Imposto de renda 2024: como declarar e pagar pelo telefone?

Imposto de renda 2024: como declarar e pagar pelo telefone?

Confira o novo prazo e faixa de isenção do IRPF 2024 e saiba como declarar e pagar o imposto

O período para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 foi definido pela Receita Federal do Brasil, ocorrendo de 15 de março a 31 de maio. Uma novidade é o aumento da faixa de isenção para até dois salários mínimos, beneficiando cerca de 15,8 milhões de brasileiros. O programa do IRPF 2024 já está disponível para download em computadores ou aplicativos para celulares.

O cronograma oficial para entrega do Imposto de Renda 2024 inicia em 15 de março e encerra em 31 de maio, com restituições divididas em cinco lotes a partir de 31 de maio. Diversos documentos são necessários para a declaração, incluindo CPF dos dependentes, informes de rendimento das empresas, extratos bancários, entre outros.

Em 2023, mais de 41 milhões de declarações foram recebidas pela Receita Federal, com 24% optando pelo sistema de declaração pré-preenchida, agilizando o processo e reduzindo erros. As mudanças nos valores de rendimentos determinam que devem declarar o Imposto de Renda em 2024 aqueles que receberam mais de R$ 30.639,90 anualmente, além de outros critérios específicos.

A Receita Federal disponibilizou o Programa Gerador de Declaração para download, com passos simples para utilização. O processo também pode ser realizado pelo Portal Meu Imposto de Renda, que oferece acesso a exercícios anteriores e outras funcionalidades.

Além disso, há o aplicativo oficial do portal Meu Imposto de Renda para dispositivos Android e iPhone, disponível nas lojas oficias do seu telefone. As informações são do TechTudo.