Chip cerebral? Entenda como funciona o chip criado pelo Elon Munk

Chip cerebral? Entenda como funciona o chip criado pelo Elon Munk

Embora a empresa não tenha revelado a região do cérebro onde o Telepathy foi implantado, Elon Musk anunciou o avanço em sua rede social

A Neuralink, empresa de Elon Musk, realizou com sucesso o primeiro implante de chip em um cérebro humano no domingo (28), com o propósito de permitir que pessoas com limitações motoras controlem dispositivos eletrônicos através do pensamento.

O chip, chamado Telepathy, processa sinais cerebrais que são decodificados por um aplicativo da Neuralink, permitindo ações para controlar aparelhos eletrônicos.

Embora a empresa não tenha revelado a região do cérebro onde o Telepathy foi implantado, Elon Musk anunciou o avanço em sua rede social X.

O objetivo inicial é avaliar a segurança do implante e do robô cirúrgico, mas a visão de Musk vai além, almejando a telepatia humana para confrontar possíveis desafios da inteligência artificial.

Embora a identidade do paciente não tenha sido revelada, Musk garantiu que a pessoa está se recuperando bem e os resultados iniciais são promissores. A iniciativa busca voluntários com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), visando melhorar a comunicação e a mobilidade de pessoas com deficiências motoras graves.

Os estudos da Neuralink com implantes cerebrais em humanos foram autorizados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023, e a empresa abriu inscrições para voluntários meses depois.

Embora não seja uma novidade absoluta, a implantação de chips semelhantes já foi feita por outras empresas, com o intuito de ajudar pacientes com síndromes graves a se comunicar através das ondas cerebrais. As informações são do G1.