Melhor celular para jogo: saiba o que levar em conta no momento da compra
As configurações de um telefone celular são extremamente importantes de serem avaliadas antes de escolher o modelo ideal
Trocar de celular é, ao mesmo tempo, uma emoção e um desafio – dependendo de quem está comprando. Para quem ama tecnologia, a escolha do smartphone perfeito tem vários requisitos para acontecer: memória, sistema operacional, qualidade da câmera, entre outros. Já para quem não é muito ligado nesse tipo de funcionalidade, algo simples, que entre nas redes sociais e em certos aplicativos já basta. Mas o que é preciso levar em conta na hora de comprar um celular novo? A PROTESTE preparou um guia para ajudar quem se interessa pelo assunto e para quem não quer se estressar com isso.
Índice:
Configurações para jogar no celular
Memória RAM
O aparelho deve ter, pelo menos, 4 GB de memória RAM. Enquanto o jogo funciona, o sistema operacional e outros apps também demandam memória. Isso pode sobrecarregar e deixar o jogo lento ou com travamentos. E quem é gamer sabe o quanto é prejudicial o aparelho dar problema no meio de uma partida importante, principalmente online.
Armazenamento interno
Jogos costumam ser pesados e consomem bem o armazenamento interno dos smartphones, já que podem estar sobrecarregados por outros apps e arquivos. O armazenamento deve ser, no mínimo, de 128 GB. Isso também serve para quem não joga, mas ama tirar fotos e ter vários aplicativos. Para evitar ter que “limpar” a memória do celular de vez em quando, é importantíssimo investir num modelo com bastante espaço livre.
Bateria
Por estressar bastante o processador e manter a tela ligada o tempo todo, o consumo de bateria costuma ser bastante alto durante uma partida. O smartphone precisa de uma bateria de, ao menos, 4000 mAh. Desta forma o usuário evita desligamentos e aquela correria para achar um carregador num momento de jogo.
Tela
Ela ajuda a potencializar a definição dos jogos, mostrando gráficos melhores durante as partidas no smartphone. Por isso, é importante que o aparelho ofereça uma tela Oled que seja, no mínimo, Full HD. Sua experiência jogando vai ser extraordinária se a resolução e tamanho da tela forem de última geração!
Chipset
Processador e placa de vídeo bons são fundamentais para os jogos, mas isso é difícil do consumidor identificar. A dica é pesquisar sobre a avaliação do aparelho por especialistas, como nosso teste e reviews online.
Modelo adequado de smartphone para o seu perfil
Os dez smartphones deste teste foram divididos em dois perfis, de acordo com suas características e configurações:
Top de linha
Aparelhos que permitem o usuário utilizar qualquer jogo do mercado com, pelo menos, 40 FPS (frames por segundo) no modo ultra e possuem frequência de atualização de tela maior que 60 Hz: Apple iPhone 14 Pro Max, Samsung Galaxy S23 Ultra, Samsung S22 ultra e Motorola Edge 30 Ultra.
Intermediários
São os modelos mais voltados para jogos menos complexos, como de puzzle, runner e casuais. Embora funcionem com jogos mais complexos, como RPG e de tiro, podem não rodar de forma muito fluida no modo ultra: Apple iPhone 12, Apple iPhone 13, Samsung Galaxy A34, Samsung Galaxy A54, Samsung Galaxy S 21 FE e Motorola Edge 20.
Para ficar por dentro dessa e outras matérias completas, clique aqui e vire um associado PROTESTE!