Farmácia online: como pedir remédio sem sair de casa?

Farmácia online: como pedir remédio sem sair de casa?

Entenda quais são os benefícios de comprar em uma farmácia online e por que você deveria considerar essa alternativa para tornar seu dia a dia mais prático.

A tecnologia chegou para facilitar a nossa vida em diversos aspectos. E na hora de ir à farmácia, não é diferente. O modelo de farmácia online vem ganhando força no Brasil e permite que você compre medicamentos, cosméticos e produtos relacionados ao bem-estar sem sair de casa, por meio da internet.

Banner canal Reclame

Mas, você sabe quais são os critérios para pedir medicamentos em uma farmácia online? Nós vamos falar sobre isso no artigo abaixo, também vamos dar dicas para que você possa comprar medicamentos pela internet com total segurança. E mais: aqui, você vai entender os benefícios de comprar em uma farmácia online e por que você deveria considerar essa alternativa para facilitar o seu dia a dia.

Acompanhe!

Como funciona uma farmácia online?

Para entender como funciona uma farmácia online, você tem dois caminhos. O primeiro é saber que, basicamente, ela funciona de forma muito semelhante a uma farmácia física, com a mesma oferta de produtos e com os itens separados por departamentos. E o segundo é entender que uma farmácia online funciona do mesmo jeito que qualquer outro e-commerce: você navega pelos produtos, coloca os itens desejados no seu carrinho, finaliza a compra e efetua o pagamento.

Vale ressaltar que, assim como uma farmácia física, a versão online também deve seguir a legislação brasileira, principalmente no que diz respeito a normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É dever da loja, por exemplo, dispor de farmacêuticos, cumprir diretrizes relacionadas à divulgação ou promoção de medicamentos e assegurar boas condições de entrega e integridade do produto.

Dica: Compras online: direitos do consumidor e dicas de segurança

É necessário receita para comprar em uma farmácia online?

Muita gente ainda tem resistência à ideia de comprar medicamentos em uma farmácia online, porque tem o costume de entregar a receita para o farmacêutico. Por isso, é importante saber: precisa de receita para comprar em uma farmácia online? E a resposta é: depende.

Na verdade, a lógica é a mesma das farmácias físicas: você não vai precisar de receita para alguns medicamentos e vai precisar para outros. Mas, não se preocupe, mesmo medicamentos controlados, que exigem receita médica para serem adquiridos, podem ser comprados em farmácias online graças à receita digital, tecnologia sobre a qual falaremos mais adiante.

Seja qual for o caso, o importante é você saber que ao invés de apresentar a prescrição médica para o farmacêutico, você vai enviar o documento para a farmácia por meio eletrônico. Nesses casos, geralmente o e-mail e o WhatsApp são os canais utilizados para esse objetivo.

Em casos de medicamentos controlados, de tarja preta ou vermelha, a farmácia fica responsável por informar aos órgãos de saúde que a receita foi utilizada e quais medicamentos foram dispensados a partir dela, incluindo número de lote e quantidade de caixas. 

O que é receita digital?

A receita digital é uma tecnologia nova adotada pelo governo brasileiro e trata-se de uma prescrição online feita pelos médicos para os pacientes. Antes da pandemia da Covid-19, medicamentos controlados com exigência de receita só poderiam ser adquiridos em farmácias físicas. No entanto, o Ministério da Saúde publicou, no dia 20 de março de 2020, em caráter emergencial, a Portaria nº 467, que dispõe sobre as ações de telemedicina no Brasil.

Entre as diretrizes da nova legislação, está a validade da emissão de receitas e atestados médicos por meio eletrônico. Para ser válida, no entanto, a receita digital, além de cumprir todos os requisitos de preenchimento da legislação sanitária, precisa ser assinada pelo médico por meio do certificado digital credenciado pela ICP-Brasil.

Vale ressaltar que uma receita digital não é apenas uma versão física digitalizada. Trata-se de um documento emitido virtualmente e com legislação própria em relação à sua validade. Antimicrobianos e medicamentos controlados específicos, como antidepressivos, ansiolíticos e anticonvulsivantes, podem ser prescritos por meio da receita digital. Retinóides e talidomida são medicamentos que ainda só podem ser prescritos por meio de receitas físicas.

Dica: Dados vazados: o que fazer para se proteger?

Quais são os tipos de medicamentos?

É preciso ter em mente que quando falamos de controle de medicamentos, não estamos falando apenas de remédios tarja preta. Na verdade, existem quatro tipos de medicamentos em relação às tarjas e é preciso conhecê-los para não se confundir na hora da compra, seja em uma loja física ou em uma farmácia online.

Medicamentos sem tarja

Medicamentos sem tarja são remédios que não precisam de receita ou prescrição médica para serem adquiridos. Também conhecidos como Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), os remédios sem tarja mais conhecidos são os analgésicos, os antialérgicos e alguns tipos de anti-inflamatórios.

Mas, atenção: mesmo podendo ser adquirido por qualquer pessoa, um medicamento sem tarja também pode provocar efeitos colaterais e não é recomendado consumir nenhum tipo de medicação sem orientação médica.

Medicamentos com tarja amarela

A tarja amarela é uma forma de identificação dos medicamentos genéricos, tão comuns nas farmácias do Brasil. A tarja sempre vem acompanhada com a letra “G”, de genérico, em caixa alta e tamanho chamativo, para deixar bem claro para o consumidor que tipo de medicamento aquela embalagem possui.

Se o medicamento for controlado e genérico, a embalagem deve conter duas tarjas: a amarela e a vermelha ou a preta, para indicar que tipo de remédio é aquele.

Medicamentos com tarja vermelha

A tarja vermelha indica, basicamente, que aquele medicamento precisa de prescrição médica para ser adquirido pelo consumidor. Psicotrópicos e remédios para hipertensão e diabetes são exemplos de produtos de tarja vermelha.

Eles são divididos em outros dois tipos: os que exigem retenção de receita e os que não exigem. Essa informação também precisa vir estampada na embalagem do produto, de forma explícita para o consumidor. Médicos e dentistas são os únicos profissionais autorizados a prescrever esse tipo de medicamento.

Medicamentos com tarja preta

Medicamentos que atingem o sistema nervoso central são caracterizados como tarja preta e exigem não só a prescrição médica, como a retenção da receita na hora da compra. Tratam-se de remédios que podem provocar muitos efeitos colaterais e, inclusive, podem levar o paciente à dependência.

Medicamentos para depressão, transtornos de ansiedade e insônia são os exemplos mais comuns de remédios com tarja preta.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Quais são os benefícios de comprar em uma farmácia online?

Se você ainda não está convencido de que comprar em uma farmácia online pode ser uma excelente alternativa para facilitar a sua vida, confira abaixo alguns benefícios de optar pelo formato virtual na hora de adquirir medicamentos e outros tipos de produto.

Praticidade

Comprar seus produtos e poder recebê-los no conforto da sua casa é prático e fácil, além de te fazer economizar tempo no deslocamento até a farmácia e na fila para pagar suas compras.

Privacidade

Comprar alguns produtos em uma farmácia física pode gerar constrangimento no consumidor, e é por isso que a privacidade é mais um benefício usufruído por quem compra em farmácias online.

Segurança

Assim como grandes e-commerces, a maioria das farmácias online oferecem total segurança aos consumidores, que podem fazer suas compras pela internet sem ter medo de ter seus dados roubados ou ser vítima de golpes.

Variedade

Um dos grandes benefícios de uma loja virtual é a possibilidade de manter um estoque maior do que em uma loja física. Dependendo de onde você mora, por exemplo, você vai encontrar muito mais opções de produtos em uma farmácia online do que na farmácia do seu bairro.

Como comprar em uma farmácia online com segurança?

Como dissemos acima, a segurança é, de fato, um dos benefícios de comprar em uma farmácia online. Mas, para que essa possa ser uma vantagem usufruída por você, é preciso ter em mente alguns cuidados que precisam ser levados em conta.

Assim como em qualquer outra compra, é fundamental pesquisar a reputação da loja antes de adquirir qualquer produto. Analise os comentários dos consumidores deixados no site, as avaliações feitas no Google e as possíveis reclamações registradas em sites de defesa do consumidor. Assim, você terá mais garantia de que a compra é segura.

Outra dica de segurança imprescindível, que vale tanto para compras em farmácias físicas quanto em farmácias online, é verificar a validade do medicamento e a reputação do fabricante. Além disso, em caso de compras virtuais, não deixe de se atentar ao prazo de entrega, para garantir que o medicamento estará em suas mãos no momento que você vai precisar dele.

Por fim, uma dica de segurança que é útil para qualquer compra online: cuidado com seus dados na hora de efetuar o pagamento. Tenha certeza que a farmácia online em questão utiliza um sistema de pagamento seguro e confira o valor da compra e as informações de parcelamento antes de inserir os dados do seu cartão.

Dica: Conheça os benefícios da carteira digital

O que fazer em caso de problemas na compra em uma farmácia online?

Se mesmo adotando todas essas dicas você tiver problemas na hora de fazer compra em uma farmácia online, vale a pena entrar em contato com o estabelecimento e tentar resolver a questão. 

Caso você não tenha sucesso nessa tentativa de solução, você pode registrar uma reclamação no Reclame. A plataforma da PROTESTE conecta consumidores e empresas com as quais eles tiveram problemas. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Para ficar bem informado sobre os principais assuntos relacionados ao seu dia a dia, acompanhe os blogs SeuDireito, com explicações sobre os direitos do consumidor, MinhaSaúde, com informações importantes sobre saúde e bem-estar, e ConectaJá, com artigos sobre as novidades da tecnologia.

Você também pode conferir os testes comparativos realizados pela PROTESTE e checar a comparação dos principais produtos e serviços disponíveis no mercado brasileiro.