Saiba como escolher e instalar o ar-condicionado

Saiba como escolher e instalar o ar-condicionado

O consumidor precisa avaliar as informações técnicas do aparelho antes de escolher o modelo ideal para seu ambiente

O ar-condicionado tem se popularizado entre as casas brasileiras e é considerado por muitas pessoas um item indispensável. A principal característica que atrai os consumidores é a sua capacidade de refrescar um ambiente interno, mesmo em um dia de muito calor. 

Atualmente, existem modelos que também possibilitam aquecer o ambiente no inverno, agregando mais uma função ao aparelho. Mas não há como negar, é no verão que a procura por esse item aumenta muito no país e é o período em que os lojistas mais vendem esse produto.

banner_reclame

No entanto, o ar-condicionado ainda possui um alto custo no mercado e está entre os itens que mais consomem energia elétrica. Por isso, é muito importante conhecer as características de cada modelo para fazer uma compra mais consciente. Se você está pensando em adquirir o seu primeiro ar-condicionado, veja a seguir todas as dicas de como escolher e instalar esse aparelho!

Principais modelos de ar-condicionado

Desde que o ar-condicionado foi inventado em 1902 por Willis Carrier, ele evoluiu bastante e hoje já conta com diversos modelos diferentes. Cada tipo de ar-condicionado possui diferentes características e é específico para um determinado perfil de consumidor. Por isso, trouxemos os mais populares do mercado para você conhecer. 

Ar-condicionado portátil

Como o próprio nome já sugere, esse é um modelo portátil que não precisa alterar a fachada para a instalação e pode ser levado de um cômodo para outro. Contudo, os ar-condicionados portáteis são pesados e não servem para ambientes muito grandes, sendo essas algumas de suas desvantagens. Além disso, o modelo precisa ser acoplado ao espaço externo para realizar a troca de ar, que pode ser feito por um tubo. Outra característica é que ele acumula água internamente, por isso, o seu reservatório precisa ser esvaziado de tempos em tempos.

Portanto, essa é uma opção para quem não quer fazer grandes modificações estruturais, já que ele possibilita fazer uma simples acoplagem, sendo uma opção para quem mora em casa de aluguel, por exemplo.

Dica: Caixas de som bluetooth: tire o melhor proveito delas

Ar-condicionado split

Moderno, o ar-condicionado split está entre os mais procurados atualmente por seu design mais bonito e funções diferenciadas. A principal característica desse modelo é a redução de ruído, já que o seu compressor é instalado do lado de fora. Contudo, esse item deve ser colocado por uma assistência técnica especializada, sendo esse um custo adicional. Sem mencionar que o modelo também está entre os mais caros no mercado.

Esse ar-condicionado ainda se divide entre diversas opções com características diferentes. Sendo alguns deles:

Split inverter – possui as mesmas características já mencionadas, mas com a possibilidade de reduzir em até 70% o consumo de energia elétrica;

Multi split – possibilita refrigerar mais de um ambiente de uma só vez, além de ter as características de um split tradicional;

Cassete – possui as mesmas características do split tradicional, porém, a instalação é mais discreta e é realizada no teto;

Hi-wall – esse outro modelo também tem as funções do split tradicional, sendo que sua característica principal é ser instalado na parte superior da parede.

Ar-condicionado janela

Outro modelo bem conhecido no mercado é o ar-condicionado de janela, que deve ser instalado em uma  janela ou em uma parede próxima. Nesse caso, a principal desvantagem é o ruído e a vantagem é o custo mais acessível, já que é uma opção mais barata.

Banner

Como escolher o ar-condicionado ideal?

Além das características mencionadas sobre os principais modelos de ar-condicionado, é importante conhecer algumas especificações técnicas ao selecionar o modelo ideal para sua casa. Veja a seguir quais são essas informações:

BTU’s

BTU é a unidade de medida utilizada para medir a refrigeração do ambiente. Portanto, quanto maior é o número de BTU/h, isso significa que a capacidade é maior. Nesse caso, considere o tamanho do ambiente antes de escolher o número de BTU ideal. Os fabricantes recomendam entre 600 a 800 BTU’s por m².

Voltagem

Outra informação importante que deve ser conferida ao selecionar o modelo de ar-condicionado é sobre a voltagem. Portanto, confira se o aparelho é 110v ou 220v. Além disso, tenha certeza que há uma tomada específica para que o aparelho seja instalado.

Dica: TV por assinatura ou streaming: qual serviço escolher?

Como instalar o ar-condicionado?

Depois de escolher o equipamento certo para o ambiente, vamos ao guia de como instalar o ar-condicionado. 

Escolha o lugar ideal

É importante considerar que cada modelo possui um tipo de instalação diferente, mas todos eles precisam de um local para a troca de ar, saída dos líquidos e também uma tomada para alimentação. Sendo assim, a principal dica para instalar esse aparelho é escolher o lugar ideal.

Considere o melhor local para instalação e confira se há regras onde você mora, como é o caso de alguns condomínios. Além disso, analise a altura em que o aparelho ficará, dependendo do modelo. E no caso dos ar-condicionados versão split, precisam ser instalados por uma assistência técnica especializada por causa de sua complexidade.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Dicas para economizar com ar-condicionado

Por fim, não tem como não falar sobre os custos para manter um ar-condicionado, já que ele consome bastante energia elétrica. Por isso, trouxemos algumas dicas bem simples para economizar com o aparelho.

Avalie a eficiência energética do aparelho

É muito importante escolher um produto com boa eficiência energética, informação que pode ser conferida na etiqueta do Inmetro. Assim é possível economizar bastante com os gastos na conta de luz.

Verifique o dimensionamento

É importante dimensionar bem seu aparelho de acordo com o tamanho do ambiente, quantidade de frequentadores e dispositivos eletrônicos, como computadores e televisões, para que o consumo e o desempenho sejam eficientes

O cálculo deve ser feito da seguinte maneira:

  • 600 BTU/h para cada m²;
  • 800 BTU/h para cada frequentador do ambiente;
  • 800 BTU/h para cada objeto eletrônico.

Logo, um quarto com 12 m² (600 x 12), frequentado por duas pessoas (800 x 2) e com dois aparelhos eletrônicos (800 x 2) precisa de um ar-condicionado de 10.400 BTU/h. Nesse caso, o consumidor pode optar por uma opção de 10.000 BTU/h.

Vale destacar que é necessário aumentar 25% no valor do resultado se o cômodo sofrer incidência solar.  

Feche as portas e janelas

Para utilizar o ar-condicionado sem desperdício de energia é fundamental que todas as portas e janelas estejam devidamente fechadas. Se há corrente de ar no ambiente, o aparelho precisa aumentar seu desempenho para refrigerar o local e isso gera mais consumo de energia elétrica.

Dica: Lixo eletrônico: você sabe como descartar?

Limpe o aparelho regularmente

Outra dica muito importante é limpar o aparelho regularmente. A sujeira pode atrapalhar seu desempenho, fazendo com que ele consuma mais energia para resfriar o ambiente. Portanto, a limpeza possibilita economizar e também aumenta a durabilidade do ar-condicionado.

Evite colocar obstáculos em frente ao ar-condicionado

Por último, é importante não colocar obstáculos na frente do ar-condicionado. Suas saídas de ar devem ficar livres para que a refrigeração ocorra de forma fácil. Se o aparelho tiver empecilhos em suas saídas de ar, ele terá que aumentar o desempenho para refrigerar o ambiente. 

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Vimos até aqui que comprar um ar-condicionado requer certos cuidados com a escolha, já que existem tantos modelos com características diferentes. Além disso, compartilhamos algumas dicas simples que podem ajudar na economia de energia elétrica ao ter um aparelho desse em casa.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realiza testes comparativos com diversos produtos do mercado, de eletrônicos a itens de alimentação, com o objetivo de informar o consumidor sobre a qualidade das mercadorias expostas nas gôndolas dos supermercados e lojas. Essas informações ajudam na sua escolha ideal, levando em consideração o custo-benefício do produto. 

A associação também disponibiliza um canal para receber reclamações sobre fornecedores de produtos e serviços: Reclame. Você pode enviar seu problema com uma empresa ao comprar alguma mercadoria ou contratar um serviço. Sua mensagem será encaminhada para o fornecedor com o objetivo de resolver sua queixa. Os associados PROTESTE ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Seu problema também pode ser informado pelo 4020-7747.

Continue no blog ConectaJá para mais conteúdos sobre tecnologia e dicas para aumentar a durabilidade de seus aparelhos. Visite os blogs SeuDireito e MinhaSaúde para novidades sobre direitos do consumidor e saúde e bem-estar, respectivamente.