Brasil é líder mundial ligações de spam: 45,6 chamadas mensais por pessoa

Brasil é líder mundial ligações de spam: 45,6 chamadas mensais por pessoa

Pelo segundo ano seguido, o país fica em primeiro lugar em ligações indesejadas de telemarketing e golpes, com 21,5% a mais do que em 2018

Um levantamento realizado pelo aplicativo Truecaller revela que o Brasil ficou, pelo segundo ano seguido, no topo do ranking de ligações indesejadas de telemarketing ou golpes telefônicos. A média nacional de spam foi de nada menos que 45,6 chamadas mensais por brasileiro ao longo do ano de 2019.

Em 2018, o Brasil já havia superado a Índia neste mesmo ranking, com 37,5 chamadas mensais por pessoa. E se manteve em primeiro lugar com um aumento de 21,5% no número de ligações. O Peru, que aparece na segunda colocação, tem média mensal de 30,9 ligações indesejadas de telemarketing ou golpe por pessoa.

Brasil também está entre os maiores no spam por SMS

E o destaque negativo do Brasil não está apenas nas ligações. Pela primeira vez, o Truecaller mediu o volume de spam via SMS no mundo. O país está na quarta colocação do ranking, com média de 87 mensagens mensais por brasileiro. Neste quesito, estamos atrás apenas de Etiópia (119), África do Sul (114) e Quênia (102).

golpes
Aumento alarmante nos golpes

De acordo com o Trucaller, um dos indicativos mais alarmantes desse resultado do Brasil é o aumento do número de golpes por telefone. Em 2017, eles correspondiam a 1%. No ano passado, pularam para 20%. E em 2019, esse montante passou para 26% do total de ligações indesejadas. Um dos exemplos de golpe citados pela pesquisa é o sequestro falso, quando alguém liga fingindo que sequestrou uma pessoa da família e exige que o dono do telefone faça uma transferência bancária como resgate.

É possível bloquear chamadas indesejadas

Em 2018, as operadoras de telefonia e TV paga já respondiam pelo maior volume de ligações de spam no Brasil, com 33% do total. Já em 2019, esse número cresceu para 48%.

Para minimizar esse tipo de problema, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou, em parceria com as operadoras, um cadastro de bloqueio de telemarketing. Lançado em julho, o serviço “Não Me Perturbe” promete deixar o consumidor livre de ligações das operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Recentemente, também, o Procon Carioca inaugurou um sistema que permite ao consumidor cadastrar sua linha de celular para bloqueio de ligações de telemarketing.

App bloqueou dezenas de bilhões de ligações e SMS

O estudo utiliza dados agregados anonimamente entre 1º de janeiro e 30 de outubro de 2019. A partir de chamadas e SMS que foram marcados como spam pelos usuários ou que foram sinalizados automaticamente pelo Truecaller, aplicativo que identifica e bloqueia chamadas indesejadas com mais de 150 milhões de usuários ativos no mundo. 

Em 2019, o app bloqueou e identificou 26 bilhões de ligações de spam, um aumento de 18% em relação ao ano passado. Já no quesito SMS, foram bloqueadas 8,6 bilhões de mensagens de spam no mundo todo.

Veja os 20 países com mais ligações de spam no mundo:

Veja os 20 países com mais SMS de spam no mundo: