O que é Nano Locação? Conheça uma nova forma de alugar carros
Esse tipo de serviço permite a locação de veículos por horas ou até minutos
Você conhece a nano locação, modalidade de aluguel de carros que vem ganhando notoriedade na capital paulista, pela sua facilidade e economia? Não é todo mundo que tem paciência para esperar um aplicativo de transporte por 20min e ainda pagar caro pela corrida. Por isso, agora é possível alugar um carro por uma hora ou pelo tempo do seu trajeto. As informações são do jornal O Globo.
A nano locação é uma modalidade de aluguel de carros oferecida por meio de aplicativos, com veículos disponíveis em diversos pontos da cidade, permitindo locações por minutos, horas ou dias. Os usuários se cadastram na plataforma, selecionam o período desejado e localizam o ponto de retirada do veículo.
Nos últimos anos, pelo menos quatro plataformas introduziram essa modalidade no Brasil, principalmente em São Paulo, e algumas delas, como a Flou e a Kinto, contam com parcerias com grandes fabricantes automobilísticos, como Toyota e Peugeot.
O apelo desse tipo de locação reside na economia de uso ocasional de veículos, como viagens curtas e deslocamentos urbanos. O mercado, que começou a se desenvolver antes da pandemia, agora atrai novas startups de mobilidade e até mesmo montadoras tradicionais.
A Awto, uma das recém-chegadas ao mercado brasileiro, segue uma dinâmica semelhante à dos patinetes elétricos, com carros disponíveis para locação nas ruas, rastreados pelo aplicativo. Os usuários podem desbloquear o veículo pelo aplicativo e encontrar as chaves no porta-luvas.
Ela também planeja expandir sua frota para 1,7 mil carros em São Paulo e mais cinco cidades brasileiras até 2025, baseando-se em seu sucesso no Chile, onde já possui uma frota de 1,2 mil carros.
Uma característica distintiva da nano locação é a flexibilidade, permitindo aos usuários deixarem o carro em qualquer ponto dentro da área delimitada pela empresa, que inclui vagas na rua e estacionamentos parceiros. A empresa também cuida da manutenção, limpeza e abastecimento dos veículos.
Essa modalidade de locação visa atender aqueles que não possuem carro próprio, não desejam mantê-lo, ou ocasionalmente precisam de um veículo para se locomover, tornando-se uma opção prática e acessível em um cenário de mobilidade em constante evolução.
Além disso, a volta do mercado de nano locação está alinhada com a tendência de grandes montadoras em diversificar e expandir seus serviços de mobilidade, indo além da fabricação e venda de veículos.
O crescimento do mercado de aluguel de veículos pós-pandemia também contribui para o sucesso dessa modalidade, com um aumento significativo no número de usuários e no faturamento líquido do setor em 2022, indicando seu potencial de crescimento contínuo.