Em comunicado oficial, Inmet anuncia paralisação e explica motivo

Em comunicado oficial, Inmet anuncia paralisação e explica motivo

O sindicato cobra medidas urgentes do governo federal para solucionar a crise no Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão responsável pela previsão e monitoramento do tempo no Brasil, anunciou a paralisação de funções a partir do dia 15 de junho, segunda-feira. A medida foi tomada devido à falta de pessoal e recursos financeiros.

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sidsef-SP) divulgou um comunicado atribuindo a crise à perda de autonomia do Inmet. Desde que deixou de responder diretamente ao Ministério da Agricultura e Pecuária e foi subordinado às secretarias, o instituto vem sofrendo cortes orçamentários.

A Sidsef-SP critica a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), alegando que a pasta “parece não entender o papel e a importância do Inmet como serviço oficial de meteorologia do Brasil”. A secretaria, segundo o sindicato, vem ”enfraquecendo o órgão, puxando para si cargos e trabalhadores terceirizados”.

A nota do sindicato revela que, desde 2020, o orçamento do Inmet se mostra insuficiente para garantir o funcionamento do órgão até o final do ano. Em 2024, a situação se agravou ainda mais, com a verba sendo insuficiente para arcar com as operações até o final do primeiro semestre.

A paralisação das atividades do Inmet trará impactos negativos para a sociedade brasileira, como a falta de previsões do tempo precisas, a impossibilidade de emissão de alertas meteorológicos e a desativação do site do instituto, que fornece informações essenciais para diversos setores da economia. As informações são do O Globo.