Ferramenta de IA criada por brasileiro ajuda na crise climática

Ferramenta de IA criada por brasileiro ajuda na crise climática

A plataforma ‘ClimAI’ junta informações e dicas para quem se interessa pelo assunto

Chamada de ClimAI, plataforma criada por brasileiro tem milhares de conteúdos sobre o meio ambiente, a crise climática, mobilidade, natureza, reciclagem, ESG e dicas de como viver uma vida mais sustentável e com menos impacto. 

A solução, que foi idealizada pela empresa cleantech Bion, envolvida em soluções que incentivam as pessoas a combaterem a crise climática no dia a dia, foi quem criou a ferramenta de inteligência artificial do Brasil.

De acordo com o portal ECOA do UOL, ela foi apresentada durante a reunião da agenda de Meio Ambiente orientada ao G20, na ONU (Organização das Nações Unidas), que ocorreu de 17 a 19 de agosto, na Índia. A invenção usa o chamado api – conjunto de códigos que permite transportar tecnologia para outra plataforma do ChatGPT.

Segundo Márcio Rodrigues, CEO, Fundador da Bion e ecologista, a plataforma é bem acessível e vai auxiliar as pessoas. “O ClimAI é especializado em temas como biologia, ecologia, ciências, meio ambiente, e ele faz parte de um contexto maior, que é o de plataforma de ação climática que estamos desenvolvendo”, explicou.

Quem é o criador da plataforma?

Márcio Rodrigues, de 49 anos, cresceu na cidade do Rio de Janeiro e trabalhou como repórter fotográfico durante 25 anos. Amante da natureza desde sempre, após o nascimento do seu filho. O jornalista teve seu interesse pelas questões climáticas ampliadas e em 2022, após um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que falava sobre a necessidade de envolver as pessoas nessas questões, a ideia do programa nasceu.