Verão consciente: Como economizar energia com ar-condicionado

Verão consciente: Como economizar energia com ar-condicionado

Confira dicas práticas para saber como economizar energia com ar condicionado e reduza o valor da sua conta de luz. Saiba tudo neste artigo completo!

Usar o ar-condicionado e sem gastar tanta energia pode parecer um desafio, mas é possível! Para não abrir mão do seu conforto e ter um verão agradável dentro de casa, consulte a seguir dicas práticas de nossos especialistas para saber como economizar energia com ar condicionado!

O verão está chegando e, com ele, o aumento das temperaturas e a necessidade de ligar o ar-condicionado. No entanto, muitas pessoas não sabem que esse aparelho pode ser um dos maiores vilões quando se trata de consumo de energia.
Os altos gastos de energia são uma realidade no verão, onde a conta de luz costuma vir bem mais salgada do que gostaríamos.

Mas calma! Não precisa se desesperar e abrir mão do seu conforto. Neste artigo, vamos falar sobre como economizar energia com ar condicionado e o que considerar na hora de escolher e instalar o modelo mais econômico, com dicas práticas e eficientes para você conseguir reduzir os custos da sua conta de luz sem precisar passar calor. Confira nossas dicas preciosas e tenha um verão consciente!

Como funciona um ar-condicionado?

Procurar entender como funciona um ar-condicionado pode parecer perda de tempo. Mas e se esse conhecimento te ajudasse a diminuir o valor da sua conta de luz? Pois é! Saber como funciona o ar-condicionado e que tipos existem pode ser essencial na hora de economizar não só a energia elétrica, mas também a manutenção do aparelho e na garantia de seu uso eficiente.

Então vamos lá! A explicação é simples: O ar condicionado usa um ciclo de refrigeração para retirar o calor do ambiente interno e transferi-lo para o exterior. Esse ciclo é baseado na evaporação e condensação de um fluido refrigerante.
Assim, é importante destacar que esses aparelhos são compostos, principalmente, por duas partes: o compressor, que é responsável por comprimir o fluido refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura, e o condensador, onde o fluido agora quente, libera calor para o ambiente externo e se condensa, transformando-se em estado líquido.

No funcionamento básico, o ar quente e úmido do ambiente é sugado para dentro do aparelho, passa por um processo de resfriamento e desumidificação. Depois dessas etapas, o ar é finalmente redistribuído no ambiente em uma temperatura mais agradável.

A PROTESTE indica: 15 aplicativos para curtir melhor o verão

Principais tipos de ar-condicionado

É importante ressaltar que cada tipo de ar-condicionado tem suas peculiaridades e características específicas, mas todos têm como objetivo proporcionar conforto térmico em ambientes internos, controlando a temperatura e a umidade do ar. Conheça a seguir os modelos mais usados e considere cada característica na hora de pensar em como economizar energia com ar condicionado:

  • Split: é o tipo de ar-condicionado mais comum no ambiente doméstico, sobretudo por ser mais moderno e silencioso. Ele é composto por duas unidades, uma interna e uma externa. Além disso, é um dos mais recomendados se você busca economizar energia com ar condicionado.
  • Portátil: esse é um modelo que pode ser transportado facilmente de um lugar para outro. Ele é composto por uma única unidade, que é responsável por resfriar o ar do ambiente e condensar o refrigerante.
  • Janela: esse ar-condicionado que pode ser instalado na janela de um ambiente. Ele é composto por uma única unidade, que é responsável por resfriar o ar do ambiente.
  • Cassette: é um tipo de ar-condicionado que é instalado no teto de um ambiente. Ele é composto por uma única unidade, que é responsável por resfriar o ar do ambiente, e costuma ser mais usado em estabelecimentos comerciais ou públicos.
  • Mini Split: esse modelo costuma ser instalado em ambientes pequenos. Ele é composto por duas unidades, uma interna e uma externa, e possui uma capacidade de resfriamento mais baixa do que o modelo Split.

guia do consumidor para economizar com ar condicionado

Consumo de energia: O ar-condicionado é mesmo o vilão?

Que grande parte dos brasileiros adora a chegada do verão nós já sabemos. No entanto, esse também é um momento em que vemos um grande aumento na nossa conta de luz, não é verdade? Mas será que o grande vilão é mesmo o ar-condicionado? Se sim, qual seria o motivo? Chegou a hora de tirarmos essas dúvidas de uma vez por todas!

De fato, o ar-condicionado é um dos equipamentos que mais consome energia elétrica em uma residência. Não é à toa que muitas pessoas buscam saber como economizar energia com ar condicionado.

O motivo é simples: Isso ocorre porque ele utiliza um compressor para resfriar o ar, o que requer um grande consumo de energia. O compressor é, portanto, o principal componente que consome energia no ar-condicionado. Ele é responsável por comprimir o refrigerante, o que exige um grande consumo de energia elétrica.

Além disso, o ciclo de refrigeração do ar, detalhado no início deste artigo, inclui muitas etapas, fazendo com que o processo exija mais energia para ser concluído com eficiência.

Mas calma! Temos duas boas notícias:

  1. Existem diversas formas de economizar energia com ar condicionado!
  2. Ter atenção com outras formas de uso da energia elétrica em casa também ajuda a diminuir -e muito- a conta de luz no fim do mês.

Quer saber mais? Vamos às dicas!

Dicas práticas para economizar energia com ar condicionado

Chegou a hora de entender como economizar energia com ar condicionado. Anote as dicas a seguir e evite gastos excessivos e desnecessários na sua conta de luz!

1) Manutenção adequada do aparelho

A sujeira acumulada nos filtros e nas bobinas do ar-condicionado pode prejudicar o seu desempenho e aumentar o consumo de energia. Portanto, uma forma de economizar energia com ar-condicionado é limpando os os filtros regularmente e fazendo a manutenção periódica do aparelho. Para isso, basta seguir as instruções do fabricante.

Além disso, durante a instalação do aparelho, garanta que a vedação das janelas e portas está realmente bem feita. Um ambiente corretamente isolado irá garantir a eficiência do ar-condicionado. Caso tenha dificuldades em resolver algum problema ou limpar o equipamento, invista em serviços profissionais. Afinal, esses serviços tendem a ser muito mais baratos do que trocar um ar-condicionado que quebrou.

Problemas com seu ar-condicionado? Faça uma reclamação no CANAL RECLAME e notifique a empresa responsável!

2) Utilização consciente

Alguns cuidados na hora de usar o ar-condicionado ajudam a diminuir os gastos com o aparelho. Por exemplo:

  • Escolha da temperatura ideal, evitando temperaturas muito baixas sem necessidade. A recomendação é manter a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Essa é a temperatura considerada ideal para o conforto e economia. Cada grau a menos aumenta significativamente o consumo de energia.
  • Utilize o modo econômico. A maioria dos aparelhos de ar-condicionado possui um modo econômico ou de baixo consumo de energia. Ao usá-lo, você poderá reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto térmico.
  • Desligue o aparelho quando não estiver no ambiente. Essa dica parece óbvia, mas muita gente tem o hábito de deixar o ar-condicionado ligado mais tempo do que o necessário. Lembrar de desligá-lo quando sair do ambiente é uma das melhores formas de economizar.
  • Configure o timer. Caso você tenha dificuldades com a dica anterior, essa pode te ajudar! Utilize a função de timer para programar o desligamento automático do ar-condicionado. Assim, você evitará que o aparelho fique ligado desnecessariamente durante a noite ou quando você estiver fora de casa.

Gostou? Mas não para por aí! Continue lendo para saber outras dicas de como economizar energia com ar condicionado.

3) Atenção na hora da compra e instalação

Quando pensamos em como economizar com ar-condicionado é comum acharmos que o importante é apenas utilizá-lo de forma consciente. No entanto, quem busca economizar na conta de luz tem que estar atento bem antes disso.

Se você compra um ar-condicionado apenas pelo preço e não busca saber mais sobre o modelo e seu nível de eficiência energética, já temos um problema. O momento de instalação também oferece oportunidades para que o aparelho funcione da melhor forma possível.

Por isso, esteja atento a estas dicas:

  • Ao comprar um ar-condicionado novo, opte por um modelo com classificação energética alta, como os que possuem o selo Procel . Isso significa que o aparelho é mais eficiente em termos de consumo de energia.
  • Dimensionar corretamente o ar condicionado em relação ao espaço do cômodo também é fundamental para a economia.
  • Escolha um aparelho com a potência adequada para o ambiente. Um aparelho com potência superior à necessária consumirá mais energia do que precisa.

Lembramos que essas são apenas algumas dicas básicas para economizar energia com o ar-condicionado. O consumo de energia pode variar de acordo com o modelo do aparelho, o tamanho do ambiente, a temperatura ambiente externa, entre outros fatores. Portanto, é sempre importante considerar o contexto específico ao implementar essas estratégias.

Como limpar elétrodomésticos sem danificá-los: Guia prático para uma limpeza correta e segura

Alternativas econômicas para economizar energia no verão

Saber como economizar com ar condicionado não é a única forma de reduzir os gastos com energia elétrica. Algumas outras dicas são super eficientes na hora de reduzir o consumo energético em casa e diminuir a sensação de calor. Confira:

  • Utilize cortinas ou persianas para bloquear a entrada direta de luz solar nos cômodos. Isso ajudará a reduzir o aquecimento do ambiente. Dessa forma, o ar-condicionado não precisará trabalhar tão duro para resfriá-lo.
  • Considere o uso de ventiladores. Em vez de ligar o ar-condicionado o tempo todo, considere o uso de ventiladores para circular o ar no ambiente. Os ventiladores consomem menos energia e podem ajudar a manter a sensação de conforto térmico.

Guia de compras: Saiba qual é o melhor ventilador do mercado!

  • Se possível, deixe janelas e portas abertas para otimizar a circulação do ar. Essa é uma forma de refrescar o ambiente e diminuir o uso do ar-condicionado.

Conheça mais sobre a PROTESTE

A PROTESTE oferece diversas informações e serviços para consumidores. No ConectaJá, você encontra artigos sobre tecnologia. Já no MinhaSaúde, você encontra informações sobre saúde e bem-estar. E no SeuDireito, você encontra informações sobre direitos do consumidor.

A PROTESTE também realiza testes comparativos

A PROTESTE testa os principais produtos e serviços disponíveis no mercado. As análises são realizadas por especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Os testes comparativos são realizados com eletrônicos, itens de alimentação e muitos outros produtos e serviços. Ao final, a PROTESTE indica qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício. Quer saber mais? Conheça nossos planos e esteja sempre atualizado!