iPhone e outros eletrônicos da Apple vão ter canetas? Entenda novidade
O pedido de patente foi oficializado pelo Departamento de Marcas e Patentes dos EUA na última quinta-feira
A Apple solicitou recentemente uma patente para uma nova Apple Pencil equipada com sensor óptico, visando possível compatibilidade com o iPhone e outros dispositivos não sensíveis ao toque, como o Apple Vision Pro. O pedido foi oficializado pelo Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos na última quinta-feira (4).
Atualmente, a Apple oferece três modelos de Apple Pencil, todos exclusivos para iPads: a 1ª geração, a 2ª geração e a Apple Pencil USB-C. Caso a patente seja confirmada, representará uma significativa expansão de compatibilidade, permitindo o uso da caneta em iPhones e headsets de realidade mista, marcando uma mudança notável para a empresa.
Além da ampliação da compatibilidade, a nova Apple Pencil poderá incorporar recursos avançados, como sensores de força para movimentos de deslizar e apertar, bem como novos comandos.
A presença de sensores de fluxo de manchas a laser possibilitaria a detecção de padrões de manchas, estimando a posição, orientação e movimento do dispositivo de entrada, como óculos de realidade virtual.
Outra inovação destacada seria o feedback tátil das canetas, capazes de responder de maneiras distintas a diferentes intensidades de toque.
No entanto, a concretização dessas melhorias não é garantida, uma vez que a Apple costuma patentear tecnologias que podem não ser utilizadas ou implementadas apenas em futuras datas. As informações são do portal TechTudo.