Entenda como esse “carro inteligente” que usa IA vai facilitar o trânsito

Entenda como esse “carro inteligente” que usa IA vai facilitar o trânsito

A tecnologia já começou a ser usada em São Paulo

Um “carro inteligente”, monitorado por inteligência artificial (IA), que não anda sozinho, mas por meio de sensores especiais, tem feito o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção das ruas, como identificar buracos, falta de sinalização, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas e até tampas de bueiro quebradas. Com informações do UOL.

Há exatamente um ano, em setembro de 2022, a cidade de Hortolândia, município do estado de São Paulo, implantou a tecnologia da Mapzer. De lá pra cá mais de 80% dos buracos detectados pelo serviço de fiscalização foram consertados com a realização da Operação Tapa-Buraco.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Hortolândia, após o início da implantação do serviço, o trabalho se tornou mais otimizado com o desenvolvimento de novos planos estratégicos para a realização das operações.

Já em Goiânia (GO), o número de buracos nas ruas caiu 33% em um mês após o uso do “carro inteligente”. A tecnologia ainda mapeou outros 20 tipos de ocorrência na cidade.

Além dos buracos, os problemas que apresentaram maiores quedas foram as irregularidades em tampas de bueiro (28%), sinalização inexistente (21%), calçada irregular (13%) e lixo irregular (8%).