4G no Brasil: TIM lidera cobertura e Claro é a mais rápida

4G no Brasil: TIM lidera cobertura e Claro é a mais rápida

De acordo com pesquisa semestral da OpenSignal, início do uso da faixa dos 700 MHz melhorou a oferta no Brasil

A operadora TIM domina a disponibilidade de sinal em 4G no Brasil, segundo levantamento da empresa de estatística especializada em medir performance de redes móveis OpenSignal. A operadora está presente em 78,6% do território analisado. Em seguida, vem a Vivo (68%), seguida de perto pela Claro (67,9%) e mais atrás pela Oi (59,7%).

A medida é feita a partir de uma nota que a OpenSignal dá à cobertura de internet de cada operadora. O número se refere à porcentagem de lugares do país onde os usuários podem encontrar uma rede de telefonia móvel. O estudo foi baseado em análise de dados de aparelhos de 395 mil usuários. As informações foram coletadas entre o começo de setembro e final de novembro do ano passado.

Concorrentes se aproximam

No relatório anterior, divulgado em junho de 2018, a TIM contava com 75,9% de disponibilidade, seguida pela Claro (62,21%) e Vivo (62,05%). No entanto, apesar da predominância da TIM no novo relatório, o crescimento maior de todas as suas concorrentes pode indicar uma aproximação mais intensa nos próximos anos.

O estudo destaca que o início do uso da faixa dos 700 MHz foi responsável pela alta na oferta de 4G no Brasil. Além disso, o início do uso da frequência teve participação no aumento da velocidade oferecida por algumas operadoras. A faixa de 700 MHz é considerada melhor pois trabalha em baixa frequência, o que colabora para a inserção em ambientes urbanos, reforçando o sinal dentro de edificações.

Já conhece a nossa parceria com a empresa Meu plano? Descubra como podemos ajudar a reduzir a conta do celular.

“Tanto a Claro quanto a Vivo recentemente atualizaram suas redes 4G nas duas maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, com ondas de 700 MHz nos últimos oito meses, o que ajuda a explicar o grande aumento nos escores de disponibilidade de LTE”, diz o relatório.

Velocidades de download e upload

A Claro manteve a liderança isolada em termos de velocidade de download. Com média de 28,1 Mbps na internet 4G, a empresa está à frente da Vivo (20,9 Mbps), da TIM (13 Mbps) e da Oi (12,7 Mbps).

Segundo o relatório da OpenSignal, o aumento da disponibilidade também colaborou com a melhora em velocidade. A Claro teve crescimento de 0,21 Mbps em seis meses; seguida pela Oi (0,16 Mbps a mais), pela Vivo (incremento de 0,14 Mbps) e TIM, com 0,06 Mbps a mais de velocidade.

Além disso, no upload, a Claro também tem a maior velocidade média: 9,7 Mbps. A Vivo vem na sequência, com 6,6 Mbps; seguida da Oi (5 Mbps) e da TIM (4,6 Mbps).

Experiência no consumo de vídeos

Cada vez mais consumidos no Brasil, os vídeos também tiveram um destaque especial no relatório da OpenSignal. A empresa analisou dados de internet 3G e 4G para consumo de vídeo. E para cada operadora, atribuiu notas de 0 a 100. Assim, neste quesito, a Claro liderou mais uma vez, com 55,7 pontos, seguida de perto pela TIM (53,2), Vivo (50,5) e Oi (44,9).

De acordo com o relatório, ter acesso a um sinal LTE tem uma grande importância na qualidade de vídeo. Sobretudo quando as métricas são divididas por conexões 3G e 4G. Olhando apenas para o 4G, todas as operadoras tiveram pontuações muito mais altas do que suas médias gerais. A Oi e a TIM tiveram classificações como Bom, enquanto a Claro e a Vivo foram elevadas para a categoria Muito Bom (65-75). No entanto, quando analisadas apenas as conexões 3G, todas obtiveram a menor classificação possível, Ruim (0-40).

Latência do sinal

O tempo que um sinal demora para chegar do servidor até o aparelho, mais conhecido como latência, também foi medido, segundo artigo do Canaltech. Por exemplo, esse tempo é fundamental para ligações feitas pelo WhatsApp ou para quem joga online pelo smartphone.

Nesse quesito, o desempenho das operadoras foi considerado ruim, pois houve aumento da latência. Ou seja, o levantamento apontou mais demora no envio de sinal. A TIM teve o melhor desempenho, com a latência mais baixa na conexão 4G, com 60,7 milissegundos. Em seguida vem a Oi, com 60,9 ms, seguida por Claro (61,2 ms) e Vivo (65,3 ms). Além disso, quando somadas as redes 4G e 3G, a Claro foi considerada a operadora com melhor experiência.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt