5G + Wi-fi 6: o significado dessa combinação para a automação industrial

5G + Wi-fi 6: o significado dessa combinação para a automação industrial

Fornecedores de produtos que funcionam com conexão wireless apostam nessas novas tecnologias, tanto separadas quanto em sinergia

O futuro da automação industrial está nas mais novas tecnologias de comunicações sem fio. E, especialmente, na combinação e na sinergia entre elas. As novas gerações do Wi-fi e da internet móvel – respectivamente o Wi-fi 6 e o 5G – são pontos fundamentais não apenas por benefícios como monitoramentos e operações remotas de ativos físicos. Mas também pela possibilidade de se substituir cabos e redes wireless pouco confiáveis, assim como vários outros padrões industriais ainda muito usados atualmente.

O impacto maior do 5G

De acordo com muitos especialistas, o impacto mais significativo é causado pelo 5G, especialmente em aplicações da Internet das Coisas (IoT), impulsionado por um desempenho mais alto, maior confiabilidade e robustez, juntamente com menor latência. Mas as outras tecnologias sem fio, como o novo Wi-fi 6, também estão trazendo novos recursos que esperam trazer muitos benefícios.

A recente certificação do Wi-fi 6, anunciada pela Wi-fi Alliance, traz um avanço ainda maior dessa tecnologia, permitindo que os fornecedores desenvolvam produtos certificados antes mesmo do processo de ratificação da nova tecnologia, que será concluído em 2020.

Sinergia entre 5G e Wi-fi 6

Os fornecedores de produtos que funcionam com conexão wireless estão apostando que o 5G e o Wi-Fi 6 serão implantados juntos em diversas aplicações de automação industrial. Ambas as tecnologias compartilham soluções sem fio que são determinantes para a forma como os dispositivos, especialmente os de IoT, podem ser usados nessa automação.

E as redes LoRaWan?

Outro desenvolvimento voltado para IoT com muito potencial está na incorporação das tecnologias Wi-fi e LoRaWAN – protocolo que define a arquitetura do sistema e os parâmetros de comunicação do uso da tecnologia LoRa, que funciona com radio frequência que permite comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia. Novas oportunidades estão sendo criadas quando as redes Wi-Fi, tradicionalmente montadas para oferecer suporte à IoT, são mescladas com as redes LoRaWAN que, por sua vez, são tradicionalmente criadas para oferecer suporte a aplicativos IoT mais massivos e com baixa taxa de dados.

Segundo um artigo do site Design News, o argumento favorável a essa sinergia entre Wi-fi e LoRaWan é que existe um conjunto crescente de casos de uso da IoT que dependem da conectividade que abrange grandes áreas, e que também são capazes de lidar com um grande número de conexões. 

As redes LoRaWAN atendem bem casos de uso de longo alcance com baixas taxas de dados. E isso inclui locais de difícil acesso, como sensores de temperatura em alguma máquina de fábrica automatizada ou sensores de vibração em concreto, por exemplo. E dentre essas áreas de aplicação estão edifícios inteligentes, conectividade residencial, além de transporte automotivo e inteligente.

Impacto, também, nas rotinas das pessoas

De acordo com Thaís Veloso, especialista em Telecomunicações da PROTESTE, essa sinergia vai trazer muitas mudanças não apenas na automação industrial, mas também no dia a dia e na rotina das pessoas. Tanto na maneira de se comunicarem quanto nas interações com uma grande quantidade de produtos.

Essa mudança pode agregar no setor de saúde e automotivo por exemplo, que são setores críticos, no auxílio a processos de comunicação, disponibilidade de informações e modernizações.

“Essa mudança pode agregar no setor de saúde e automotivo por exemplo, que são setores críticos, no auxílio a processos de comunicação, disponibilidade de informações e modernizações. Além disso, vai fazer com que as pessoas precisem estar mais preparadas e atentas às mudanças. Pois essa sinergia trará consigo uma transformação digital considerável. Cenários que promovam a inovação nos negócios e no desenvolvimento de produtos. Além de novas formas de trabalho”, afirmou Thaís.