O melhor Internet Security para o seu Mac

O melhor Internet Security para o seu Mac

Brasil é campeão phishing na rede, vale investir em um bom sistema que garanta a segurança no trafego de informações.

Tem como navegar com segurança na Internet? O Brasil aumentou em mais 120% os ataques cibernéticos no início de 2020, de acordo com o relatório divulgado pela empresa Kaspersky. Pensando na aquisiçã de oferta segura de proteção, a PROTESTE avaliou dez opções de programas antivírus, entre versões pagas e gratuitas, no sistema operacional da Apple. Confira o resultado do Internet Seurity para os seu Mac, e deixe seu computador protegido contra possíveis ameaças virtuais. Essa análise faz parte do nosso teste, da revista PROTESTE, de setembro, que verificou 20 opções do programa – entre versões pagas e gratuítas, no sitema operacinal Windows.

Blindados contra fraudes eletrônicas

Roubo de senhas, sequestro de informações, perda de dados. Todos os usuários da internet estão suscetíveis a esses, entre outros problemas. Um bom pacote de Internet Security pode ajudar a driblar as armadilhas da web. Daí a importância de contar com um desses softwares instalados no seu Mac. “Esse o sistema operacional, sozinho, foi considerado muito ruim em todas as avaliações de proteção, comprovando a necessidade do programa antivírus no uso diário”, alerta Thiago Porto, especialista PROTESTE.

O estudo levou em conta três aspectos: proteção, facilidade de uso e utilização dos recursos do computador. O primeiro deles teve o maior peso e analisou, por exemplo, a capacidade de detecção de malware ao rodar o Internet Security. Grande parte dos produtos se saiu bem. Somente Kaspersky e Norton e foram considerados aceitáveis. Ainda no critério proteção, a capacidade de detecção de malware ao acoplar um USB no computador também foi avaliada. No geral, nenhum dos modelos desapontou.

Os ataques phishing, técnica criminosa usada para roubar informações pessoais dos usuários por meio de mensagens fraudulentas, são constantes no Brasil – o país foi líder mundial em golpes de phishing em 2020, de acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa Kaspersky. Dessa forma, a análise sobre a capacidade de proteção do Internet Security contra esse tipo de ameaça não poderia ficar de fora.

O pior resultado ficou por conta do Avira, visto como péssimo. ESET e Norton foram apontados como razoável, enquanto Bitdefender e G Data como bons. Mas quando o assunto é a eficiência em identificar previamente um ataque phishing, AVG, Avast (pago e gratuito), F-Secure e Kaspersky surgem como destaque.

Internet Security é fácil de usar e de instalar

No geral, não foram encontrados problemas no momento de instalar e usar os produtos. A maioria foi bem avaliada nesse critério, com exceção dos modelos Avira e Avast (pago e gratuito), apontados como medianos. “No caso do Avast, não foi simples verificar a última atualização ou realizar as atualizações de forma manual. Além disso, eles não facilitam o uso diário do programa devido a alguns pequenos problemas de usabilidade”, exemplifica Thiago.

Em relação ao uso dos recursos do computador, não é necessário se preocupar, pois a instalação dos softwares não deixa o computador mais lento. Apenas AVG e Avast (pago e gratuito) demandam um pouco mais da memória e do processamento da máquina em comparação aos outros modelos, mas, ainda assim, alcançaram um bom resultado.

Por fim, Bitdefender e F-secure ganharam o título de melhor do teste por terem se saído bem ou muito bem em todas as avaliações, sendo essas as indicações da PROTESTE para o seu Mac. Em outra ponta, ficou o Avira, programa gratuito cuja instalação não é recomendada por se tratar de um produto de qualidade ruim – lembrando que ele é ineficaz na proteção contra phishing.

Se a ideia é não ter custo, opte então pelo modelo gratuito do Avast, a escolha certa da PROTESTE. Apesar de aceitável em facilidade de uso, provou ser capaz de proteger o computador contra ataques, sobretudo de phishing.

Veja mais detalhes na tabela abaixo.

tabela resultado mac

Para saber os resultados para Windows, o associado PROTESTE confere a análise completa do teste do Internet Security para o sistema operacional na edição 216.