Modo Avião: por que é tão importante ativar durante voos?
O modo avião desativa a transmissão e recepção de ondas de rádio nos dispositivos eletrônicos portáteis
Ativar o modo avião durante voos é uma prática padrão em companhias aéreas globalmente, visando evitar interferências nos equipamentos das aeronaves. Celulares modernos utilizam ondas eletromagnéticas para transmissão de dados, o que pode afetar sistemas dos aviões, especialmente durante decolagem e pouso, considerados momentos críticos.
O modo avião desativa a transmissão e recepção de ondas de rádio nos dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares, eliminando a principal fonte de interferência eletromagnética nas aeronaves. Essa medida garante que a comunicação do piloto com os sistemas de navegação não seja prejudicada.
Segundo especialistas, uma das faixas de frequência dos celulares é próxima à utilizada por instrumentos de navegação de avião, o que aumenta a possibilidade de interferência.
No entanto, o modo avião desliga interfaces de comunicação sem fio, como dados móveis, wi-fi, bluetooth, NFC e GPS, embora alguns dispositivos permitam religar o wi-fi e o bluetooth mesmo com o modo avião ativado.
Nos últimos anos, os fabricantes aprimoraram o modo avião, tornando-o mais confiável. Assim, os passageiros podem usar o celular para funções como vídeos, música e jogos, mesmo com a comunicação desligada. Além disso, manter o modo avião ligado durante o voo ajuda a economizar a bateria, já que o celular não busca por antenas das operadoras. As informações são do G1.