Tecnologia para casa: 6 dicas para você ter um lar conectado

Tecnologia para casa: 6 dicas para você ter um lar conectado

Via Internet das Coisas, gadgets e eletrodomésticos cada vez mais modernos oferecem conforto e comodidade

Os avanços tecnológicos da humanidade são exponenciais e direcionados às mais diversas áreas. E uma delas diz respeito à tecnologia para casa, pela internet das coisas, que tem oferecido cada vez mais conforto, comodidade e segurança para as famílias.

As casas inteligentes são uma realidade em diversos lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil. E o site Meu Porto Seguro fez uma lista de 6 novas tecnologias para casa que já fazem, ou em breve farão, parte do dia a dia de muitas pessoas.

Veja quais são:

Controle de gastos

O uso inteligente da água e da luz é uma realidade em algumas casas. E um dos tipos de tecnologia para casa disponíveis nesse sentido é o monitoramento em tempo real que faz projeções dos gastos mensais com água e luz de cada ambiente ou equipamento. Por meio de uma tela, é possível administrar esses gastos e saber onde reduzir o uso.

Economia no banho

Chuveiro

Já é possível estabelecer limites para no banho, um dos grandes vilões não apenas no consumo de água, mas também de luz, em casas com chuveiros elétricos. Hoje em dia, você pode instarlar dispositivos que monitoram a quantidade de água utilizada e avisam quando você estiver no limite pré-estabelecido.

Colchão com capa inteligente

Ter boas noites de sono é fundamental para a nossa saúde. E o conforto na cama tem grande influência na forma como dormimos. Uma tecnologia para casa que já existe no mercado é um colchão com uma capa inteligente. Ele possui diversos sensores, que mostram batimento cardíaco, respiração e padrões de sono. E pode ser programado para identificar o melhor momento para você despertar, com um alarme suave. O colchão inteligente ainda regula a temperatura de cada ocupante da cama.

Fechadura inteligente

Fechadura inteligente

Você vai precisar de uma senha, ou de sua digital, para entrar em casa. A fechadura inteligente é uma nova tecnologia para casa que vem deixando as pessoas mais seguras. Há modelos com sistema de biometria e conexão wi-fi, que permite a você libere a entrada de alguém à distância, por exemplo, via smartphone. Ou puxar um relatório sobre quem e quando entrou na sua casa.

Geladeira conectada

Um dos eletrodomésticos que mais tem avançado no quesito tecnologia para casa é a geladeira. Muitos modelos já no mercado contam com telas na porta e acesso à internet. E hoje em dia é pOssível, inclusive, acessar o conteúdo da sua geladeira à distância. Pelo smartphone, você pode “perguntar” ao eletrodoméstico se ele tem ou não algum item. As mais modernas, equipadas com câmera interna, podem verificar o que há em seu interior e até mesmo enviar uma foto para o seu celular.

Casa personalizada com seu humor

Se você já tiver diversos gadgets e aparelhos da sua casa conectados via wi-fi, é possível montar experiências completas. Para isso, basta conectá-los a aparelhos chamados Hubs. Alguns modelos permitem que você programe a sua casa inteira de acordo com o seu humor do dia. Fazendo que, com um simples comando, os ambientes todos se adaptam. Desde o canal de TV, ou se ela deve estar ligada ou não, até a iluminação e o som ambiente.