O Telegram é mais seguro que o WhatsApp? Veja o que dizem os experts

O Telegram é mais seguro que o WhatsApp? Veja o que dizem os experts

Até o episódio das mensagens da Lava Jato, aplicativo era considerado mais seguro que o rival, mas será que o Telegram é mesmo mais seguro que o WhatsApp?

A segurança de aplicativos de mensagem esteve em xeque depois que vieram à tona conversas entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores da operação Lava Jato. Um dos debates levantados foi sobre a segurança do Telegram, de onde supostamente foram obtidas as mensagens. Até então, o aplicativo era considerado o mais seguro. Afinal, o Telegram é mais seguro que o Whatsapp?

Segundo o fundador do site Linha Defensiva, Altieres Rohr, especializado na defesa contra ataques cibernéticos, é preciso usar o assunto sobre dois ângulos diferentes. No que se refere à segurança das mensagens, o WhatsApp é mais seguro que o Telegram porque as mensagens só são acessíveis no nível do aparelho. Já no Telegram, as mensagens são armazenadas na nuvem.

O segundo ângulo, segundo Rohr, é a qualidade do código do aplicativo. Não é possível saber a qualidade do código do WhatsApp, pois ele é proprietário – apenas o Facebook controla o código. Já parte do código do Telegram está disponível para qualquer pessoa analisar. Porém o servidor do Telegram – onde são armazenadas as mensagens – é de código fechado.

WhatsApp sofre com questionamentos quanto à privacidade

No entanto, a segurança dos dados vai além disso. O WhatsApp sofre com questionamentos sobre segurança e privacidade desde que ele foi adquirido pelo Facebook em 2014. Paira desde então no mercado o sentimento que o Facebook tem acesso às mensagens e usa esses dados para oferecer anúncios aos usuários da plataforma.

Segundo Gaspari Bruno, pesquisador do Laboratório de Modelagem, Análise e Desenvolvimento de Redes e Sistemas de Computação da Coppe/UFRJ, embora os dados sejam criptografados de ponta a ponta, ou seja, só podem ser “interpretados” no celular de destino, o WhatsApp tem acesso a informações sobre para quem você manda suas mensagens. E isso pode ser usado para direcionar anúncios aos usuários.

O Telegram também tem uma questão que alguns usuários chamam a atenção no que se refere à privacidade. Quando alguém entra para o Telegram, todos os contatos da lista da pessoa que também têm o aplicativo são avisados. Ou seja, se alguém quiser entrar secretamente no aplicativo de mensagens, não consegue.

Independente de qual dos dois apps seja mais seguro, o importante, tanto no caso do Telegram quanto do WhatsApp é tomar medidas de segurança para proteger o acesso à sua conta.