Samsung projeta aumento de preço em smartphones no Brasil
Valor médio deverá passar de R$ 799 para R$ 999 e o aumento será impulsionado pelo movimento de trade-up
Se você é fã dos smartphones da Samsung e estava com planos de trocar o seu aparelho, se prepare. O preço médio dos produtos da fabricante sul-coreana deve subir 25% no Brasil em 2019, passando de R$ 799 para R$ 999.
A previsão é de Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da empresa. Recentemente, ela compartilhou estes e diversos números de mercado, durante o lançamento do smartphone Galaxy A9.
Aumento se deve ao trade-up
De acordo com um artigo do Mobile Time, o aumento será impulsionado pelo movimento de trade-up. Para quem não conhece a expressão, nada mais é do que a troca de celulares antigos por novos, melhores e mais caros.
“Nós estamos bem otimistas com o mercado de smartphones em 2019. A Samsung hoje tem mais de 1,1 linha por pessoa no Brasil. E a troca de aparelhos tem acontecido com mais frequência, para dispositivos mais sofisticados. Este trade-up acontece não apenas no Brasil, mas também em outros países. Pois os varejistas e as operadoras começam a dar mais ofertas aos consumidores”, disse a executiva da Samsung.
Crescimento na categoria de smartphones premium
A diretora usou dados recentes de institutos de pesquisa como IDC e da GfK para embasar as informações passadas na apresentação. Segundo ela, a Samsung possui 45,6% de market share no mercado de smartphones premium. A categoria engloba aparelhos que custam mais de R$ 1,9 mil. Além disso, a empresa cresceu 24% entre 2017 e 2018 nessa categoria. O valor é oito pontos percentuais a mais que a média do mercado, que foi de 16%.
“Temos um grande esforço para trazer mais qualidade na categoria premium, que possui vários concorrentes. É um mercado que está tendo um trade-up muito forte. Com este cenário, nós acreditamos que o preço médio do smartphone no mercado brasileiro vai subir de R$ 799 para R$ 999 em 2019”, afirmou Loredana.
Estratégia da Samsung
A melhoria das funções dos smartphones da linha Galaxy A faz parte da estratégia da Samsung para conseguir mais usuários da categoria premium. Eles acabam se tornando uma alternativa aos consumidores que não querem ou não podem comprar os dispositivos da família Galaxy S, a principal e mais cara da fabricante.
Para atingir suas metas, a Samsung aposta no recém-lançado Galaxy A9, que tem quatro câmeras traseiras. Como base de comparação, o Galaxy A7, lançado em novembro de 2018, tem três na parte de trás.
Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.