Conheça o ReelShort: novo fenômeno dos vídeos curtos que desafia o TikTok
Desenvolvido pelo grupo COL de Pequim, o ReelShort viu suas ações dobrarem de valor em apenas duas semanas
No dia 11, o aplicativo ReelShort surpreendeu ao se tornar o mais baixado na loja americana da Apple, liderando as paradas de entretenimento por quatro dias consecutivos, de acordo com o site financeiro chinês Yicai. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Desenvolvido pelo grupo COL de Pequim, o ReelShort viu suas ações dobrarem de valor em apenas duas semanas, capitalizando sua ascensão meteórica na loja de aplicativos.
Tanto o ReelShort quanto o TikTok são aplicativos chineses de vídeos curtos, com o TikTok já estabelecido como líder global, enquanto o ReelShort, lançado fora da China em agosto do ano passado, ganhou destaque com microsséries envolventes.
Este sucesso reflete a tendência observada na China durante a pandemia, onde a Universidade de Comunicação de Pequim registrou um aumento no lançamento de 298 microsséries nos primeiros sete meses de 2023, comparado a 276 durante todo o ano passado.
O ReelShort, com títulos como “Adeus, meu CEO” e “A Vingança do Genro”, adapta narrativas românticas chinesas populares, conquistando uma audiência principalmente feminina fora da China, com 70% sendo mulheres e 48% com mais de 45 anos.
Apesar do sucesso, o ReelShort enfrenta desafios nos EUA, incluindo críticas ao modelo de negócios incomum, com acesso gratuito limitado e micropagamentos elevados. A plataforma também está sujeita a questões relacionadas ao conteúdo, já que o governo chinês ordenou uma campanha de “retificação” devido ao apelo excessivo de suas microsséries.