Golpe do delivery: tenha atenção nos pedidos on-line

Golpe do delivery: tenha atenção nos pedidos on-line

Nos últimos meses, uma nova prática ilegal fez vítimas entre os consumidores; PROTESTE alerta para os cuidados nas compras on-line, com pagamentos feitos por meio de aplicativos de entrega.

Com a quarentena, um novo hábito ganhou a preferência dos consumidores: as compras on-line. Desde pedidos em restaurantes até entregas de medicamentos, de farmácias credenciadas, ou de outros pontos de venda, como supermercados ou pet shops, o delivery passou a ser a alternativa mais segura de quem não quer se expor a aglomerações e receber suas mercadorias em casa. 

Porém, apesar da proteção à saúde e da eficiência da grande maioria dos serviços de entrega, os consumidores precisam ter atenção a um novo golpe, praticado por agentes irregulares que atuam como entregadores. A fraude, normalmente, é feita com o uso de uma maquininha de cartões com o visor quebrado que, na verdade, é um dispositivo falso, com uma carcaça real e danificada.

Assim, ao receber o pedido, o consumidor é informado pelo entregador de que há a necessidade de pagamento de uma taxa adicional, que, na verdade, não existe. Como o pagamento é feito por meio da máquina adulterada, não há como checar, exatamente, o valor cobrado. Há casos de cobrança entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. As fraudes já somam mais de R$ 600 mil.

Entenda o que é o golpe do delivery

Normalmente, o argumento do golpista para justificar as condições do equipamento é uma queda ou algum tipo de acidente que teria danificado o dispositivo. O consumidor, que confia no serviço prestado pelo aplicativo de entregas, tende a digitar a sua senha e confirmar o pagamento. 


No entanto, a maquininha não é a original do serviço de entregas e o valor pago vai diretamente para a conta do golpista – que, para não despertar suspeitas, quita a compra original normalmente, mas utilizando um cartão clonado. Com isso, tanto o consumidor quanto o estabelecimento sofrem perdas. 

No caso do consumidor, o valor pago pode ser bastante superior ao de sua compra; para quem vendeu, além da perda financeira da venda não recebida, há o risco de danos à imagem, uma vez que o estabelecimento acaba sendo associado à fraude.

Além desta tática, há relatos de casos em que, depois de o cliente fazer o pedido no aplicativo, alguém telefona para a vítima, se identificando como funcionário da empresa e explicando que houve algum  problema no pagamento do frete e, por essa razão, a taxa deverá ser paga pessoalmente.

Infelizmente, o golpe não é recente. Em abril, tanto o IFood quanto o Rappi foram notificados pelo Procon. O IFood destacou que descredencia os entregadores envolvidos em qualquer prática irregular; além disso, as duas empresas estão veiculando informes sobre a irregularidade em seus apps, como forma de alerta os consumidores. “Por isso o consumidor deve sempre prestar atenção aos detalhes, ligando sempre para o estabelecimento e para o app caso acontecer algo diferente do explicado na parte de pagamento do app”, destaca Thiago Porto, especialista da PROTESTE. 

Responsabilidade solidária

Vale ressaltar que, quando um cliente efetua uma compra por meio de um aplicativo, confia que essa organização se responsabiliza pela entrega do produto e demais condições – o que inclui o pagamento. Por isso, o Código de Defesa do Consumidor estabelece a responsabilidade solidária do fornecedor pelos atos de seus representantes. 

Por essa razão, os aplicativos tendem a ressarcir o consumidor – embora isso não seja uma regra. O IFood destacou que“tem atuado para ressarcir os prejuízos, mesmo diante de uma fraude aplicada em aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa”. Já o Rappi informou que “sempre analisa os casos reportados, toma as medidas necessárias de acordo com os Termos e Condições do aplicativo e está à disposição dos órgãos competentes para quaisquer necessidades de esclarecimentos”. 

Se você foi vítima desse golpe, saiba o que fazer

Como a fraude está se tornando comum, ainda mais com o aumento das compras on-line, é importante saber como agir em caso de golpe. Confira as dicas:

  • se você pagou com cartão de crédito, entre em contato com a administradora e peça o estorno do valor pago indevidamente. Caso solicitado, envie o boletim de ocorrência (BO) e cupom fiscal da compra;
  • se o valor foi pago com cartão de débito, ligue para o banco e solicite o nome da empresa responsável pela maquininha utilizada no golpe; ela está com seu dinheiro. Então, entre em contato com ela e peça para que o valor seja bloqueado, solicitando o estorno;
  • caso o pagamento tenha sido efetuado, entre em contato com o aplicativo de entregas informando a situação e faça um boletim de ocorrência;
  • guarde o cupom fiscal e contate a sua operadora de cartões, informando sobre o ocorrido.

As dicas para evitar cair no golpe do delivery são:

  • pague em dinheiro ou pelo aplicativo; com isso, não haverá necessidade de intermediários na transação nem de nenhum acerto na entrega;
  • se o pagamento for feito na entrega, se a máquina apresentada pelo entregador apresentar mensagem de erro, não repita a transação e nunca insira a sua senha: o equipamento pode estar adulterado. Uma boa alternativa é cadastrar a notificação de transações do cartão via SMS, pois isso permite identificar, mais rapidamente, uma cobrança em duplicidade;
  • recuse efetuar o pagamento em dispositivos danificados;
  • sempre verifique o valor pago na tela, antes de inserir sua senha.
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