Dez empresas inovadoras que se destacaram em 2018

Dez empresas inovadoras que se destacaram em 2018

Startups brasileiras vieram para resolver os problemas do dia-a-dia e muitas delas já ultrapassaram US$ 1 bi em valor de mercado

As startups já fazem parte do nosso dia-a-dia e chegaram para resolver muitos de nossos problemas. Em 2018, seis empresas iniciantes conseguiram se firmar como unicórnios – termo utilizado para se referir às startups que alcançaram valor de mercado de US$ 1 bilhão. Veja, a seguir, a lista preparada pelo CanalTech com as dez empresas iniciantes brasileiras que mais receberam destaque durante o ano de 2018:

99

A 99 foi o primeiro unicórnio verde-e-amarelo, ainda em janeiro de 2018. Criada pelos colegas formados pela Politécnica da USP Ariel Lambrecht e Renato Freitas em 2012, a startup nasceu a partir de uma vaquinha de baixo orçamento — cada sócio investia R$ 1.000 por mês na empreitada — e chegou com a missão de facilitar os serviços de taxi já existentes no país, mas foi muito além, principalmente após a chegada da rival Uber em solo nacional. Em março de 2017, a chinesa DiDi Chuxing, também atuante no mercado de mobilidade urbana, injetou US$ 100 milhões na 99. Um ano depois, comprou fatias avaliadas em cerca de US$ 1 bilhão.

Nubank

A Nubank surgiu em 2013 para desburocratizar a relação entre cliente/banco. A fintech hoje é conhecida por atender à maior cartela de clientes fora da Ásia. Em março de 2018, a startup recebeu sua sexta rodada de investimentos, com aporte de US$ 150 milhões, liderada pelo fundo DST Global, do investidor Yuri Milner. Os fundos — que foram os responsáveis por tornar o Nubank o segundo unicórnio brasileiro — estão sendo utilizados para transformar a fintech num banco digital completo para seus mais de 3 milhões de clientes.

Arco Educação

A Família de Sá fundou a empresa em 2004 para atender à demanda do sistema de ensino particular no Ceará. Dez anos depois, a General Atlantic entrou em sociedade com a Arco Educação, detendo um quarto do capital e possibilitando a expansão dos serviços de educação cearences para o resto do território nacional. Hoje, a startup atende a 5% do mercado brasileiro de ensino fundamental e médio privado. Em setembro de 2018, a empresa se lançou na Nasdaq e captou US$ 220 milhões, se tornando o terceiro unicórnio do Brasil após as avaliações apontarem valor de mercado de US$ 1,18 bilhão.

Stone

A Stone foi fundada em 2013 e contou com acionistas de grande peso desde o início, como o fundo britânico Actis e a Madrone Capital Partners, entre outros. Em outubro, a Stone seguiu os passos da Arco Educação e também se lançou na Nasdaq. Apesar de seu IPO ter ocorrido em um momento tumultuado — na véspera da estreia, a bolsa experimentou a pior queda diária em sete anos, de 4,43%, a empresa acabou captando US$ 1,2 bilhão. Sendo assim se tornou o quarto unicórnio brasileiro, cotada no mercado por US$ 6,7 bilhões.

Movile

A Movile começou, em 1998, ofertando o serviço de automatização de mensagens de celular para bancos, companhias aéreas, entre outros setores. Dez anos depois, já transferida de Campinas para a capital paulista, outros negócios foram adquiridos pela Movile. Segundo o que conta Fabrício Bloisi, fundador da startup, de 2008 a 2018 a empresa cresceu 300 vezes e saltou de 40 funcionários para mais de 2.300. Em 2013, a empresa criou um app de entrega de lanches e refeições. Assim, nasceu o Ifood, que representa metade do faturamento da Movile, que ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão em 2017, sem muito estardalhaço.

iFood

O aporte de US$ 500 milhões feito por Fabrício Bloisi foi o maior investimento privado já feito em uma empresa de tecnologia da América Latina. Se a empresa terminou o ano de 2017 com 63 mil entregadores parceiros, agora dispõe de cerca de 120 mil, sendo que a meta é duplicar essa quantia, além de fazer negócios com três vezes mais estabelecimentos do que os 50 mil restaurantes atendidos atualmente — em 2017, eram apenas 27 mil. Os planos também incluem cobrir 1.000 cidades brasileiras — sendo que o serviço já está disponível em 483 diferentes municípios.

Loggi

A Loggi surgiu em 2013 com o intuito de resolver problemas logísticos nos grandes centros urbanos. Com intuito de modernizar a contratação online de motoboys, hoje a startup atua em 30 diferentes cidades, sendo 13 delas capitais. Em outubro de 2018, a SoftBank, administradora do Vision Fund, investiu US$ 100 milhões na Loggi, dinheiro que financiará melhorias em robótica e engenharia, além de ampliar a oferta de serviços já prestados.

Quinto Andar

A exemplo do Nubank, o Quinto Andar chegou para descomplicar o aluguel de imóveis. Criada em 2015, a startup oferece locações sem a necessidade de fiadores ou cauções para locatários com bons históricos de crédito, com toda documentação necessária podendo ser enviada digitalmente e diminuindo o tempo para se fechar um contrato para apenas três dias. Em novembro, a Quinto Andar recebeu um aporte de R$ 250 milhões, liderado pelo fundo General Atlantic, além contar com investidores como a Qualcomm Ventures. Embora a startup não divulgue seu valor de mercado, estima-se que ele seja próximo de R$ 1,1 bilhão.

Edools

A Edools é uma empresa carioca que oferta uma plataforma completa para professores montarem cursos online e cobrarem o valor que desejarem de seus alunos pelo acesso ao material, que inclui vídeos, textos, podcasts, entre outros formatos. Com apenas um ano de história, a Edools participou de sua primeira aceleração, pela 500 Startups, do Vale do Silício, nos EUA. O aporte foi de US$ 100 mil. Em 2016, numa nova aceleração com o Google Launchpad Accelerator, mais um aporte foi feito, somando US$ 50 mil aos cofres da Edools.

Agilize

A Agilize foi criada para oferecer às empresas a possibilidade de ter um contador online, sem burocracias. Assim, a plataforma permite economia na hora de contratar os serviços devido aos menores honorários. Atualmente, a empresa oferece seus serviços em 14 cidades brasileiras, mas os planos para o futuro têm a meta de alcançar 50 diferentes municípios. Em 2018, a startup abriu mil novas firmas e já possui mais de 4 mil clientes ativos.