Kindle: o que é, vale a pena e como funciona?

Kindle: o que é, vale a pena e como funciona?

O e-reader lançado pela Amazon utiliza tela e-ink para melhorar a experiência do leitor. Conheça outras características dos modelos de Kindle disponíveis.

A chegada dos e-readers trouxe uma nova possibilidade para quem não dispensa uma boa leitura e gosta de tecnologia. Não é à toa que os e-readers como o Kindle caíram no gosto do público. Esses dispositivos oferecem várias vantagens, sendo uma delas a possibilidade de armazenar diversos livros em um só lugar. 

Mas com tantos modelos e marcas, fica difícil escolher a melhor opção de e-reader. É por isso que a PROTESTE, que faz testes de vários tipos de produtos, inclusive, relacionados à tecnologia, reuniu tudo que você precisa saber para escolher o seu Kindle. Veja a seguir se vale a pena ter esse dispositivo, como ele funciona e qual escolher!

banner-reclame

O que é Kindle?

O Kindle é um e-reader criado pela Amazon. Trata-se de um dispositivo parecido com um smartphone ou um tablet, mas com uma proposta diferente. Por ser um leitor de livros digitais, o eletrônico foi desenvolvido especificamente para essa finalidade.

Embora a aparência de um e-reader seja semelhante a um tablet ou smartphone, a sua funcionalidade é bem diferente, pois ele não possui aplicativos. Ele tem acesso à internet, mas não foi desenvolvido para essa utilização. 

Essa foi uma questão pensada principalmente para manter a atenção na leitura, sem desviar o foco. O e-reader também se diferencia desses dispositivos por ter tecnologias mais confortáveis para leitura, além do ajuste das páginas para aumentar ou diminuir o tamanho das letras.

Como funciona o Kindle?

O funcionamento de um leitor de livros digitais é bastante parecido com os demais dispositivos móveis. Ele funciona a partir de uma bateria, que pode durar semanas, e conta com algumas ferramentas importantes para leitura.

Uma dessas ferramentas é a biblioteca de livros digitais, no qual você pode comprar e-books, acessar o seu acervo e ler os livros adquiridos. Outra funcionalidade desse dispositivo é a possibilidade de ler arquivos em PDF. 

Dica: Qual Alexa escolher? Saiba quais características avaliar

O que é tela e-ink?

Algo bastante curioso sobre o eletrônico é a tela e-ink, que é utilizada no Kindle e na maioria dos e-readers que existem. Trata-se de um tipo de papel eletrônico, que simula o papel impresso.

Essa tecnologia presente nas telas dos e-readers é o que torna esses dispositivos apropriados para a leitura, pois oferece uma experiência mais confortável, sem cansar os olhos em leituras longas. Ela também oferece a vantagem de proporcionar um baixo consumo da bateria

O mais interessante sobre essa tecnologia é que o display e-ink não utiliza luz para formar as imagens, isso torna a leitura mais agradável. De forma simples, a luz não é direcionada para os olhos como no celular ou no tablet. Há e-readers que contam ainda com iluminação embutida para auxiliar na leitura, mas ela é emitida pelas laterais da tela e não é direcionada para os olhos do leitor. 

Qual Kindle escolher?

Agora que você já sabe como funciona um leitor de livros digitais, convidamos você para conhecer os diferentes modelos de Kindle que existem no mercado. Veja a seguir:

Kindle 10ª Geração

O Kindle 10ª geração é a versão mais básica da Amazon para esse dispositivo, sendo lançado em 2019. Ele apresenta todas as características básicas de um e-reader, como a tela retroiluminada, que é semelhante ao papel, a possibilidade de armazenar diversos livros digitais e a função de grifar trechos ou adicionar comentários.  

A grande novidade para esse e-reader é a iluminação de tela embutida, que antes só estava presente nas versões mais caras do Kindle. Veja a seguir as principais características do dispositivo:

  • Tela e-ink, antirreflexo e sensível ao toque;
  • Tamanho de 6 polegadas;
  • Resolução de 800 x 600 pixels;
  • Retroiluminação com 4 LEDs;
  • Memória interna de 4GB;
  • Conexão wi-fi;
  • Duração aproximada da bateria de 4 semanas.

Banner

Kindle Paperwhite

Kindle Paperwhite

Lançado em 2018, o Kindle Paperwhite possui todas as características da versão básica, mas com alguns incrementos. O dispositivo conta com resistência contra água, melhorias na iluminação e o dobro de memória interna. Veja a seguir as principais características desse modelo:

  • Tela e-ink, antirreflexo e sensível ao toque;
  • Tamanho de 6 polegadas;
  • Resolução de 1448 x 1072 pixels;
  • Retroiluminação com 5 LEDs;
  • Memória interna de 8GB ou 32GB;
  • Conexão wi-fi;
  • Duração aproximada da bateria de 4 semanas.

Kindle Oasis

Outro modelo de e-reader da Amazon é o Kindle Oasis, que foi lançado em 2017 e está em sua 9ª geração. Esse dispositivo possui todos os recursos básicos, resistência contra água, formato mais ergonômico e uma tela de 7 polegadas. Veja a seguir as principais características do modelo:

  • Tela e-ink, antirreflexo e sensível ao toque;
  • Tamanho de 7 polegadas;
  • Resolução de 1680 x 1264 pixels;
  • Retroiluminação com 12 LEDs;
  • Memória interna de 8GB;
  • Conexão wi-fi;
  • Duração aproximada da bateria de 4 semanas.

Dica: Saiba escolher o fone de ouvido bluetooth ideal

Conheça outros e-readers

Além dos e-readers da Amazon, você também encontra leitores de livros digitais de outras marcas no mercado. Veja a seguir as duas principais opções de modelos e-readers, além do Kindle: 

Lev

O Lev é um leitor de livros digitais lançado em 2014 pela Saraiva. Ele conta com uma biblioteca de livros digitais da Saraiva, além de tecnologias que melhoram a leitura. 

O modelo também conta com a tela e-ink, que se assemelha ao papel impresso e oferece mais conforto para o leitor. Uma das versões do Lev conta ainda com iluminação para auxiliar na leitura. A resolução desse dispositivo é de 758 x 1-24 pixels, distribuídos em uma tela de 6 polegadas. Por fim, o Lev conta com 4GB de memória interna para armazenar e-books. 

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Kobo

Outro modelo de e-reader bastante conhecido no mercado é o Kobo, que é o leitor de livros digitais da Livraria Cultura em parceria com a Rakuten. Esse dispositivo conta com a tecnologia de tela e-ink, uma grande biblioteca de livros, com mais de 18.900 títulos gratuitos, resistência contra água, entre outros atributos.

O dispositivo conta com tela de 6 polegadas, resolução de 800 x 600 pixels, conexão wi-fi, 2GB de armazenamento interno e com expansão para até 32GB, bateria com duração aproximada de duas semanas, entre outras características.

Não restam dúvidas de que os e-readers possuem diversas vantagens, como a possibilidade de levar diversos livros em um só lugar, a grande quantidade de e-books gratuitos para baixar, a bateria com longa duração e a praticidade de comprar livros diretamente pelo dispositivo

Dica: Caixa de som portátil: veja qual é a melhor opção

Saiba mais sobre a PROTESTE

Com todas as nossas dicas, você pode escolher o melhor Kindle ou e-reader para suas leituras dentre as diversas opções que existem no mercado. Continue no ConectaJá para se manter bem informado sobre o mundo da tecnologia. 

Você também pode conhecer mais sobre seus direitos através do blog SeuDireito e acompanhar as novidades sobre saúde e bem-estar no MinhaSaúde

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve testes comparativos com os principais produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor, de eletrônicos a itens alimentícios, com o objetivo de avaliar a qualidade das mercadorias que chegam até você. Nossos especialistas avaliam as opções e indicam qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício. 

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. Nossa plataforma recebe a sua mensagem e envia para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta da sua solicitação chega no próprio site. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.