10 tendências da internet das coisas para sua casa

10 tendências da internet das coisas para sua casa

Qualquer objeto pode se tornar “smart”. Basta que desenvolvedores sejam criativos e pensem em soluções para atender diferentes demandas

Você já se deparou por aí com a sigla IoT? A frequência dela tem sido cada vez maior, especialmente em noticiários de tecnologia. Pois IoT significa “Internet of Things” ou “Internet das Coisas”, na tradução literal para o português. E o que isso quer dizer? Uma verdadeira revolução.

A Internet das Coisas, na verdade, já está entre nós há um bom tempo, com máquinas que trabalham conectadas e recebem informações via sensores de última geração. E vão desde as linhas de montagem automatizadas em fábricas de automóveis, por exemplo, a sistemas de controles de estoque em supermercados. Portanto, a revolução consiste na chegada desse tipo de tecnologia, cada vez mais, aos eletrodomésticos e gadgets que temos em nossas casas.

Tendências da Internet das Coisas

Em artigo publicado recentemente, o site Canaltech destacou um estudo da Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que aponta dez tendências que a Internet das Coisas deverão trazer até 2023.

Veja quais são:

1. Smart TVs

Talvez o mais óbvio entre todos os aparelhos que iremos citar neste artigo. Porém, é certamente o mais presente na vida das pessoas. Cada vez mais avançadas, as Smart TVs têm alcançado um nível de conectividade cada vez maior. Além disso, se tornaram verdadeiras centrais de entretenimento e tendem a se tornar centrais de controle de outros aparelhos de gadgets de uma casa.

2. Geladeiras inteligentes

Assim como os sistemas de estoque em supermercados, elas comunicam quando algum tipo de produto está em falta. E, dependendo de sua programação, pode até efetuar a compra pela internet.

Geladeira inteligente

(Crédito: 123RF)

3. Ar-condicionado com wi-fi

Já pensou na possibilidade de ligar seu aparelho de ar-condicionado alguns minutos antes de chegar em casa, pra já deixar seu quarto na temperatura ideal? Já existem aparelhos que fazem isso.

4. Máquinas de lavar com auto-ajuda

Você tem dúvidas sobre qual ciclo usar para determinados tipos de roupas, cor e nível de sujeira? Pois já existem máquinas de lavar, dotadas de inteligência artificial, que te prestam esse tipo de consultoria.

5. Iluminação controlada por smartphone

Lâmpadas inteligentes já são uma realidade em muitas casas. Você pode instalar hubs que se conectam diretamente ao seu smartphones e às lâmpadas. E, do próprio celular, programar para que elas acendam e apaguem ou até mesmo a intensidade e a cor da iluminação.

6. Câmeras de vigilância

São dos mais diversos os modelos de câmeras de vigilância disponíveis no mercado hoje em dia. Desse modo, há modelos com com visão noturna, microfone integrado, filmagem em Full HD, sensor de movimento, entre várias outras funções.

7. Fechaduras

As chaves tendem a virar objetos de museu. Hoje em dia já existem fechaduras que são controladas totalmente por smartphone. Dessa forma, você pode trancar e destrancar portas e até mesmo autorizar a entrada de amigos e parentes na sua casa, mesmo estando do outro lado do mundo.

Fechadura inteligente

(Crédito: 123RF)

8. Persianas

A beleza da Internet das Coisas é que qualquer objeto pode se tornar “smart”. Por mais simples e arcaico que seja. Basta contar com a criatividade de desenvolvedores. Assim, persianas já podem, hoje em dia, ser controladas por aplicativos em smartphones. Ou com o apertar de um botão num controle remoto.

9. Espelho com internet

Os espelhos ainda têm a função de refletir a sua imagem. Mas, com a Internet das Coisas, eles passaram a ser muito mais. Já existem modelos que, no fundo, parecem telas de celular ou de Smart TV. Eles mostram feeds de notícias, das suas redes sociais, vídeos, entre outras coisas.

10. Smartwatch

Atualmente, informar as horas é apenas uma das inúmeras funcionalidades dos smartwatches. Por isso, totalmente integrados aos smartphones, eles são uma extensão dos celulares. Fazem ligações, mandam mensagens, alertam sobre compromissos e mantém seus usuários conectados 24 horas por dia.

Visite o blog ConectaJá para mais novidades sobre tecnologia. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.