Como organizar o home office em tempos de quarentena
Com a quarentena, muitas pessoas precisaram adaptar espaços em suas casas para o trabalho remoto. Veja o que fazer para deixar tudo mais confortável
O home office é uma realidade nova para muitas pessoas, que de uma hora para a outra, por conta da quarentena do coronavírus, se viram obrigadas a adaptarem espaços em casa para o trabalho diário. Se esse é o seu caso, vale a pena seguir algumas dicas para organizar seu home office. Com elas, mesmo que sua configuração seja improvisada, você poderá tirar o máximo de conforto possível para não ter a sua produtividade impactada.
Índice:
Organizar o home office começa pelo espaço
Nem sempre é possível escolher onde instalar o computador. Mas se tiver esse privilégio, rejeite os locais que recebam luz direta intensa, para evitar reflexos na sua tela. O ideal é você conseguir um um ponto da casa em que a luz entre a partir de uma janela na lateral. Feito isso, siga essas dicas:
- O topo do monitor deve ficar no nível dos olhos ou um pouco abaixo, com alguma inclinação para trás;
- Se você tiver mouse e teclado externos, ligue-os ao seu notebook. Eles são mais confortáveis para o uso por longos períodos;
- Os pés devem ficar, de preferência, apoiados;
- Ajuste a cadeira para uma altura que permita trabalhar com os braços paralelos à mesa;
- Para chamadas de áudio ou de vídeo, use fones com microfones
TV como monitor
Se você deseja trabalhar com uma tela maior do que a do seu notebook, ou mesmo usar um segundo monitor para fazer uma extensão da sua área de trabalho, uma TV pode fazer esse papel. Essa ligação pode ser feita facilmente por um cabo HDMI, que é o tipo de porta mais popular e que já equipa boa parte dos modelos mais novos de notebooks.
Para ajustar a resolução da TV, acesse as configurações de tela do seu notebook e configure o Display 2, que é o televisor. Você tem a opção de expandir ou duplicar as telas. Ou usar apenas uma delas. A opção de duplicar mostra exatamente a mesma coisa nas duas telas. Já na opção de expandir, os dois monitores são usados de forma complementar. Ou seja, em uma tela você pode estar fazendo um relatório e manter na outra uma tabela com dados que precisa consultar com frequência.
Normalmente, as TVs têm modos pré-definidos de configuração da imagem, como Esporte, Cinema, Games, entre outros. Ao usar um televisor como monitor para trabalhar, procure deixá-lo em modos como Jogo, Filme ou PC – essas expressões variam de acordo com a marca – estes são os mais adequados para a ligação de computadores ao aparelho.
Cuidado com o tamanho da TV
No entanto, a DECO PROTESTE faz um alerta: aparelhos com mais de 32 polegadas são muito grandes e, pela distância de uma mesa de trabalho, são desconfortáveis para sua vista. Por isso, veja as distâncias que você deve manter das telas para não sentir desconfortos na vista:
- TV pequena (20 a 24 polegadas): esse é o tamanho equivalente à maioria dos monitores. Portanto, não há nenhuma recomendação de uma distância mínima;
- TV de 27 polegadas: medida equivalente a um monitor de computador de grandes proporções. Neste caso, convém manter uma distância de, pelo menos, 50 cm;
- TV de 32 polegadas: esse será o limite do seu conforto em um posto de trabalho. Procure ficar a pelo menos 60 cm da tela. E o ideal é que o aparelho permita a reprodução de conteúdos em Full HD.
Economia de energia
Se você escolher usar a TV como única tela e desejar fechar o notebook, para economizar energia, é preciso configurá-lo para que ele não entre em standby enquanto você trabalha. Para isso, vá em: Configurações > Sistema > Energia e suspensão > Configurações de energia adicionais. Depois, acesso Definir botões de energia > Quando eu fechar a tampa. E selecione a opção “não fazer nada ao fechar”.
Fones que cortam ruídos
Se o ambiente na sua casa não é dos mais silenciosos e isso atrapalha sua concentração, pode valer a pena você investir em um fone de ouvido com cancelamento de ruído externo. Eles têm preços um pouco salgados, mas oferecem muito conforto e são versáteis. Você pode usá-los para ouvir música em um momento de lazer ou enquanto trabalha, nos modelos que incluem microfones, permitindo que você faça chamadas com eles, inclusive via videoconferência.
Essas dicas para organizar o home office foram preparadas pela Deco PROTESTE, de Portugal, também associada ao Euroconsumers. Conheça nosso especial sobre o coronavírus, com mais dicas e informações úteis como essa.