Claro avança em rede de Internet das Coisas

Claro avança em rede de Internet das Coisas

A Claro anunciou recentemente que segue expandindo sua rede de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), chegando a 2.250 cidades brasileiras

A Claro anunciou recentemente que segue expandindo sua rede de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT). Com cerca de 13,5 mil antenas ativas com a tecnologia LTE-M – que complementa os sinais de 2G, 3G e 4G – a operadora chega a 2.250 cidades brasileiras. E se junta à Vivo e à TIM no oferecimento de redes de IoT no país.

Foco no LTE-M

A operadora emite seu sinal nas frequências 700 MHz e 1.800 MHz. E não está presente com redes de 2.600 MHz porque quanto maior a frequência, menor a penetração. Dessa forma, o LTE-M disponibilizado pela Claro é considerado ideal para dispositivos em movimento, como máquinas de cartão e rastreadores de veículos.

Ao portal Tecnoblog, a Claro confirmou que sua rede LTE-M já está disponível em todas as capitais brasileiras com exceção de Aracaju (SE). No entanto, de acordo com a operadora, o município sergipano já está em fase de implementação.

Tim e Vivo

Ao contrário da Claro, a TIM expandiu sua rede de IoT para mais de 3 mil municípios com foco na tecnologia NB-IoT. Nela, dispositivos estáticos com baixa troca de dados são os principais contemplados. Entre eles estão, por exemplo, sensores agrícolas, medidores de energia, água, gás e esgoto.

Já a Vivo, que tem rede de IoT em 400 municípios, entre eles seis capitais, oferece ambos os padrões (LTE-M e NB-IoT). A operadora pretende expandir sua atuação a todas as regiões atualmente atendidas pelo 4G.

+Leia também: 
– Cidade de Florianópolis é palco de testes do 5G no Brasil
– Fim da NET: serviços da empresa são incorporados pela Claro
– 4G no Brasil: TIM lidera cobertura e Claro é a mais rápida

Rede de Internet das Coisas

Internet das Coisas (IoT) é um conceito de rede no qual dispositivos diversos trabalham de forma conectada, alimentados por algum tipo de software. 

Dentre esses dispostivos estão desde uma lâmpada inteligente, que uma pessoa pode acender pelo celular mesmo estando a quilômetros de casa, até um sistema de monitoramento de tratores numa área rural, no qual sensores sem fio de última geração são capazes verificar em tempo real o funcionamento de sistemas hidráulicos e pneumáticos e recomendar uma manutenção preventiva, por exemplo.

As informações são do portal Tecnoblog.