Smartphones com Android antigo terão problemas de navegação em 2021

Smartphones com Android antigo terão problemas de navegação em 2021

Versões do Android anteriores ao 7.1.1 Nougat não poderão checar certificados de segurança de vários sites, a partir de janeiro do ano que vem.

Aparelhos com versões Android mais antigas do que a 7.1.1 Nougat deixarão de ter acesso a diversos sites e aplicativos a partir do dia 11 de janeiro de 2021, pois seu sistema operacional não irá aceitar certificados HTTPS emitidos pela Let’s Encrypt, uma organização que certifica sites reconhecidos como seguros por navegadores e apps. Pelo menos 30% de todos os endereços na Internet usam o serviço da organização. 

Na prática, quando o usuário entra em um site que não tem o certificado ou que ele esteja inválido, não é possível acessar o endereço. Assim, aparelhos com Android antigo não poderão checar os certificados de segurança de sites com tecnologia da Let’s Encrypt de forma automática. Os smartphones com versões mais modernas do Android conseguem identificar a segurança sem o processo de dupla checagem usado pela empresa. 

Segundo publicação do Android Police, a única solução alternativa para esses usuários seria instalar o Firefox, que se baseia em seu próprio armazenamento de certificados. No entanto, essa solução é apenas um paliativo, pois o Firefox não impedirá problemas de compatibilidade relacionados a outros softwares,

Além disso, Thiago Porto, especialista da PROTESTE, alerta que os celulares antigos não devem ser utilizados. “Como os aparelhos não têm atualização de segurança, representam um risco para o usuário, que fica exposto a malwares e bugs do sistema, que são janelas para entrada de hackers”, explica. 

34% dos dispositivos rodam com versões antigas

Conforme a publicação do Android Police, 34% dos aparelhos Android rodam uma versão anterior à 7.1. Isso significa que milhões de usuários não poderão acessar uma parcela significativa da web segura a partir de 2021. 

A Let’s Encrypt divulgou que não há perspectiva de solução para esse problema, pois não pretende renovar o acordo com a autoridade de certificação IdenTrust. O ideal, então, para quem tem um dispositivo mais antigo, é se planejar para a compra de um novo aparelho. 

Quer conferir as dicas da PROTESTE e escolher um smartphone com melhor custo-benefício? Então, consulte nosso comparador!

Seu produto apresentou problemas e a empresa não resolve? RECLAME AGORA arrow_right_alt