Energia de sobra: Pilhas da Elgin se destacam em comparativo e conquistam Selo de Melhor do Teste

Energia de sobra: Pilhas da Elgin se destacam em comparativo e conquistam Selo de Melhor do Teste

Com experiência nas áreas de tecnologia e inovação, a marca entrega um produto com destaque em desempenho e custo benefício

A tecnologia avança em um ritmo acelerado e com isso, todos os dias surgem novos produtos e ferramentas capazes de transformar nosso dia a dia. Ela caminha a passos largos e para se manter funcionando ela precisa de uma coisa: energia.

Estamos cercados de produtos tecnológicos em nossas casas e todos eles precisam de uma forma ou de outra de energia para funcionar. É comum vermos cada vez mais produtos com baterias internas, capazes de permitir uso fora da tomada e facilitando nossa vida de diversas formas.

No entanto, um produto ainda se destaca por ser a forma mais barata de manter funcionando diversos aparelhos em nossas casas, são as pilhas e baterias. Você pode pensar que são de certa forma ultrapassadas, mas veja, sem elas, o controle não funciona, o brinquedo não liga, o relógio para. Ou seja, as pilhas são fundamentais em nosso dia a dia.

Inclusive, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), o brasileiro ainda consome, em média, cinco delas por ano, o que mostra que continua sendo um produto presente em muitos lares do país.

Com o objetivo de esclarecer esse mercado ao consumidor, e tornar sua decisão de compra mais fácil, a PROTESTE verificou a qualidade de oito marcas de pilhas alcalinas AAA (conhecida como Palito) disponíveis no mercado, por diversos testes realizados em laboratório.

O grande destaque foi o produto da Elgin, a marca recebeu o selo de Melhor do Teste pelo seu grande desempenho em diversas categorias avaliadas, além de ser considerada escolha certa por seu preço competitivo. A seguir saiba mais sobre a realização do teste!

Pilha alcalina x pilha comum: o que o consumidor precisa saber?

As pilhas avaliadas no comparativo da PROTESTE são do tipo alcalina, mas você sabe exatamente o que isso significa quando compra esse tipo de pilha?

Para entender isso, é preciso entender que as pilhas geram energia, convertendo energia química em elétrica. Assim, a principal diferença entre a pilha comum e a alcalina está na composição química. Enquanto a primeira é formada por zinco e carbono, a segunda traz hidróxido de potássio.

É esse componente que retarda o processo de deterioração do produto, fazendo com que as alcalinas possuam maior durabilidade em comparação às comuns. Dessa forma, é importante que o consumidor saiba, que por mais que as alcalinas sejam mais caras, apresentam importantes vantagens no uso tanto a curto quanto a longo prazo.

Dessa forma, pode-se dizer que as pilhas normais duram de 3 a 4 vezes menos do que as alcalinas e aliado a isso, apresentam vantagens na questão ambiental, já que geram menos lixo, por serem trocadas com menos frequência.

Por essa ótima relação entre durabilidade e custo, a pilha alcalina deve ser sempre opção ao invés da comum por parte dos consumidores, fazendo um investimento maior, mas obtendo vantagens com a compra.

Como a PROTESTE testou as pilhas alcalinas

A PROTESTE comprou as oito marcas de pilhas de maneira anônima e submeteu todas aos mesmos testes laboratoriais. Estas avaliações visam entender o desempenho das pilhas diante de situações de uso, como, a durabilidade quando colocada em um brinquedo. Dessa forma, podemos identificar características diferenciam um produto em relação ao outro, de forma a entender as diferentes opções oferecidas nas gôndolas.

No teste de pilhas alcalinas AAA, foram avaliados:

Informações da embalagem, dimensões e tensão:

Estes itens verificaram se as informações contidas no produto e na sua embalagem, eram claras e de fácil entendimento por parte do consumidor. Além disso, foi avaliado se continham informações sobre descarte, se apontavam o lado considerado positivo e negativo e se indicavam a validade do produto.

Sabendo que os produtos trazem informações importantes estampadas na embalagem, foi verificado ainda se as dimensões correspondem à classificação AAA. Dimensões corretas são importantes para se encaixarem perfeitamente no espaço destinado a elas nos aparelhos.

Também foi realizado um ensaio para verificar se as pilhas tinham realmente 1,5 V de tensão como indicado para esse tipo de produto. Tensões muito maiores do que a informada podem afetar o desempenho da pilha e danificar o aparelho no qual a pilha foi inserida.

Em todos esses aspectos, a Elgin apresentou todas as informações importantes e respeitou todos os parâmetros e medidas necessários, sendo considerada muito boa.

 

pilhas alcalinas elgin

Pilhas alcalinas AAA da Elgin são melhor do teste em comparativo

Desempenho da pilha:

Considerando a avaliação mais importante, o teste de desempenho busca identificar a principal característica da pilha para o consumidor, que é a durabilidade.

Neste estudo, o critério de desempenho se baseou no tempo em que as pilhas, pilhas analisadas saíram da tensão nominal de 1,5 V, até ficarem abaixo de 0,8 V, quando em uso. Segundo a metodologia adotada, que simula a utilização de um brinquedo, a pilha tem que ter a duração mínima de 2 horas.

As pilhas alcalinas da Elgin foram consideradas o melhor produto nesse item, com um desempenho muito bom, com mais de 4 h e meia de duração, bem acima de todas as concorrentes, recebendo, portanto, no título de Melhor do Teste.

Custo-benefício:

Além de ter sido a melhor pilha na avaliação, outro benefício encontrado foi, seu excelente custo benefício. Isso porque, seu preço é bastante competitivo e aliado a sua excelente avaliação, fez com que ela também recebesse nosso título de Escolha Certa.

Ao optar pela Elgin, e não pela concorrente com preço mais caro, por exemplo, o consumidor poupa R $6,07 na embalagem com quatro pilhas (comparação entre os preços mínimos). A diferença chega a 77,5%. Ou seja, com mais R $1,76, daria para levar dois pacotes da Elgin!

Diante de todas essas avaliações, a Elgin foi o produto de maior destaque por seu grande desempenho e excelente custo-benefício, como destaca Dino Lameira, especialista responsável pelo teste:

“A Elgin se destacou em todas as avaliações, mas, principalmente, na questão da duração, onde demonstrou ter um tempo de utilização maior que os outros modelos avaliados.”

Quais são os benefícios do Selo para o consumidor?

Produtos de uso específico, como pilhas, costumam não ser adquiridos com tanto critério por parte dos consumidores, que acabam por comprar “qualquer uma” ou apenas se guiar pelo preço do produto.

No entanto, através do comparativo realizado pela PROTESTE fica claro que as marcas apresentam experiências distintas de consumo e que pode ser muito interessante pensar sua compra de pilhas com mais cuidado.

Conquistar o Selo de Melhor do Teste, é sem dúvidas, um grande diferencial para a Elgin, que tem os méritos do seu produto reconhecidos e expostos para os consumidores, de forma a ajudar a garantir uma compra mais segura e consciente. A presença do selo reforça então a transparência na relação de consumo e transmite confiança acima de tudo.

 “Os resultados do Comparativo PROTESTEM reforçam a qualidade das Pilhas Elgin. A Elgin vem se consolidando há alguns anos como um dos líderes desse mercado, graças aos Consumidores que já conhecem a ótima relação Custo Benefício das nossas Pilhas. Os resultados no Comparativo premiam o esforço e compromisso da Elgin de sempre evoluir e melhorar seus produtos com foco no consumidor, qualidade e cuidado com o meio ambiente.”, afirma Douglas Muniz, gerente de produto da Elgin.

 Conheça mais sobre a PROTESTE

Aqui no blog ConectaJá você também aprende muito sobre tecnologia com os conteúdos informativos da PROTESTE. A maior associação de consumidores da América Latina também oferece informações de qualidade através dos blogs MinhaSaúde (saúde e bem-estar) e SeuDireito (direitos do consumidor).

Conheça também os testes comparativos com as principais marcas dos produtos mais consumidos do mercado, desenvolvidos pelos nossos especialistas. As análises são divulgadas para ajudar você na escolha da melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

A PROTESTE também disponibiliza um canal para envio de problemas com fornecedores de produtos e serviços, o Reclame. Envie sua reclamação que encaminhamos sua mensagem diretamente para empresa. Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt