêmico, mesmo que o conteúdo apresentado nela seja relevante. Por isso, o recomendado é que você não se limite ao sistema do Google e estenda sua pesquisa para outras ferramentas. 

É possível acessar o Google Acadêmico pelo app?

Essa é uma pergunta que muita gente costuma fazer e a resposta é que não é possível, porque não existe aplicativo do Google Acadêmico. Todo o processo explicado no decorrer desse artigo precisa ser realizado no navegador de sua preferência, pelo computador ou celular.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Agora que você já aprendeu tudo o que você precisa saber sobre o Google Acadêmico, continue no ConectaJá e confira outros conteúdos sobre tecnologia que podem facilitar a sua vida.

Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado. As avaliações apresentam dados fundamentais para que você possa escolher as melhores opções de maneira consciente, de acordo com o custo-benefício.

Faça uma reclamação contra fornecedores de produtos e serviços pelo canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.