Entenda como as redes de 700 MHz melhoram a sua conexão 4G

Entenda como as redes de 700 MHz melhoram a sua conexão 4G

Nova frequência era usada pela TV analógica e foi ocupada pelas operadoras de telefonia móvel

Você sabia que o desligamento da TV analógica, que começou em 2016 e terminou em 2018, abriu portas para a ampliação da cobertura e a melhoria da internet 4G no Brasil? E tudo isso por conta de um número específico: a faixa dos 700 MHz. Antes usada para o sinal de TV em todo o país, essa frequência foi destinada às operadoras de telefonia móvel em um leilão realizado em setembro de 2014. E permite uma conexão de banda larga móvel mais veloz, chegando a uma transmissão de dados até três vezes maior.

A frequência antiga da TV analógica é vista como estratégica pelas operadoras de telefonia móvel. Não apenas para a expansão do 4G no país, com maior alcance e investimentos menores. Mas também para a implementação do VoLTE, tecnologia que permite chamadas de voz em alta definição a partir das redes 4G.

Clique aqui para ler esta matéria: 4G na América Latina pavimenta o caminho para o 5G

Vantagem do 4G de 700 MHz

Uma das principais vantagens da faixa dos 700 MHz é a melhora do sinal em ambientes internos. E a explicação é simples: quando mais baixa a frequência, maior é a facilidade do sinal de penetrar barreiras físicas.

Em artigo publicado recentemente, o site Techtudo explica: no Brasil, as redes de celular 4G usam faixas de 1.800 MHz (chamada banda 3) e 2.600 MHz (banda 7). São frequências altas, de cobertura mais limitada e com queda de desempenho em ambientes fechados. Esses problemas poderiam ser resolvidos com um aumento no número de antenas 4G. No entanto, esse tipo de investimento seria altíssimo, especialmente em grandes centros urbanos.

Compatibilidade com os aparelhos

Os smartphones nacionais, ou vendidos em caráter oficial no país, já chegam ao mercado com suporte ao 4G de 700 MHz há alguns anos. Portanto, a compatibilidade com a rede não é motivo de preocupação para a maioria dos brasileiros. Isso vale, inclusive, para os novos iPhones de versão nacional vendidos pela Apple oficialmente no país.

Agora, de acordo com o artigo do Techtudo, se você comprou um iPhone XR, um iPhone XS e iPhone XS Max vendidos nos Estados Unidos, seu aparelho não terá acesso à frequência de 700 MHz. Dispositivos desenvolvidos para o mercado norte-americano não reconhecem essa faixa.

Nestes casos, o celular vai se conectar às redes 3G e ao 4G de outras frequências. Mas provavelmente alcançará velocidades menores e terá instabilidades de conexão em ambientes fechados. Além disso, deverá enfrentar falta de sinal 4G em áreas atendida apenas pela banda de 700 MHz. Algo que se tornará cada vez mais frequente diante do investimento das operadoras na ampliação dessa rede.

Testes comparativos

A PROTESTE disponibiliza uma ferramenta para o consumidor comparar diversos tipos de aparelhos celulares. Ao todo, a associação de defesa do consumidor testou 129 aparelhos. Portanto, antes de escolher seu próximo aparelho, consulte nossa base de testes. Associados podem ainda tem acesso aos celulares recomendados por nossa equipe de especialistas.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e saiba como ajudamos o consumidor a defender os seus direitos.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt