PROTESTE testa novos iPhone 11 e descobre fragilidade

PROTESTE testa novos iPhone 11 e descobre fragilidade

Um dos três novos aparelhos da Apple não passou por um de nossos testes mais importantes: o de queda. Veja qual foi reprovado e por que

A Apple anunciou recentemente os novos iPhone e, embora sejam, de fato, de excelente qualidade, um deles ficou reprovado no nosso teste de queda. No teste , o iPhone 11 e o iPhone 11 Pro Max não tiveram problemas, porém o iPhone 11 Pro, o irmão do meio na linha, falhou: a tela quebrou após apenas 50 quedas – embora não tenha perdido seu funcionamento touch screen.

Ainda assim, vale lembrar que vários smartphones passam em nosso teste de queda. E o iPhone 11 Pro quebrou na metade do teste, ou seja, nas primeiras 50 quedas das 100 propostas na metodologia do teste.

Falha do iPhone em testes de queda não é novidade

Em geral, uma falha no teste de queda não é tão surpreendente, revela o pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto. Pelo menos um dos modelos da Apple não passa no teste todos os anos. Este ano, o iPhone 11 e o 11 Pro Max passaram no teste, enquanto o 11 Pro falhou. Veja o que aconteceu nos anos anteriores:

  • Em 2018, o iPhone XR passou no teste, enquanto o XS e o XS Max falharam.
  • Em 2017, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus passaram no teste enquanto o iPhone X falhou.

A falha em testes de queda não é exclusividade dos aparelhos da Apple. No entanto, há uma tendência decrescente de falhas no número de modelos top de linha que não passam no teste.

“O que é mais surpreendente é que o modelo do iPhone 11 Pro acabou de ser anunciado mostrando foco na robustez”, comenta Thiago Leite porto.

Como fazemos nossos testes de queda de smartphones

O teste consiste em colocar o telefone em uma “caixa” especial com uma altura de queda de 80 cm (conforme descrito na norma EN 60 068). Em seguida, os telefones são submetidos a 50 rotações completas, portanto 100 quedas. Após 50 quedas, fazemos uma avaliação do estado do smartphone e de todos os danos. Este é um teste muito severo, mas atualmente, muitos aparelhos conseguem passar por ele.

Sem inovação nas câmeras

Apesar da falha nos testes, o iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max se mostraram excelentes aparelhos. O primeiro, mais barato, possui uma tela LCD de 6,1 polegadas, enquanto os dois principais modelos têm uma tela OLED de 5,8 e 6,5 polegadas.

Comparado aos modelos de 2018, todos os três telefones possuem uma câmera adicional ultra grande angular além da câmera principal grande angular. Portanto, o iPhone 11 vem com duas câmeras, enquanto o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max possuem três câmeras: grande angular, ultra grande angular e telefoto. No entanto, isso não é nada inovador, já que três câmeras já estão presentes nos modelos top de linha de outros fabricantes já lançados a 2 anos atrás.

iphone teste de queda
A lente telefoto, presente apenas nas versões Pro, permite que você obtenha excelentes fotos, principalmente em close-ups.

Há também um modo noturno  – também não uma novidade na concorrência – que permite tirar ótimas fotos, mesmo em condições de pouca luz.

No geral, a qualidade fotográfica, tanto em fotos quanto em vídeos, é muito boa, principalmente nos modelos Pro, e agora é a melhor disponível no mercado. Contudo, a diferença para os concorrentes não é tão grande, sobretudo com relação à Samsung e Huawei. De qualquer forma, isso mostra uma melhoria. Também apreciamos a qualidade do movimento lento e a facilidade de zoom de uma lente para outra.

Carregamento decepciona

Enquanto o iPhone 11 é vendido apenas com um carregador de 5W, o que leva cerca de 3 horas e meia para uma carga completa, os modelos Pro têm um carregador de 18 W que permite que a bateria seja carregada em menos de 2 horas. No entanto, é bem pior que o da concorrência, por exemplo o Huawei P30 Pro, que tem carregador de 40 W capaz de dar uma carga completa em 60 minutos.

carregamento iphone
Todos os modelos são resistentes a água, o iPhone 11 suporta até 2 metros de profundidade, enquanto os dois modelos Pro, até 4 metros. Contudo, não há cobertura de garantia caso eles tenham contato com líquidos mesmo tendo essa proteção. Sendo assim, a melhor opção é não colocá-los em risco.

No geral, todos os três modelos da série são de excelente qualidade e, em particular, os dois modelos Pro. A versão 11 Pro Max está de fato no topo do nosso ranking de qualidade no comparador de smartphones, enquanto a versão 11 Pro está algumas posições mais abaixo devido ao resultado negativo no teste de queda que fez ele perder alguns pontos na avaliação.