Mapa Mundi de Marte é criado por cientistas para auxiliar missões; veja imagem

Mapa Mundi de Marte é criado por cientistas para auxiliar missões; veja imagem

O material vai ajudar na descoberta de recursos e investigações

Um grupo de cientistas da Universidade de Nova York em Abu Dhabi (NYUAD), com sede nos Emirados Árabes Unidos, criou um documento chamado Mars Atlas, que conta com imagens de sonda marciana para criar um ‘’mapa mundi’’ de Marte. 

Com dados coletados pela sonda Hope, enviada pelos Emirados Árabes Unidos em julho de 2020 para uma missão, eles usaram quase três mil fotos de alta resolução da superfície de Marte, capturadas pelo orbitador Emirates Exploration Imager (EXI). 

A chefe do grupo de pesquisas sobre Marte na Universidade, Dimitra Atri, diz que “Se você olhar para a história de Marte, muitas sondas simplesmente se chocaram. Se uma sonda se choca, é uma grande perda de ciência e recursos. Mas quando você está enviando humanos, precisa ser muito cuidadoso. Pode parecer bobo, mas talvez no futuro seja muito comum as pessoas irem para Marte e até mesmo viverem lá”.

De acordo com a NYUAD em uma matéria do Tecmundo, o objetivo é auxiliar pesquisadores e futuros astronautas que irão pousar no planeta vermelho a determinar quais as áreas são mais adequadas para realizar assentamentos de humanos, levando em relação o clima, geografia e recursos.

Veja imagem do Mapa divulgada pelos pesquisadores: 

Imagem mostra a superfície do planeta vermelho. (Imagem: NYUAD/Divulgação)