Lives NPC: quem é Felca e como a moda começou no TikTok brasileiro por influência dele?
Streamers usam vozes infantilizadas e realizam movimentos em repetição
A nova sensação do TikTok vem atraindo cada vez mais adeptos: as chamadas ‘’lives NPC’’. O nome NPC deriva dos personagens não jogáveis dos games, onde seus movimentos são repetitivos. As lives começaram a fazer um sucesso enorme na rede social.
Felca, youtuber há quatro anos, foi o precursor dessa moda no Brasil. Em uma entrevista para o portal Splash, do UOL, ele diz que não imaginava a repercussão que seu “deboche” teria.
“Não esperava que o TikTok teria uma repercussão muito maior que o vídeo, que o meu trabalho que faço no YouTube. O que o TikTok faz é surpreendente. Estou com 1,2 milhão de seguidores e faço live há quatro dias. Nunca vi isso acontecer, em nenhuma rede social’’, explicou.
https://www.tiktok.com/@felcafruta/video/7278061135755054341?refer=embed
Aos 25 anos, o produtor de conteúdo conta que, em quatro dias, já ganhou mais de um milhão de seguidores na rede social e que no começo, isso tudo não passava de uma piada.
Felca fazia vídeos em seu canal do YouTube onde criticava essas lives estrangeiras – o que fazia parte do conteúdo humorístico – e um dia, enquanto gravava um vídeo, decidiu abrir live no TikTok como um forma de extensão do personagem.
“É uma extensão de uma piada que fiz ali no YouTube. Eu não achei que ia dar tão certo. Para mim, é como se eu tivesse feito um bolo, colocado uma cereja em cima do bolo, e as pessoas só tivessem notado a cereja, e não visto o bolo”, comentou.
Felca relembra que trabalha há quase três anos para chegar na marca de 1 milhão de seguidores em seu canal do YouTube, e somente em quatro dias conquistou o mesmo número no TikTok.
“Toda hora eu dou risada. São duas horas que eu tô fazendo agora por dia. Eu acho que a gente também tem que saber brincar consigo mesmo”, defendeu.
O influencer também alerta para a inconstância de realizar essas lives, pois muitas pessoas começaram a querer investir nesse tipo de conteúdo por achar que ganhariam mais do que trabalhando em um emprego normal. Questionado sobre o valor que ganha nessas lives, após o rumor de que chegava perto dos R$50 mil, ele esclarece: “Não é perto disso. Eu diria que você pega um vídeo desse que tá estimando e coloca 10% do valor. E daí você vai chegar na expectativa certa que é, mais ou menos. Imagino que muita gente está cogitando largar o emprego para começar a fazer live no TikTok. Alinhem suas expectativas para vocês não se frustrarem”, aconselhou.