Como escolher um sistema de câmeras de segurança

Como escolher um sistema de câmeras de segurança

Caso de invasão de um sistema residencial nos Estados Unidos acendeu um sinal amarelo; veja como se proteger

Parece história de filme. Laura Lyons estava preparando jantar em sua cozinha em Orinda, nos Estados Unidos, quando sons como os de um alarme soaram vindos da sala. Os sons foram seguidos de uma mensagem de alerta de que três mísseis norte-coreanos estariam indo em direção a Los Angeles, Chicago e Ohio. E que as pessoas tinham que evacuar a área em três horas.

Laura e seu marido ficaram sem saber o que fazer, parados no meio da sala, mas acharam estranho que a TV passava a programação normal. Foi então que eles perceberam que o alerta vinha de uma câmera de segurança da marca Nest instalada logo acima da TV da sala. Depois de alguns minutos de pânico, eles se deram conta de que a câmera havia sido hackeada. Bem, o resto é história.

Alerta de segurança

O episódio serve de alerta para o risco de instalar sistemas residenciais ou comerciais de câmeras de segurança. Como qualquer outro dispositivo ligado em rede, elas estão sujeitas ao ataque de pessoas mal intencionadas. Por isso, conversamos com um especialista em redes e câmeras de segurança para tirar algumas dúvidas sobre como ter esses equipamentos de forma segura.

Clique aqui para ler esta matéria: Saiba escolher o roteador Wi-Fi ideal para a sua casa

Segundo o engenheiro de computação Alexandre German, sócio da Exato Automação Comercial, alguns sistemas de câmeras de segurança podem, de fato, apresentar falhas. Elas ocorrem principalmente nas portas de saída do roteador. Já que, para ter acesso externo às imagens gravadas pelas câmeras, é necessário abrir uma porta nesse equipamento. Essa porta, portanto, representa uma brecha para entrada de hackers.

Sistemas híbridos

Por isso, agora, a maioria dos sistemas de câmeras de segurança vendidos são híbridos. Ou seja, têm tanto novas tecnologias quanto antigas e podem funcionar localmente e em nuvem, com a tecnologia P2P. E sem a necessidade de que portas sejam abertas no roteador. “Dessa forma, os sistemas são bem mais seguros, pois a responsabilidade pelo firewall é da empresa que fornece o serviço”, afirma German. As imagens podem ser acessadas diretamente do navegador do PC ou celular.

+Ajudamos você a escolher seu próximo aparelho celular.

German diz que atualmente, no Brasil, o melhor fabricante de sistemas de câmeras de segurança é a Intelbras. Ele cita ainda outros fabricantes, como a Giga. No sistema, da fabricante brasileira, o Intelbras Cloud, por exemplo, não é necessário pagar nenhuma mensalidade para a empresa. Portanto, a aquisição do equipamento já dá ao usuário o direito de usar o serviço em nuvem.