Saiba como se proteger do golpe da maquininha

Saiba como se proteger do golpe da maquininha

A comunicação entre o cartão e a maquininha ocorre por meio de um sistema de rádio ativado por um eletroímã na máquina

A tecnologia de pagamento por aproximação, impulsionada pela pandemia, enfrenta um desafio de segurança conhecido como o golpe da maquininha. Esse golpe envolve colocar um valor na máquina e aproximar o cartão de outras pessoas sem que elas percebam, já que a tecnologia NFC não requer senha. 

A comunicação entre o cartão e a maquininha ocorre por meio de um sistema de rádio ativado por um eletroímã na máquina. Em ambientes lotados, como ônibus ou shows, criminosos podem se aproveitar da proximidade para realizar transações não autorizadas, mesmo com valores pequenos.

O pagamento por aproximação também é possível através de carteiras digitais em smartphones, proporcionando uma camada extra de segurança, pois requer o desbloqueio do dispositivo, independentemente do valor. 

Apesar de os bancos ou clientes definirem um valor máximo para pagamentos sem senha, ainda há o risco de pequenos valores serem subtraídos.

De acordo com a CNN, para proteger o cartão, uma opção é utilizar uma gaiola de Faraday, como o papel alumínio, que bloqueia a transmissão de energia entre o cartão e a maquininha, impedindo a comunicação não autorizada.