FOMO: conheça novo transtorno causado pelas redes sociais

FOMO: conheça novo transtorno causado pelas redes sociais

Entenda a ansiedade moderna, causada pelas redes sociais

O FOMO, ou “fear of missing out”, refere-se ao medo de estar perdendo algo importante, seja uma experiência, informação ou oportunidade. Esse sentimento se tornou mais comum com a popularização das redes sociais, que nos bombardeiam constantemente com atualizações sobre a vida dos outros.

Os sintomas do FOMO incluem ansiedade e inquietação quando se está desconectado das redes sociais, medo de perder eventos, notícias ou atualizações importantes, e a necessidade constante de publicar tudo o que se está fazendo. Também pode gerar inveja da felicidade dos outros, dificuldade em se sentir feliz por eles, sensação de inferioridade e solidão, além de comportamentos impulsivos, como compras desnecessárias.

Os riscos associados ao FOMO são graves. Pode levar a tendências suicidas, uso problemático das redes sociais, dependência de álcool e drogas, dificuldades com o sono, depressão e ansiedade.

Para lidar com o FOMO, é recomendável limitar o tempo gasto nas redes sociais e desativar as notificações. Seguir apenas pessoas que fazem você se sentir bem e concentrar-se em suas próprias experiências também pode ajudar. Praticar a gratidão pelo que você tem e conversar com um profissional de saúde mental se o FOMO estiver afetando sua vida são outras medidas importantes.

Adotar essas estratégias pode ajudar a reduzir a ansiedade e a sensação de estar perdendo algo, promovendo um equilíbrio mais saudável entre a vida online e offline. As informações são do O Globo.